ADSUMUS: 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realiza formatura do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas 2017

Comandante do 4ºDN, Comandante do 2ºBtlOpRib e formandos
No dia 17 de novembro, foi realizada a cerimônia de formatura da 30ª turma do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas (C-Exp-OpRib/2017), no pátio central do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib). A cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e contou a com presença dos titulares e imediatos de organizações militares da área de Belém (PA) e de familiares dos formandos.
O C-Exp-OpRib tem o objetivo de complementar a habilitação técnico-profissional de oficiais e praças, visando ao planejamento, à coordenação e à execução de operações ribeirinhas na Amazônia Oriental. O curso abordou as seguintes instruções: navegação terrestre, operações com aeronaves, sobrevivência na selva, manobras com embarcações, comunicações navais, combate em localidade, técnicas individuais de combate, planejamento de patrulha e operações ribeirinhas.
Em 2017, 156 militares das Forças Armadas e de Segurança Pública do Pará se inscreveram no curso. Foram aprovados 46 candidatos no teste de suficiência física e, após a tradicional “marcação de gorro”, rito de passagem que marca oficialmente o início do curso, foram matriculados na condição de alunos.
Ao todo, 28 alunos, sendo um militar da Força Aérea Brasileira, concluíram todas as fases do C-Exp-OpRib/2017. Eles superaram as adversidades específicas da região, além das pessoais que compõem a singular formação dos combatentes ribeirinhos da Amazônia Oriental e, dessa forma, se tornaram os novos guardiões do “Portal da Amazônia”.
Fonte: MB

1 Trackback / Pingback

  1. ADSUMUS: 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realiza formatura do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas 2017 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.