Defesa & Geopolítica

Brasil enviará mil soldados a missão da ONU na República Centro-Africana

Posted by

LIGIA HOUGLAND
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM WASHINGTON

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse, nesta quinta-feira, durante visita a Washington, que o Brasil deverá enviar um batalhão de 1.000 homens e  mulheres para a missão de paz na República CentroAfricana. “O Brasil gostaria de assumir o comando, mas a palavra final é da ONU. Mesmo sem o comando o Brasil vai participar, pois temos responsabilidades globais com a estabilidade e a paz no mundo”, declarou o ministro.

Nesta quarta, Jungmann foi a Vancouver, no Canadá, para participar da conferencia das missões de paz da  rganização das Nações Unidas (ONU). O ministro também disse que, mesmo tendo passado 36 mil homens e
mulheres pela missão de paz brasileira, nunca houve uma acusação de abuso  sexual. “Isso me dá muito orgulho como brasileiro”, declarou. No início da semana, ele se reuniu com Thomas Shannon, subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos EUA e ex-embaixador americano em Brasília. Jungmann informou o americano sobre a intenção do Brasil de criar uma autoridade sul-americana de segurança para combater o crime organizado nas
regiões de fronteira. O foco do encontro, porém, foi a base espacial de Alcântara, no Maranhão. Segundo o Ministro, a participação dos EUA no projeto “faz sentido”, mas disse que a base não será exclusiva de país algum.

Estamos trabalhando no sentindo de ampliar a área para que outras plataformas possam existir. Participarão os países que tenham interesse e que sejam do interesse do Brasil.”

Fonte: Folha de SP

shared on wplocker.com