Defesa & Geopolítica

Editorial: “Cloud Shadow” o UCAV de ataque naval chinês

Posted by

E.M.Pinto

Ele é o primeiro UCAV da família “Shadow” a ser exportado em série. Segundo o Global Times , a AVIC informou nesta semana que o drone possui um sistema de controle de voo de aviônica, sem similar no mercado. Movido a um motor a reação, o UCAV chinês opera à uma altitude  de cruzeiro superior à maioria dos sistemas de defesa superfície-ar e uma velocidade muito mais rápida que a primeira geração de UCAV destinados ao ataque.

O Cloud Shadow pode operar num ambiente de média intensidade com segurança servindo de plataforma de inteligência rápida de logo alcance, servindo de plotador para ataques precisos à superfície, sejam terrestres ou navais navais.

A Família Shadow possuí até o momento três tipos de UCAV , o “Cloud Shadow” e o “Cloud Shadow 1”, equipados com uma câmera CCD de alta resolução de alta altitude e um radar de abertura sintética (SAR) o vetor pode pode capturar mais de 10.000 km2 de imagens ópticas por hora a uma altitude de 13 km.  Já o “Cloud Shadow 2 é equipado com um detector de sinal de radar de banda larga e um detector de sinal de comunicação, capacitado a detectar e localizar todos os sistemas de radar terrestres à 400 km e todos os sinais de comunicação dentro de 200km.

Por último, o “Cloud Shadow 3”, é equipado com um radar SAR, bem como um dispositivo de reconhecimento opto-eletrônico avançado, pode trabalhar com vários tipos de armas de ataque avançadas ao mesmo tempo que pode executar reconhecimento de alta altitude e ataques a alvos além de 50km.

O que faz com que o novo UCAV chinês se destaque, é a sua carga útil de mísseis anti-navio. Além de sua série normal de mísseis guiados e bombas inteligentes, a aeronave pode transportar até dois mísseis anti-navio Strike Eagle YJ-9E (foto a seguir)  sendo que o YJ-9 é uma variante leve míssil padrão YJ-81/83 operado pela maioria dos vasos navais médios da PLAN.

O YJ-9 foi revelado pela primeira vez ao público em 2004 a bordo de um helicóptero anti-navio Z-9D. A arma é equipada com uma ogiva de 30 kg e possui um alcance de 18 km trafegando a uma velocidade de Mach 0.85.

O YJ-9 também pode ser transportado pelo treinador avançado L-15 e outros aviões chineses leves para missões anti-navio perto da costa. Entusiasmada com o projeto, a AVIC informou que lançará mais produtos derivados da família “Shadow” num futuro próximo.

 

shared on wplocker.com