Tradução e adaptação – E.M.Pinto
O mais novo modelo da aeronave de alerta antecipado (AWACS) russa, A-100 (Izdeliye PM) fez seu voo inaugural neste sábado, informou o serviço de imprensa do projetista da aeronave a Vega Radio Engineering Concern uma subsidiária do grupo Russian Electronics da Rostec Corporation. De acordo com o projetista, durante o primeiro voo foram testadas as características aerodinâmicas, a aviônica da aeronave e os elementos dos sistemas radio-técnicos.
O A-100 foi criado com base na plataforma Il-76MD-90A melhorada, que está equipada com novos motores turbofan PS-90A-76 que são 15% mais poderosos que o D-30KP usado pelo Il-76. Os projetistas instalaram uma carenagem com um sistema de antena único. Externamente o A-100 será semelhante à A-50 cuja matriz de radar principal é alojada em um domo rotativo montada em dois suportes acima da fuselagem.
O novo radar Vega Premier AESA que equipará o A-100 é alojado numa cúpula e terá direcionamento eletrônico em elevação enquanto o azimute é controlado pela rotação da cúpula. A matriz girará uma vez a cada 5 segundos, melhorando assim a capacidade do radar para rastrear alvos de rápido movimento cujo alcance declarado para detecção de aviões de combate inimigos é de até 600 km e navios de superfície até 400km de distância.
Dentre as capacidades acrescentadas, o A-100 pode acompanhar e selecionar mais alvos, além de orientar aeronaves e mísseis para atingir alvos aéreos, terrestres e navais.
Após certificação, as aeronaves deverão começar a ser entregues as Forças Aeroespaciais Russas a partir de 2020.
2 Comments