Autor: Dylan Malyasov
Tradução e adaptação: E.M.Pinto.
A Força Aérea Indiana testou com sucesso o míssil de cruzeiro supersônico Brahmos lançado a partir de um caça Sukhoi Su-30MKI. O míssil atingiu um alvo baseado no mar na Baía de Bengala.
“O exitoso teste do Brahmos lançado a partir do ar (Air Launch Cruise Missile -ALCM)) de um caça Su-30MKI reforçará significativamente a capacidade de operações de combate aéreo da IAF em cenários de combate stand-off”, afirmou o Ministério da Defesa em um comunicado oficial.
“O Brahmos ALCM, que pesa 2,5 toneladas é a arma mais pesada a ser implantada no avião de combate Su-30 da Índia. Tem um alcance de 290 km. Porém a Índia testou com sucesso o míssil de cruzeiro Brahmos Extended Range “Brahmos, a arma lançada de multi-plataformas com capacidade multi-missão agora é capaz de ser operada de todos os espectros do campo de batalha, a partir de terra, mar e ar, completando a tríade tática de mísseis de cruzeiro para a Índia”, afirma o comunicado.
As variantes terrestres e marítimas do Brahmos já estão operacionais com o Exército e a Marinha. Recentemente, as variações de alcance foram atualizadas de 290 km para 450 km depois que a Índia se juntou ao tratado de controle de tecnologia de mísseis (MTCR).
Recentemente o Vietnã declarou interesse na produção deste míssil. A BrahMos é uma Joint venture entre a Índia e a Rússia, que recebeu o nome dos rios Brahmaputra e Moscowa.
Pingback: IAF efetua com sucesso o lançamento do míssil de cruzeiro supersônico Brahmos a partir de uma aeronave SU-20MKI | DFNS.net em Português