Irã: Posicionamento “tendencioso” da França ameaça estabilidade no Oriente Médio

Míssil balístico Qadr de longo alcance lançado na serra de Alborz no Norte do Irã em 9 de março de 2016. – AFP / TASNIM NEWS / Mahmood Hosseini

O Irã acusou a França de alimentar tensões no Oriente Médio ao tomar um posicionamento “tendencioso” sobre a política regional de Teerã, afirmou a TV estatal iraniana nesta sexta-feira.

“Parece que a França tem uma visão tendenciosa das crises e catástrofes humanitárias em andamento no Oriente Médio… essa visão alimenta conflitos regionais, seja intencionalmente ou não”, disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Bahram Qasemi, segundo a TV estatal.

O ministro de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, disse na quinta-feira que a França estava preocupada com o envolvimento do Irã na crise do Oriente Médio e com o contestado programa de míssil balístico do país.

O Irã tem rejeitado repetidamente os pedidos da França para iniciar conversas sobre seu programa de mísseis, dizendo que seu desenvolvimento é defensivo e que não está relacionado com um acordo nuclear assinado com potências mundiais em 2015.

Paris sugeriu que sejam discutidas novas sanções da União Europeia contra o Irã devido a seus testes de mísseis. Entretanto, a chefe da política externa da UE, Federica Mogherini, pareceu rejeitar essa ideia na quinta-feira, visando evitar colocar em risco o acordo que reduziu a atividade nuclear do Irã.

Reportagem de Parisa Hafez

Fonte: Reuters

Edição: Plano Brasil

 

 

1 Comentário

  1. Le petit Napoleon …. está com isso, pisando em casca de ovos .. e se quebrar… rsrsrs .. vai mais outra leva de jihadista infiltrado entre a massa de refugiado a caminho para França e Alemanha e com isso, na UE … terá muitos países caindo fora dela, assim como fez a Inglaterra.
    .
    Como já dizia o profeta Nostradamus.. ” O camelo beberá água no rio Sena “

1 Trackback / Pingback

  1. Irã: Posicionamento “tendencioso” da França ameaça estabilidade no Oriente Médio | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.