Defesa & Geopolítica

SEGURANÇA PÚBLICA: FGV promove seminário para discutir segurança pública no Brasil

Posted by

A Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV EPGE) promove nesta sexta-feira, entre 14h e 18h30, na sede da instituição em Botafogo, o seminário “Caminhos para a Efetividade da Segurança Pública no Brasil”, que reunirá especialistas para discutir caminhos para construção de políticas efetivas de promoção da paz social.

Os temas centrais do debate serão as reformas estruturais necessárias para a melhoria dos indicadores de segurança pública no Brasil e a implementação das políticas de segurança em nível local.

O evento contará com a participação de Luiz Eduardo Soares, ex-secretário Nacional de Segurança Pública; Daniel Cerqueira, Pesquisador do IPEA; Eduardo Santos de Oliveira Benones; Procurador da República responsável pelo controle externo da atividade policial no Rio de Janeiro; Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Arthur Trindade Maranhão Costa, Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal; José Renato Casagrande, ex-governador do Espírito Santo; e Rubens Penha Cysne, diretor da FGV EPGE.

Após quatro décadas de escalada do crime no Brasil, o país alcançou a marca de 60 mil homicídios anuais, o que corresponde a mais de 10% do total de casos do mundo. Além da tragédia humana, a insegurança pública é um forte elemento que conspira contra o desenvolvimento humano e custa para a nação 6% do PIB, a cada ano.

Serviço:

Data: 17/11, sexta-feira

Horário: 14h às 18h30

Local: Sede FGV – Praia de Botafogo, 190 – 12º andar

Programação: 14:00 – 15:00h – Conferência de abertura Daniel Cerqueira (Pesquisador do IPEA) e Rubens Penha Cysne (Diretor da FGV EPGE)

15:00 – 16:30h – Painel 1: Reformas Estruturais da Segurança Pública

Participantes: Eduardo Santos de Oliveira (Procurador da República responsável pelo Controle Externo da Atividade Policial no Rio de Janeiro), Luiz Eduardo Soares (ex-Secretário Nacional de Segurança Pública) e Renato Sérgio de Lima (Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública). Moderador: Aloisio Araujo (Vice-Diretor da FGV EPGE)

16:30 – 16:45h – Coffee break

16:45 – 18:30h – Painel 2: Das Políticas Nacionais às Políticas Locais de Segurança Pública

Participantes:Arthur Trindade (Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal), Joana Monteiro (Diretora-Presidente do Instituto de Segurança Pública/SESEG-RJ) e Renato Casagrande (ex-governador do Espírito Santo). Moderador: Daniel Cerqueira (Pesquisador do IPEA)

4 Comments

  1. Pingback: SEGURANÇA PÚBLICA: FGV promove seminário para discutir segurança pública no Brasil | DFNS.net em Português

  2. 1maluquinho says:

    A Segurança Publica agora a cargo de sociologos,economistas e demagogos de ocasião sei …

  3. 1maluquinho says:

    A solução é uma so : Dignidade econo-social,reaparelhamento e readequação de politica de segurança publica onde o confronto não é opção de estado e sim de meliante.
    Fim do militarismo estadual. Unificação das policias estaduais e dignidade social a segurança publica !

    • M. Silva says:

      Tudo centralizado debaixo do governo federal (adeus, federação, viva totalitarismo a cargo duma “guarda nacional revolucionária” ou de milícias políticas vulgo “populares”!), fim das PMs para deixar tudo nas mãos do desleixo das polícias civis corruptas e sócias do crime, mais bolsa-esmola,privilégio e monopólio da violência e coerção nas mãos dos bandidos, etc.

      Plano para uma “perda total” na segurança?

      Mais um plano para garantir privilégios aos bandidos com a velha lenga-lenga de que os pilantras são oprimidos e vítimas por serem de tal classe social e de pele de tal ou qual cor.

shared on wplocker.com