Melhoria do clima renova esperanças em busca de submarino argentino

Foto: AP

O clima favorável no Atlântico Sul melhorou nesta terça-feira as perspectivas de encontrar um submarino argentino desaparecido há seis dias em meio a uma busca desesperada por ar e por mar para encontrar seus 44 tripulantes com vida.

Os meteorologistas esperavam ondas de cerca de 2 metros na área de busca do submarino ARA San Juan no litoral argentino, muito inferiores às de 8 metros registradas no final de semana.

Até agora a operação, que envolve uma dúzia de aviões e barcos de Argentina, Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Chile, vasculhou cerca de 80 por cento da área na qual se calcula que o submarino poderia estar depois de sofrer um problema elétrico.

“Hoje é um dia chave”, disse María Victoria Morales, mãe do tripulante Luis García, um eletricista, no balneário argentino de Mar del Plata, onde está a base naval rumo à qual o submarino se dirigia depois de partir de Ushuaia, a cidade mais austral do mundo.

“Sabemos que são profissionais de primeira, estamos esperançosos”, acrescentou ela na base, onde espera junto com as demais famílias.

A busca pelo submarino, que não se sabe se está na superfície ou submerso, desacelerou nos últimos dias devido ao vento forte e a tempestades, por isso agora se espera que a operação será acelerada.

“Confiamos que os barcos designados em cada uma das áreas possam fazer um patrulhamento marítimo eficaz e não estejam contornando o temporal como andaram fazendo nos últimos dias”, disse Enrique Balbi, porta-voz da Armada argentina, na noite de segunda-feira.

Em meio à operação de contagem regressiva –porque se desconhece quanto tempo pode durar o oxigênio da embarcação caso esta não tenha conseguido renovar o ar–, a Marinha dos EUA enviou dispositivos de resgate e pessoal especializado.

Também na noite de segunda-feira a Marinha disse que os navios Skandi Patagonia e Sophie Siem, da empresa Total, chegaram a Comodoro Rivadavia, na Patagônia, para trasladar à zona de busca um veículo de resgate operado remotamente, um mini-submarino e um sino de mergulho enviados pelos Estados Unidos.

Fonte: Reuters

Edição: Plano Brasil

 

1 Comentário

  1. Desde Quinta-feira passada o Sub esta desaparecido, muito lamentável não terem encontrado ainda… Agora, esse sub passou por PMG a pouco tempo na argentina e foi sua primeira missão de patrulha neste ano, os hermanos parecem estar escondendo alguma coisa ou problema já existente neste sub, seu irmão ara santa cruz passou por PMG aqui no Brasil no AMRJ, saiu em 2001 e ainda se encontra em estado 100% operacional. O PLANO BRASIL poderia investigar informações sobre esse PMG realizado na Argentina e o fato da baixa disponibilidade deste sub, nesse angu tem caroço….

1 Trackback / Pingback

  1. Melhoria do clima renova esperanças em busca de submarino argentino | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.