Brasil gasta mal e de forma injusta, diz Banco Mundial

Instituição internacional afirma que país gasta mais do que pode, e o faz de maneira ineficiente e socialmente incorreta. Despesas com previdência e funcionalismo são as mais preocupantes, aponta relatório.

 

O Brasil gasta mais do que arrecada e, além disso, de forma ineficaz, já que as despesas não cumprem plenamente seus objetivos, e muitas vezes injusta, porque beneficiam os ricos em detrimentos dos mais pobres. A conclusão é de um relatório do Banco Mundial divulgado nesta terça-feira (21/11).

O estudo, intitulado “Um ajuste justo: uma análise da eficiência da equidade do gasto público no Brasil”, foi encomendado pelo ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy.

Ele analisa as raízes dos problemas fiscais brasileiros, os programas sociais existentes e as alocações das despesas, centrando-se em oito setores dos gastos públicos, com diagnóstico detalhado de cada um. Também aponta possíveis reformas para promover uma gestão de recursos mais eficaz e justa.

O Banco Mundial afirma que o governo brasileiro terá que enfrentar “escolhas difíceis” para ajustar suas contas, com o perigo de “mergulhar novamente na espiral da inflação e do baixo crescimento”.

No entanto, após a análise de uma série de dados, o órgão concluiu que “é possível [no Brasil] economizar parte do orçamento sem prejudicar o acesso e a qualidade dos serviços públicos, beneficiando os estratos mais pobres da população”.

O relatório alerta, por exemplo, que os gastos públicos brasileiros aumentaram de forma consistente nas últimas décadas, colocando em risco a sustentabilidade fiscal do país – o déficit fiscal já atinge 8% do PIB, e a dívida subiu de 51,5%, em 2012, para 73% neste ano.

Nesse sentido, ressalta que será necessário reduzir as despesas em 0,6% em proporção ao PIB do país a cada ano, bem como reduzir as despesas dos estados e municípios em 1,29%.

Previdência

Um dos problemas apontados pelo banco é referente aos gastos com previdência, descrita como o “motor do desequilíbrio fiscal” do país. Segundo o estudo, sua reforma seria a medida com maior impacto para a economia brasileira.

Se a situação atual for mantida, em treze anos, o gasto com previdência esgotará o limite do teto de gastos do governo federal e não haverá dinheiro para salários, manutenção de escolas e hospitais ou investimentos. Em 2080, essas despesas corresponderiam a 150% do PIB nacional.

Além disso, a previdência brasileira é “altamente injusta”, aponta o Banco Mundial. Isso porque 35% dos subsídios beneficiam aqueles que estão entre os 20% mais ricos, enquanto penas 18% dos subsídios vão para os 40% mais pobres.

Serviço público

Na esfera do serviço público, aposentadoria e salários registram uma injustiça ainda maior. Segundo o relatório, os servidores públicos federais ganham, em média, 67% a mais do que os trabalhadores da iniciativa privada. Já os servidores estaduais recebem salários 30% maiores.

A remuneração acima da média, afirma o estudo, é o que leva os gastos com funcionalismo no Brasil serem tão altos, ultrapassando as despesas de países como Estados Unidos, França e Portugal.

O Banco Mundial revela que os gastos com servidores, em todas as esferas do governo, chegaram a 13,1% do PIB em 2015, em comparação com os 11,6% registrados há dez anos. Em outros países desenvolvidos, esse percentual é de cerca de 9% do PIB.

Ensino superior gratuito

Em relação à educação, o estudo aponta injustiça também no ensino superior gratuito, onde 65% dos estudantes estão entre os 40% mais ricos do país. O governo gasta 0,7% do PIB com as universidades federais.

A fim de cortar gastos sem prejudicar os mais pobres, a sugestão do Banco Mundial é o fim da gratuidade na universidade pública, com a criação de bolsas para aqueles que não podem pagar. Já os alunos de renda média e alta, que tendem a ter um aumento de renda depois de formados, poderiam pagar pelo curso após a graduação.

Outro alerta do relatório é referente às políticas públicas de incentivo ao setor privado. Segundo o banco, elas estão presentes em gastos tributários, créditos subsidiados e gastos diretos com empresas.

Os gastos nessa área correspondem a duas vezes o custo de todos os programas de assistência social e apoio ao mercado de trabalho e mais de dez vezes o custo do programa Bolsa Família, por exemplo.

Fonte: DW

 

 

18 Comentários

  1. Esse é mais um relatório inútil, nos contando tudo que já sabemos, na minha opinião a única maneira do “Brazil” ser um país um dia e acabar com todas essas estatais, o estado deve meter as mãos somente no básico como saúde e educação e segurança, todas essas estatais deveriam ser privatizadas, e ir reduzindo o imposto gradualmente, no senario atual estamos pagando uma média de 70% impostos sobre oque produzimos, e esse imposto está engessando o país e parando economia, se um carro popular custasse 20 mil reais ao invés 40 mil reais devido aos impostos, as fábricas estavam a mil, todos estavam empregados e consumindo e isso vale pra toda a cadeia produtiva, se 70% do meu salário não fosse imposto eu teria dinheiro pra colocar meu filho em uma escola particular, pagar um bom plano de saúde, uma boa casa, um bom carro e poderia fazer aquela viajem de férias de todos os anos, mas porque ter tudo isso, se temos saúde, educação e segurança de graça e de boa qualidade em troca de míseros 70% do meu salário, em time que está ganhando não se mexe !

    • “MIB
      22 de novembro de 2017 at 7:39

      Esse é mais um relatório inútil, nos contando tudo que já sabemos, na minha opinião a única maneira do “Brazil” ser um país um dia e acabar com todas essas estatais”

      é impressionante a cara de pau desse pessoal teleguiado por estes bandidos…criticam a corrupção dos bandidos que fingem não militar a serviço deles e logo em seguida de forma cínica fazem lobismo e discursos defendendo seus esquemas de maracutaias e bandalheiras…nesse pessoal ai a “crise” não atinge…rs…

      Desestatização (ou Privatização) Campanha 02 :

      https://www.youtube.com/watch?v=2WfChfvOO4I

      “Eu faço a historia vocês escrevem a historia”

      Fernando Collor de Mello

  2. Não me permito dizer que o relatório do Banco Mundial está errado, mas em nenhuma reportagem eu li nenhuma menção a questão da Divida Publica.

    O Grande problema do Brasil está na Divida Publica que nunca foi revisada.Essa sim é a maior despesa do Brasil

    Na real , a divida publica é a maior corrupção do pais.

  3. Esses caras que fizeram o relatório são muito burros ou cegos que não querem ver… mais de 50% da arrecadação é para pagar juros de uma dívida contraída ilegalmente por diretores do Banco Central. Deveriam prender todos os ex-diretores do banco central e seus ex-presidentes por gestão fraudulenta e por produzir os maiores rombos ao patrimônio e a coisa pública brasileira. Não estou dizendo que não possamos economizar e nem cobrar mais, mas como diz o Prof. Nildo Ouriques, o problema fiscal foi criado pelos próprios empresários-políticos que se dão isenção para todas as grandes corporações e isenção de multas bilionárias e a não cobrança de tributos progressivos pelos ricos desse país. Essa é minha opinião. Agradeço ao administrador do presente portal pela oportunidade.

  4. A proporção do gasto em relação ao PIB aumentou porque o PIB caiu assustadoramente nos últimos 2 anos. A solução é fazer o PIB crescer, Quanto ao salário do funcionalismo público, na ativa e aposentados, em relação ao salário médio do brasileiro, tem diminuído nos últimos anos. Para termos uma ideia, em 2002, o ministro do STF ganhava 100 salários mínimo. Hoje eles ganham aproximadamente 35 salários mínimos. Estão tentando nos manipular para aceitarmos a reforma da previdência.

  5. É bom frisar que está na Constituição a auditoria da dívida pública… Infelizmente a Presidente Dilma vetou a atuação da equipe da Auditoria da Dívida Cidadã, que tinha sido aprovada por uma Comissão do Senado ou foi da Câmara dos Deputados.

  6. Seria ainda melhor se dessem nomes aos Bois , o JUDICIÁRIO BRASILEIRO , o PIOR , mais CARO e CORROMPIDO do Mundo Encabeça com vários Corpos de Vantagens o Segundo Colocado o LEGISLATIVO Federal e os demais , Altos Funcionários do Executivo Federal e os demais , os MPs , todos estes são os Cidadãos da REPUBLIQUETA DE CASTAS CORPORATIVISTAS DO BRASIL criada e FORJADA pelo GOLPE dos ESCRAVAGISTAS e do EXERCITO em 1889 , na Liderança de um General de Testa Enfeitada, o POVO que trabalha e produz é apenas Pária da Nação , fica com o RESTO das Migalhas que sobram e caem ao Chão , porém as CASTAS estão sempre querendo Mais e Mais , este ano mesmo queriam um ** REAJUSTE SEM VERGONHA ** de apenas 42 % , como eles mesmos proclamavam !!

  7. O brazileiro desacata policia…mata seu semelhante por causa de coisas como futebol…mas é incapaz de brigar pelos seus diretos políticos…O braziu nunca vai sair do fundo do esgoto porque o governo insiste em derrubar a educação para que a população seja cada vez mais ignorante e submissa a ele…E o pior…mesmo todo o pais sabendo quem são os corruptos eles batem cada vez mais recordes de votos…

    Enquanto te exploram…Tu grita gooooolll :

    https://www.youtube.com/watch?v=YJZUshMaisY

  8. brazileiros não precisam ser felizes…Basta que alguém lhes prometa isso…Isso os satisfaz…Completamente…rs…

  9. Enquanto o povo aplaudi o Estado grande e forte, seremos sempre esse pais atrasado…Mais ta tudo ótimo o petróleo e nosso, a Petrobras e nossa…pessoalmente já teria privatizado tudo.

  10. desde quando um banco faz alguma coisa para melhorar a vida do cliente
    ele na verdade quer que vc se individe
    esse mesmo banco falou que o brasil tem que acabar com as faculdades
    depois deles conseguirem isso
    eles falam que tem que acabar com a pm
    depois eles falam que tem que acabar com o sus
    depois eles falam que tem que acabar com as forças armadas
    depois eles falam que a amazonia e um fardo muito caro de sustentar tem que internacionalizar e gerar açoes no mercado especulativo
    ai depois de tudo isso e com uma par de coxinha acreditando
    eles falam que o melhor mesmo e nem ter mais brasil pois sai muito caro

    o lance mesmo e alugar o brasil , para que ter casa se vc pode alugar , para que ter carro se vc pode ir de huber
    para que ter filho vc vai perder sua juventude
    quem acredita em banqueiros e em economistas são uns perfeitos bananas

  11. O banco mundial e o FMI quer mais que o governo se livre de despesas para sobrar dinheiro para o pagamento do juros da dívida toda mês ……resumindo : o agiota te lembrando que antes de vc gastar vc separar o dele $$$ no final do mês por que ésse é sagrado !!!!! Kkkkkk

  12. Aqui o imposto e sobre o consumo e não sobre a renda como se deve.
    O rabo abana o cachorro porca>
    Quem sente mais imposto sobre a renda? Em rico não faz nem cocegas agora pobre se ferra.
    O imposto deveria ser progressivo sobre a renda, e os canhotos que nem me venham com invencionisces toscas de “taxar grandes fortunas e heranças ( desculpa esfarrapada para estatizar os investimentos dos que mamam nas tetas gordas do estado e sindicatos ) Em todo lugar que isto foi testado só gerou evasão de divisas e investimentos.
    Aparelho de DVD (50,39%) de tributos em seu preço final;
    Microondas (47%) de tributos em seu preço final;
    Televisão (44,94%);
    Geladeiras (37,88%);
    Aparelhos de som (36,80%);
    Torradeiras Elétricas (35,77%);
    Ferros de passar roupa, ventiladores e liquidificadores (34,30%);
    Copos (37,88%);
    Lençóis (26,05%);
    Luminárias (43,62%);
    Panelas (35,77%);
    Pratos (34,30%);
    Taças (44,40%);
    Talheres (34,30%);
    Talhas de banho, de mesa e travesseiros (26,05%);
    Almofadas (33,84%);
    Colchão (28,36%).
    Vinhos importados (93%);
    Água mineral (60%);
    Feijão (32,7%);
    Frango (18%);
    Carne bovina (18,67%);
    Milho verde (37,37%);
    Óleo e Margarina (37,18%);
    Açúcar (40,50%);
    Bolachas (38,50%);
    Café (36,52%);
    Sal (29,58%);
    Leite Longa Vida (33,63%);
    Achocolatado em pó (37,84%);
    Álcool (43,28%);
    Amaciante (43,16%);
    Sabão em pó (42,27%);
    Detergente, sabão em barra e saponáceo (40,50%);
    Água sanitária (37,84%).
    Roupas (34,67%);
    Telefones celulares (39,80%);
    Veículos (42%)

1 Trackback / Pingback

  1. Brasil gasta mal e de forma injusta, diz Banco Mundial | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.