Lançamento do novo e mais poderoso míssil de longo alcance da Coreia do Norte Hwasong-15

© REUTERS/ KCNA

O lançamento de um novo e mais poderoso míssil de longo alcance norte-coreano causou polêmica entre os analistas militares e acentuou as tensões na península da Coreia.

Em 29 de novembro de 2017 a Coreia do Norte realizou o lançamento do seu mais avançado míssil balístico Hwasong-15. O projétil demonstrou capacidades impressionantes em comparação com seu antecessor, o Hwasong-14.

Os especialistas defendem que o alcance máximo do míssil recém-elaborado se situa entre 10.500 e 13.000 km, o que põe em perigo hipotético a maior parte do território dos EUA, escreve Vladimir Khrustalev, analista do portal russo Zvezda.

O que significa o novo míssil do ponto de vista da indústria nacional da Coreia do Norte? Após a prova, os norte-coreanos publicaram um comunicado oficial que contém dados bastante curiosos para analisar, comenta o autor.

Imagens fornecidas pelo governo da Coréia do Norte – 30 de novembro de 2017. Segundo o governo trata-se de um míssil balístico intercontinental, o Hwasong-15. – Korean Central News Agency / Korea News Service via AP

Hwasong-15. – Korean Central News Agency / Korea News Service via AP

Imagem fornecida pela Coréia do Norte – 30 de novembro de 2017, mostra Kim Jong Un, terceiro a partir da esquerda com o míssil balístico intercontinental Hwasong-15. – Korean Central News Agency / Korea News Service via AP

O que dizem os norte-coreanos

Assim, o documento menciona o novo caminhão de transporte do míssil, com 18 rodas, de fabricação nacional, sublinhando que o país conseguiu autonomia na produção dessas máquinas sofisticadas.

Anteriormente, os especialistas haviam estimado que o exército norte-coreano tivesse de seis a oito veículos deste tipo no máximo. Tratava-se de caminhões de oito eixos WS-52100 adquiridos à China para uso industrial. Não obstante, em 2012, uma vez que os WS-52100 apareceram no desfile militar em Pyongyang como plataformas móveis, Pequim cessou as exportações desses veículos à Coreia do Norte.

Agora, o país parece ter alcançado a autonomia na fabricação de plataformas móveis e não depender dos fornecimentos externos, opina o autor.

Segundo os dados oficiais publicados pela imprensa da Coreia do Norte, o novo míssil balístico intercontinental alcançou uma altitude de apogeu de quase 4.500 quilômetros e levou 53 minutos para percorrer 950 quilômetros. Tais dados estão em sintonia notável com os indicados por Seul, Washington e Tóquio e são baseados em suas próprias observações.

Os relatórios oficiais norte-coreanos mencionam que o míssil estava equipado com um novo sistema de propulsão de empuxo vetorial. Trata-se de uma tecnologia mais sofisticada do que a dos mísseis anteriores, dotados de asas e motores auxiliares para guiar-se.

Além disso, o comunicado sublinha que o novo míssil é “capaz de levar uma ogiva nuclear superpesada”. Esta frase pode referir-se ao grande potencial do míssil quanto a transportar carga útil, isto é, as ogivas nucleares ou alvos falsos, destinados a confundir a defesa antiaérea.

O que confirma o vídeo do lançamento

 

O vídeo publicado pelos norte-coreanos confirma muitas das afirmações do comunicado oficial, considera Khrustalev.

O caminhão, mesmo que se pareça aos veículos chineses, possui certas diferenças importantes e, de fato, é muito provável que seja de fabricação nacional. Assim, a Coreia do Norte demonstra a capacidade de aumentar drasticamente o seu parque de plataformas móveis para os mísseis balísticos.

O próprio míssil de dois estágios é enorme e mede 20-22 metros de comprimento, e um ou dois metros de diâmetro. Poucos países são capazes de fabricar mísseis deste tamanho, lembra o autor.

A gravação repete várias vezes o momento de ligar o motor e decolar. As fotos e o vídeo que comprovam que o motor possui duas câmaras de combustão e carece de mecanismos auxiliares para mudar de direção, o que representa um nível mais avançado de tecnologia.

É importante também que as chamas do motor sejam “suficientemente claras” para assumir que a combustão e o sistema de abastecimento para as câmaras de combustão também funcionam de acordo com o planejado.

“A Coreia do Norte conseguiu criar um motor muito bom, potente e aperfeiçoado”, avaliou analista.

Finalmente, o míssil é bem capaz carregar bombas nucleares e termonucleares, junto com algumas ogivas falsas. Este fato, por si mesmo, será uma grande dor de cabeça, já que cada ogiva falsa pode distrair o sistema de defesa antimíssil.

O que falta à indústria militar norte-coreana

As observações mostram que a indústria de mísseis norte-coreana tem avançado consideravelmente. No entanto, para a eficácia da dissuasão nuclear, o objetivo declarado de Pyongyang, há necessidade de demonstrar a “vitalidade” de seu potencial nuclear.

No que respeita à futura estratégia da Coreia do Norte sobre o seu potencial nuclear, o colunista de Zvezda, articula os possíveis passos seguintes.

Assim, o país poderá efetuar ensaios clandestinos de mísseis balísticos. Hoje em dia, os preparativos são descobertos antecipadamente pelas inteligências dos países vizinhos. Devem demonstrar que se podem lançar mísseis a partir de lugares desconhecidos e sem serem detectados.

Além disso, é importante a “vitalidade” do armamento nuclear. Esta pode ser alcançada através do estabelecimento de bases de mísseis clandestinas ou altamente fortificadas —como no caso das bases subterrâneas da China ou Irã. Outra variante seria demonstrar que é capaz de “esconder” um míssil à vista, por exemplo, o disfarçando de veículo civil.

Terceiro, o país precisa testar os mísseis de médio alcance ou intermediário a combustível sólido, que quase não precisam de tempo para se preparar para o lançamento. Isso elevará a sobrevivência das plataformas de lançamento.

“Do ritmo e do sucesso na solução destas tarefas depende em grande parte a solução da crise atual no nordeste asiático”, concluiu analista.

Fonte: Sputnik

Edição: Plano Brasil

 

26 Comentários

  1. Cara… como é que a Coreia do Norte chegou nesse nivel?
    E olhe que tinha gente dizendo que era Maquete…

    pqp…

    um país pequeno e lascado do ponto de vista economico ja tem um poder militar maior que o nosso

    • Lá não tem o nosso Judiciário , Ruim , o mais Caro do Mundo e Corrompido , não têm os nossos Políticos Corruptos , e seus militares são Patriotas , não como os nossos que fazem da Carreira um Meio de Vida e preferem ser Capachos do Titio do Norte , começando na Revolta da Armada , quando o Exercito chamou a Marinha de outros países para combater a Nossa , principalmente a do Tiozinho !

    • Nosso pais é tomado por bandidos a serviço de potencia corsária estrangeira…nosso desenvolvimento econômico, tecnológico e industrial são sabotados por corruptos para abrir caminho para estrangeiros tomarem o controle de tudo e o monopólio sobre o mercado consumidor do pais…o problema deste pais não é falta de recursos ou de investimentos…são estes corruptos lesa-pátria daqui que recebem propina pra manter tudo parado ou mal funcionando…manter o pais atrasado, subdesenvolvido e subserviente…apenas como fornecedor de matérias primas e reserva de mercado para a potencia corsária estrangeira que os financiam…

    • Não acredite em tudo que a imprensa coloca. Minha esposa é meta de coreanos e,tem familiares que ainda estão por lá, ao contrário do que se imagina,a economia deles cresceram 3.6 % no último ano ,e quase o mesmo percentual nos últimos 5 anos, a China e Rússia investem pesado em infrainstrutura, gerando empregos mesmo que os mesmos sejam análogos a escravidão. Tem muito produto no Brasil que entra como “made in china” mas na verdade são fabricados na Coreia do Norte

    • A CN chegou neste nível porque e o cachorro louco estratégico da China, que forneceu matéria prima e tecnologia critica e pagou cientistas militares mercenários ucranianos para não dar a cara diretamente como CEO da Bomba do gordinho, que e o que são.
      mas não se preocupem a china vai mante-lo na coleira e latindo para desviar o foco dos planos expansionistas sinos no pacifico.

      • “A CN chegou neste nível porque e o cachorro louco estratégico da China, que forneceu matéria prima e tecnologia ”

        Mas se um país não tiver capacidade de absorver a tecnologia, não adianta oferecer

        Mas é fato que tem mesmo alguem fomentando o desenvolvimento tecnologico da Coreia do Norte

        Do contrario, como eles teriam acesso a esses computadores e monitores LCD?

        Dia desses eu vi um documentario do NETFLIX que mostrou um pouco da vida na CN… e eu me surpreendi com o que eu vi:

        – Universidades novinhas
        – Aparelhos modernos
        – Estrutura boa

        enfim…..

        O detalhe é que eles não diziam de onde vinham os equipamentos pra evitar que barrassem o fornecimento

  2. Como sempre comento , quando o IMPÉRIO DO BRASIL ,era a 4a Potência Econômica do mundo , países que não existiam , estavam na Idade Média ( Japão ) , outros Colônias e ou atrasadíssimos , Coreia e Índia ,Indonésia , outros foram destruídos em duas Guerras , viviam abaixo dos pés de outros , mas todos nos passaram , ressurgiram , e nós como Cágados , no mesmo Lugar, com viés de Piora, estamos para assinar um Acordo Mercosul /União Europeia, antes do Mercosul realmente ser uma União Aduaneira , Econômica, Tecnologica , etc , assinando daremos um tiro de misericordia na nossa economia e da região , eu que já fui extremamente Otimista , cheguei a Conclusão que o Brasil acabou , È FINITO QUI !!

  3. Você acredita em tudo que a mídia diz. Acredita que eles passam fome. Que eles são miseráveis….que todo mundo odeia o regime….tá ai a prova cabal que é tudo diferente do que eles dizem.

    Claro que existe fome – mas garanto que é menor que a fome do Brasil

    Claro que existem insatisfeitos – mas garanto que é minoria e que é menor que os insatisfeitos aqui do Brasil também.

  4. Nos documentários que vi , a Coreia do Sul é que tem problemas Gravíssimos , até de Direitos Humanos , com Idosos vivendo jogados nas ruas ,tendo que trabalhar até a morte sem nenhum Amparo do Estado ou Social , seu interior é um favelão !!

    • José Luiz esposito, o problema da Coreia do Sul é inerente aos países capitalistas, o cidadão só tem valor enquanto pode produzir para os donos do capital. No Brasil não é diferente, vejam o que o Temer já fez acabando com a CLT e o que pretende fazer com a reforma da previdência. É um crime contra 90% da população brasileira.
      Com a mudança da CLT os empresários vão ganhar mais e os trabalhadores menos, será um novo modelo de escravidão. Com a reforma da previdência ganham somente os bancos, com a venda de planos de previdência privada para quem puder pagar.

    • Coreia do Norte Comunista = Refugiados, bomba atômica, campos de trabalho forçado.

      Coreia do Sul= Samsung, Hyundai e uma das melhores qualidades de vida e educacionais do mundo.

      • Coreia do Sul= Samsung, Hyundai e uma das melhores qualidades de vida e educacionais do mundo.

        Ok
        E pq no Brasil não é assim?
        E pq nos paises arabes capitalistas não é assim?

        Esses paises “modelo” de padrao de vida são apenas aqueles selecionados pra ser vitrine

        injetam grana a perder de vista pra eles serem modelo

        só isso

      • Que países árabes capitalistas se refere?

        Sabe o que significa partido Baath ? Da uma pesquisada e vai descobrir o significa socialismo em Árabe.

      • Agora se estiver se referindo a Dubai, Emirados Arabes, Quatar ai sim são países capitalistas e as melhores qualidades de vida do oriente médio.

  5. “Havaí em 1° de dezembro irá ativar o sistema de alerta para possível ataque nuclear”

    é caboclada…parece que agora o tal do sistema de alerta do Havaí não vai servir pra muita coisa não…. rs…. ?

    Pra vc ver né cara…um pais desse isolado…miserável…de economia insignificante/fraca….a maior parte do povo literalmente morrendo de fome…mas tem armas nucleares, foguetes, misseis balísticos intercontinentais e o escambau…até SLBM…e este pais aqui nessa situação…falta de recursos não é…gasta centenas de bilhões em copa do mundo/olimpíadas…com aumentos de salários, gratificações e privilégios pra juiz e pessoal do mpf…tem infraestrutura…tem tecnologia…tem pessoal capacitado…projetam sistema de propulsão nuclear, míssil de cruzeiro, tanque…só o que falta é vergonha na cara…só o que não tem ainda é vergonha na cara mesmo…porque o resto tem tudo …

    Enquanto isso aqui sabotam o nosso programa espacial e tomam o controle de nossa base de Alcântara para nos impedir de ingressar no mercado de lançamento de satélites…pois neste mercado teríamos grandes vantagens sobres eles devido a nossa posição geográfica favorável…

    A troco de propina entregam para pilhagem todas nossas riquezas e patrimônios…as licenças de exploração são vendidas por mixaria em troca de doações para campanha eleitoral e depósitos em contas pessoais no exterior…é pavorosa e dramática a situação deste pais…

    • Máquina Troll o povo brasileiro, com o seu egoísmo, é o grande culpado de tudo isso. Veja o cara, nasce pobre estuda na escola pública e faz uma faculdade pública, com tudo financiado pelos impostos pagos pelos trabalhadores. Se ele se destacar em alguma área, aceita a primeira proposta de emprego para trabalhar nos states, esquecendo que tornou-se o que é, graças ao estado brasileiro.
      O brasileiro é de um egoísmo sem igual e quando tem o complexo de vira-latas então?
      Isto não muda porque o sistema de ensino nacional é falido. Os colégios só pensam em ganhar dinheiro, não se preocupam em formar o cidadão.
      A esquerda tem grande parcela de culpa nisso. Lembro que durante o governo dos militares, a esquerda fazia oposição denegrindo todos os nossos vultos históricos. Aliada com a imprensa trairá, isso acabou com o nacionalismo de toda uma geração. Seria preciso, no mínimo, mais 100 anos para mudar isso, mas o que vemos é certos idiotas pregando o separatismo, como se isso fosse a salvação da lavoura.

    • São muitas décadas trabalhadas no sentido de nos minar, tudo com a colaboração de maus brasileiros, é claro. Guerra de quarta geração e isso…
      Não há saida por meios legais: voto jamais dará jeito nisso. A verdadeira saida envolve grandes riscos, e o maior deles talvez seja a criação de oportunidade para intervenção externa, a pretexto de proteger nossa “democracia” da ação dos militares nacionalistas que tentarem virar o jogo.
      Contudo, apesar de conhecer os riscos, repito: não há outra saída.

      • verdade…tudo depende do apoio da população do pais…mas ai é que esta o grande problema deste pais…a maioria dos brazileiros é ignorante e desinformada…é vira-lata, alienada e facilmente manipulável…essas coisas que debatemos e discutimos aqui deveriam ser profunda e extensivamente ensinadas nas escolas deste pais…mas em vez disso o sistema educacional daqui prefere priorizar em sua grade de ensino coisas como “ideologia de gênero”…rs….

      • “Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo…”
        Ponto de apoio? seriam ótimos pontos de apoio as cizânias aqui plantadas sob variados pretextos, como combate ao racismo, aos preconceitos sexuais, ambientalismo, falsos dilemas tipo direita x esquerda, corrupção, indigenismo…
        Alavanca? seriam ótimas alavancas nossos políticos inescrupulosos e a mídia venal dominante…
        Combinação fantástica. Com ela, o Brasil vai se movendo em direção ao abismo.

  6. O PIB deles é menor que o da cidade do Rio de Janeiro. Kim Jon Un é um prodígio, por essa o mundo não esperava. Viram a nova classe de submarinos da Coreia do Norte? 2000 toneladas, maiores que os nossos IKL, 100% desenvolvidos localmente e podem lançar um míssil balístico.

  7. A Coréia do Norte não está tomando conhecimento dos EUA. O Gordinho fogueteiro vai espinafrar os EUA. O Trump está amargando a derrota.

  8. Solicito a suspensão do usuário capa preta, pois é claramente um agente infiltrado da CIA; Quem é brasileiro de verdade está pensando que é uma ótima oportunidade comercial. Chegam os Gripens, completa o Álvaro Alberto e paga o preço que for pra ele ir até a RPDC carregado de urânio e voltar cheio de armas atômicas.Quanto a Capa Preta bom mesmo é o capitalismo que relega o Brasil a condição de dependência. Eu não quero saber do Sistema de Governo desde que ele faça meu país forte. A URSS era forte a Rússia está as favas. A China governada pelo PCC e a RPDC estão rapidamente dominando todo o cenário asiático, e a propósito o pai desse atual líder era um incompetente, mas lhe deixou um legado, ele aproveitou, concertou a economia e resolveu a defesa. É amado por seu povo, o jovem líder que os tirou da miséria e devolveu o orgulho. Admirado inclusive em países capitalistas. E Capa Preta sobre isso tudo… não vêm ao caso… Capa Preta está no lugar errado, esse site é para patriotas não fanáticos ideológicos seja por Mises ou por Marx. Aqui nossa bandeira não é nem da Áustria nem da URSS, e nem dos EUA. Nossa bandeira é do Brasil. Qualquer anta aqui sabe que países fortes para combaterem um hegêmona devem balancear e não bandwagoning, aliás bandwagoning for nothing no caso brasileiro. Viva a todos os que lutam por seus países. Prisão para o AGENTE DA CIA CAPA PRETA !

Comentários não permitidos.