Tradução e adaptação E.M.Pinto
Segundo a Agência de noticias russa TASS, os bombardeiros russos de longo alcance Tupolev Tu-22M3 serão submetidos a um amplo programa de modernização a partir de 2018, as informações circularam após a declaração do presidente da Tupolev Aircraft Company, Alexander Konyukhov à agência TASS nesta última sexta feira.
Konyukhov informou que a primeira aeronave modernizada voará em 2018 e que neste mesmo ano, será dado inicio a modernização das aeronaves operacionais.
Uma fonte na indústria de defesa russa disse à TASS na sexta-feira que os designers completaram o desenvolvimento da documentação para a versão modificada do bombardeiro Tu-22M3, denominado Tu-22M3M e a primeira grande atualização de aeronaves operacionais começaria em 2018.
Os bombardeiros Tu-22M3M receberão armas de precisão avançadas, enquanto seus dispositivos radioelétricos (sistema de guiagem SVP-24-22, radar NV-45) e motores serão padronizados aos equipamentos utilizados na versão modernizada do Tu-160, a Tu-160M2, novos motores NK-32-02 produzidos pela empresa de motores aeroespaciais Kuznetsov com base em Samara serão adotados para este avião, acrescentou a fonte.
Atualmente está em andamento na Kazan Aircraft Enterprise um plano para preparar as instalações de produção para o reparo e modernização dos bombardeiros que estão em serviço nas unidades operacionais das Forças Aeroespaciais da Russas.
O prazo de modernização e o número de aeronaves atualizadas dependerão da capacidade da empresa e de como o trabalho prosseguirá nos primeiros aviões, observou a fonte. A nova variante, atualizada do Bombardeiro estratégico Tu-160 fez seu primeiro vôo em fevereiro de 2018 e como foi relatado anteriormente pela TASS, pelo menos 30 Tu 22M3 serão atualizados para o nível do Tu-22M3M.
Com novos sistemas a bordo e uma vida útil prolongada de 35 anos o bombardeiro atualizado poderá transportar armas convencionais de precisão, incluindo mísseis de cruzeiro Kh-32 com uma autonomia de até 600 km.
O Bombardeiro supersônico de longo alcance Tu-22M3 já é uma versão atualizada do Tu-22, mas que com o passar dos anos, necessita de uma nova atualização. O avião foi desenvolvido pela Tupolev Design Bureau em meados da década de 1970. Realizou seu primeiro voo em 20 de junho de 1977 e entrou em serviço em 1989. O bombardeiro voa à velocidades máximas de 2.000 km / h e possui um teto de serviço de 13,30 km. É capacitado a transportar uma carga de combate de até 24 toneladas que inclui os míssies Kh-22 e Kh -15, bombas, minas navais.
No total, a Rússia produziu 268 desses aviões. De acordo com os dados da revista The Military Balance, as Forças Aeroespaciais Russas operam 62 bombardeiros Tu-22M3. Eles são ativamente utilizados na campanha da Síria, realizando ataques às instalações de terroristas do Estado Islâmico e dos demais rebeldes.
Pingback: Bombardeiros supersônicos Tu-22 M3 serão modernizados a partir de 2018 | DFNS.net em Português