A AM General acha que a Activision ganhou dinheiro à custa da imagem dos seus produtos.
Segundo uma notícia publicada pela Reuters, a empresa que fabrica os famosos jipes Humvee, usados pelo exército dos Estados Unidos, processou a editora de videojogos Activision por esta ter usado modelos dos seus veículos em vários episódios do seu jogo FPS Call of Duty. Segundo a queixa, a Activision ganhou milhares de milhões de dólares por ter usado as marcas registadas Humvee e HMMWV nos seus jogos e outro merchandising.
O Humvee, ou High Mobility Multiporpose Wheeled Veichle, é um veículo todo o terreno que entrou ao serviço do exército dos Estados em teatros de guerra como o Iraque e o Afganistão. A sua primeira aparição nos jogos Call of Duty foi em 2003. De acordo com o Business Wire, a Activision já ganhou mais de 15 mil milhões de dólares com as mais de 250 milhões de cópias dos vários episódios do jogo que vendeu ao longo do tempo.
Segundo a AM General, os seus produtos tiveram um papel muito importante nos ganhos da Activision e que a editora enganou os jogadores, fazendo-os pensar que teria licenciado a utilização dos seus produtos nos jogos. Depois de mais de um ano de tentativas de comunicação falhadas, a fabricante de automóveis processou a editora e pedindo compensações punitivas e reparação por perdas e danos.
Pingback: Acredite se Quiser: AM General fabricante do Humvee processa produtora Activision | DFNS.net em Português
a AM General está certa em alguns pontos más…
tem que entender que a Activision também popularizou os veículos da General em uns 8% a 12% no mínimo.
se hoje jovens do mundo todo que gosta desse veículo e querem vê-los em suas FFAA isso se deve graças a divulgação da Activision.
mas também é mais que correto correr atrás do direito que você tem, é o caso que a AM GENERAL MOTORS está fazendo, porém a questão é ” eles realmente precisa disso?” não seria melhor fazer um acordo igual ao que algumas empresas fazem para divulgar seus produtos el algumas franquias de jogos?
só olhar o caso do Euro Truck Simulator 2 que é um sucesso e os dois lados envolvidos lucram nesse negócio.
Plataforma digital hoje tem que ser mais vista “como área ótima de propaganda”
me lembrei da Sport Interactive que usou e abusou dos nossos clubes nacionais
e quando foram levados ao tribunal por alguns jogadores “64+” para receber direitos de imagens o que a Sega fez foi fazer as malas e sumir do radar.
hoje o FM nem é vendido na Steam BR mais, e por pirraça eles removeram até a tradução PT-BR, e isso que os brasileiros eram top 5 em adquirir essa franquia.
ou seja: preferiu abrir mão de milhões só para não pagar 2 mil a cada jogador.
Sega e Sport Interactive lixosssssssssss.
“a Activision também popularizou os veículos da General em uns 8% a 12% no mínimo.”
.
Gostaria de saber a fonte desses cálculos. Com base em que vc cita esses números ?
.
.
.
“se hoje jovens do mundo todo que gosta desse veículo e querem vê-los em suas FFAA isso se deve graças a divulgação da Activision.”
.
Sério ? Achei q a popularização do Humvee fosse devido a sua mega exposição durante a Tempestade no Deserto, em 1991…
.
.
E por último… o FM Manager é vendido na Steam BR sim.
não disse que o Humvee é 100% reconhecido graças a produtora de jogos.
“disse que a Activision tem uma pequena participação nesse reconhecimento mundial”.
e sobre ao “Tempestade no Deserto” muitos jovens não sabe ou sequer tem esse interesse de assuntos antigos sendo assim se um dia reconhecer vai ser graças a Actvison novamente,
a geração de hoje raramente vai pegar um filme ou ver um documentário antigo.
só ver que os foca nutella e seu irmão iiiixpertinho com seus vídeos de react amoebas dominam os jovens brasileiros, infelizmente 🙁
e ainda os vêem como “modo de lucrar mais” com a promoção “ligue pague 4-R$ e tenha 0,0003% de chance de falar com os irmãos “Fétos”
e o football manager não esta na Steam cara, não teima …
ele pode ser adquirido no mercado livre e baixado pela steam.
se pesquisar dirá “esse produto não está disponível na sua região”
mas esta proibido de revender no Brasil enquanto não resolver os processos com direitos autorais.
Que perdas e que danos?? Eles podem até na verdade ter vendido algum Humvee a mais por causa dos jogos
Nesse caso, a perda citada é relativa ao não recebimento dos pagamentos relativos aos licenciamentos necessários para que a marca apareça nos jogos.
N verdade .. era o inverso.. jogos como esse COD ou de guerra qualquer ,basicamente serve como uma forma de ”propaganda” de produtos e equipamentos .. ou ate mesmo qualidades de formação dos soldados de determinadas ”potências”… burrice da AM General .. mas ja pensou se a moda pega ? ..fuzis .. pistolas … e tantas outras coisas …. mundo chato esse em
A moda já pegou…
A Kalashnikov está correndo atrás de tudo, e todos, que sempre usaram a imagem de seus produtos, sem pagamento das licenças…