Defesa & Geopolítica

Cadillac Gage LAV-600: Mobilidade e poder de Fogo

Posted by

 

Por Anderson Barros

O veículo blindado 6×6 LAV-600 Commando foi desenvolvido como um empreendimento privado pela Cadillac Gage visando o mercado de exportação. O primeiro protótipo do V-600 foi construído em 1985 e o desenvolvimento foi anunciado no mesmo ano. Anteriormente conhecido como LAV-300 A1, foi chamado de LAV-600 em 1986.

O LAV-600 oferecia na época o poder de fogo de um carro de combate leve com a simplicidade e baixo custo de um veículo blindado sobre rodas.  Graças a sua configuração com rodas, apresentava uma velocidade maior, quando comparado com veículos sobre lagartas.

O LAV-600 estava equipado com um canhão de baixo recuo totalmente giro estabilizado L7A3 de 105mm, que pode disparar munição padrão da OTAN que podia penetrar 150 mm de blindagem a 5 000 metros de alcance.  Esta arma possuía carregamento manual e tinha a disposição oito rodadas prontas para uso armazenadas na torre, enquanto a munição restante era armazenada no veículo. Sua torre era a mesma usada no carro de combate Stingray também produzido pela Cadillac Gage e possuía sistema de controle de fogo britânico Marconi.

 O armamento secundário e composto por uma metralhadora calibre 12,7 mm e uma metralhadora calibre 7,62 mm coaxial. O veículo era equipado com um moderno sistema de combate a incêndios.

Devido à sua configuração sobre rodas e baixo peso, o veículo possuía uma blindagem relativamente leve. O arco frontal oferecia proteção contra disparos de munição 14,5 mm e no resto do veículo possuía proteção contra munições 7,62 mm. O sistema NBC sistema de proteção era oferecida como padrão. A tripulação e composta de 4 pessoas que entram e saem por uma porta na lateral esquerda que também serve para carregar as munições. A equipe técnica era de quatro militares, incluindo comandante, artilheiro, municiador e motorista.

As características do veículo impressionavam o veículo possuía 7,80 m de comprimento, 2,66 m de largura e 2,74 m de altura e um peso de 18,5 tonelada. O mesmo tem elevada capacidade de operar em terrenos irregulares, podendo passar por obstáculos verticais de 60 cm de altura e encarar inclinação frontal de 50º e lateral de 30°.

Para mover tudo isso, o veículo contava com um motor Turbo diesel Cummins V-8  de 270 cv transmissão automática Allison. Possuía suspensão no eixo dianteiro do tipo mola helicoidal, enquanto os eixos traseiros era por barras de torção.

 LAV-600 fazia uso de muitos componentes automotivos da família de veículos blindados Cadillac Gage V-300 (6 x 6). No final de 1988, o LAV-600 (6×6) realizou ensaios amplos de mobilidade e armamento no Egito. Outra característica do veiculo era sua capacidade de ser transportado em aviões da categoria do C-130 Hércules.

O LAV-600 foi proposto a vários clientes, no entanto, não recebeu nenhuma encomenda de produção. Infelizmente não passou da fase de protótipo com apenas um veiculo construído tendo um triste fim vindo a apodrecer como ferre velho.

shared on wplocker.com