Parlamentares russos consideram instalar base militar em Cuba para conter EUA

Ilustração de Cristiana Couceiro

A instalação de uma base militar russa em Cuba serviria para conter um possível aumento da agressividade dos Estados Unidos. Moscou também precisa analisar a possibilidade de sua Marinha voltar para o Vietnã – com a autorização das autoridades locais – afirmaram congressistas russos ouvidos pela Sputnik.

“A instalação de uma base russa em Cuba no contexto dos Estados Unidos intensificarem sua agressividade serviria aos interesses da segurança nacional. Eu acredito que sob a condição da continuada tensão no mundo e franca intervenção nos assuntos domésticos de outros países — aliados históricos da Rússia — nosso retorno para a América Latina não está excluído. Claro, isto deve ser coordenado com os cubanos”, afirmou o diretor do Comitê de Defesa e Segurança do Senado, Viktor Bondarev.

De acordo com o parlamentar, a presença russa em Cuba antes de 2002 ajudou a contar a agressividade estadunidense e sua expansão territorial em locais considerados estratégicos por Moscou.

“Nós também devemos pensar sobre o retorno da Marinha ao Vietnã — com a permissão Governo [local]”, disse Bondarev. O parlamentar, entretanto, ressaltou que estas medidas devem apenas serem tomadas caso os Estados Unidos aumentem seu nível de agressividade e expandam sua operação militar para as vizinhanças russas.

O vice-presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Senado russo, Frants Klintsevich, também ressaltou a importância da Rússia voltar a ter uma base em Cuba.

Fonte: Sputnik

Edição: Plano Brasil

55 Comentários

    • Sinceramente, qual o motivo da risada?
      Me lembra até a hiena que come M e ri…
      Ri de que?
      Menosprezar uma verdadeira nação soberana e que nunca na sua historia foi vencida, porque? Ignorancia…a saber

      Nem a Russia esta desprovista de recursos e capacidades, nem EUA tem a estrela da morte ou é imune a derrotas ou tomar algum revés.

      A contenção poderia ser feita de varias maneiras, ainda que agora mesmo essa noticia entra no campo da especulação.

      Só desejaria aclarar que a Russia, tem no Artico nada mais e nada menos que 100 instalações militares ativas e dos 4 milhões de pessoas que habitam essa região a metade são russos.

      Dai que não entendo o porque dessa atitude nesse comentario.

      Uma coisa facil de se fazer seria ameaçar botar misseis ai se a OTAN aceita a Ucrania coisa que por outro lado não poderia fazer ja que os mesmos tem um conflito congelado. Esse tipo de retaliação ja deu certo no passado.

      • Estamos rindo da sua visão UTÓPICA de mundo… PAGO PRA VER se os russos tem culhões pra isso… retrocederam no passado quando fizeram aquela palhaçada toda e depois saíram de fininho deixando o satanás barbudo a ver navios… russo não é besta não… rsrsrsrssss… a história sempre se repete… vai nada… eles sabem onde o sapato aperta… mas eu, particularmente, gostaria de ver isso acontecer e aquela ilha maldita ser varrida do mapa… ajudaria muito a AL toda se isso acontecesse… aquela laranja podre a muito devia ter sido eliminada…

      • O retrocesso foi um acordo firmado. A Russia saia de Cuba, mas os USA não a atacariam. É por isso que Cuba nunca sofreu uma invasão direta.

      • Porque ilha maldita?
        Só porque deixaram de ser o puteiro de USA nos 60?
        Só porque tiveram o valor de ressistir a ser uma estrela mais na bandeira de USA?

        Tu conheçe a historia de Cuba e como USA inventou um incidente militar para retirar Cuba da Espanha?
        (se o brasileiro não conheçe sequer a historia do seu país)

        Já sei que mais de algum dos que comentam aqui, estariam encatados de defender os interesses de outros paises, porém num país soberano o ultimo coisa que as pessoas perdem é a dignidade e a soberania, ainda que para isso tenham que comer grama.

        Sobre os culhões russos, a gente pode não simpatizar com os russos, mais duvidar dos culhões deles, beira a ignorancia total

        Russia nunca foi conquistada ao longo da sua longa historia, nem foram conquistados pela Horda de Ouro, nem por Napoleão, nem por Hitler (com ajuda do general inverno e o marechal culhões), nem mesmo USA no seu apogeu se atreveu com eles

        Esse costuma ser o grande erro do brasileiro, desdenhar paises determinados, pensando que ali vivem brasileiros

        Quando a gente tem a possibilidade de viajar, aprende que não existe povo lacaio como o brasileiro, como senão essa potencia de terra seria um país com gente mediocre.

      • Sua turma é que nos transformou em abestados, meu caro… e ainda hoje continuam… quando o povo se vacina contra certas aberrações vindas de vcs, logo produzem outras… até bruxas estão trazendo agora para palestrar em nosso país em prol de sua agenda desconstrutivista… o que vc queria que acontecesse ???… vcs tem a hegemonia da educação nacional nas escolas e nas universidades brasileiras… então, se estamos nessa condição idiotizada, adivinhe de quem é a culpa ???… dos conservadores é que não é… quanto as sua ponderações, vc se desmente sem se aperceber disso, senão, vejamos: “Já sei que mais de algum dos que comentam aqui, estariam encatados de defender os interesses de outros paises, porém num país soberano o ultimo coisa que as pessoas perdem é a dignidade e a soberania, ainda que para isso tenham que comer grama.”… oras… vc faz defesa cabal da “mãe Rússia” e da “Cuba libre” e vem aqui criticar quem supostamente faz defesa de outras nações ???… quem vc pensa que é pra apontar o dedo e sentar em cima de suas convicções político/ideológicas como se elas fossem corretas ???… comparar uma DITADURA como a cubana com uma DEMOCRACIA como a americana em termos de liberdade só pode ser coisa de demente… nem vou me dar ao trabalho de contestar…

  1. Se os EUA gostam de brincar no quintal dos outros, porque a Rússia não pode fazer o mesmo?
    Com 4 submarino nuclear em Cuba, já é suficiente para mandar recado direito para os Estados Unidos.

    • A Rússia gosta de transformar o quintal dos outros em inferno, genocídio, guerra civil, fome, venda atacadista de fuzis AK e RPGs, e campos de concentração.

      Se juntar com Cuba, os procuradores em guerra tropical, então…

  2. Será que voltaremos ao período da “Guerra Fria”, no atual contexto tudo é possível, apesar de termos circunstancias diferentes, resta saber se haverá recursos financeiros abundantes como havia no período da URSS, mas a China sim; esta tem recursos para fazer frente aos USA, se necessário, não sei se a Rússia poderá arcar com tamanha despesa. Na verdade isso serve de alerta aos nossos “estrategistas”, devemos investir em tecnologia de ponta, tipo; nuclear, AI,espacial, etc, e a curto prazo equipar as FFAA, pois recursos há, basta querer e dar prioridade, e claro os políticos pararem de roubar.

  3. A Russia continua sua marcha inexorável nos passos da URSS. Sua única prioridade atual é a dissimulação da opinião pública interna. Tivesse sua economia a punjança da chinesa, não haveria preocupação. A história se repetirá.

    • Te equivocas, a Russia não vai pelo mesmos passos da URSS.

      Porém a Russia tem claro suas prioridades (algo que nos falta dentro do Brasil)

      A gente leva décadas falando de ocupar a Amazonia e isso vem sendo feito…por terceiros.
      E que conste que com poucos recursos e vontade politica a Amazonia estaria bastante ocupada e controlada.
      Porem com um povo extremamente corrupto e apatrida a coisa
      não anda pra frente.

      E eles levam décadas ocupando o Artico. (já sao virtualmente os donos do Artico e controlaram as novas super rotas comerciais)
      Estão recuperando sua capacidade militar e tecnologica
      e estão consequido avançar pese aos embargos externos
      e a (ainda) grande dependencia da venda de materias primas

      Porém distintamente do BR (que é uma grande montadora, de industria de verdade pouca) eles tem um grande setor industrial que se moderniza e avança, incluso começa a ser usado de forma dual (civil) para conquistar novos mercados.

      E o mais importante, vou dar uma primicia pra vcs.

      URSS acabou, mais a Russia ao contrario do que queriam, nao se rompeu

      E outra primicia: Crimeia volta a ser russa, e vai deixar de ser lo, quando o California volte a ser do México.

      Ainda que seria mais fácil a California de pouco a pouco voltar a ser mexicana kk.

      • CONVERSA… o projeto de poder russo é o MESMO… só mudaram a roupagem ideológica da extinta URSS para um capitalismo de estado fascista… a superestrutura de poder continua a mesmíssima… manda quem pode e obedece quem tem juízo…

  4. esta correta a russia , pois estados unidos e israel nao tiraram o embargo a cuba , significa que os estados unidos pensam em invadir cuba
    nada mais justo cuba se defender tendo uma base russa ,pois estados unidos querem sua ruina,

    • Estados Unidos deseja a ruina de todo os estados antagonicos a eles, e como o Brasil se dobra e cede em tudo que eles necessitam…

      Aqui são os proprios brasileiros os que se dedicam a arruinar o Brasil

      Porém vou te dizer algo importante, nenhuma potencia externa, seja USA, China ou outra potencia europeia (incluio a Russia) vao olhar pelos interesses do Brasil.

      A maior interferencia de USA no resto da America, já vem desde a epoca da inteligente doutrina Monroe,

      Eles fizeram a parte deles, somos nos os que não fizemos a nossa.

  5. O grande peso bélico deste século estará com China. A China foi de fato o Grande vencedor da guerra fria. A relação com a URSS estremeceu durante a Guerra Fria e sempre foi dúbia neste período. Na Guerra
    das Coréias deu empate, no Vietina a China apoiou o lado vencedor, no Afeganistão também (é a China apoiou os Mujahidins contra a URSS). No entanto Rússia e China tem estreitados os lados, más neste jogo o grande player será a China, se Rússia souber lidar com isso os EUA breve terão que decer um degrau na econômica e no domínio militar.

  6. Os parlamentares russos estão viajando… Parecem muito com os nossos (rsrsrs)…

    A Rússia, leia-se Putin, não tem interesse de implantar bases militares ao redor do Globo. Em Cuba se algo tiver de acontecer seria a ativação da base de inteligência de sinais de Lourdes…

    No tocante ao Vietnã é bem provável que a marinha russa ficasse bem feliz em poder voltar para Cam Ranh… Mas, isto não acontecerá. A Rússia trabalha dentro do seu orçamento e enquanto houver guerras para travar, caso da Síria, não haverá expansão de bases navais pelo mundo.

    • Isto mesmo Cesar. Uma coisa é a política de estado, outra é um discurso no parlamento de algum político com sonhos de grandeza…

  7. com toda certeza uma resposta ao que fizeram na Ucrânia e na Síria esta sendo preparada e providenciada pelos Saiyajins…lembrem-se que trump desfez e botou abaixo todos os esquemas de acordos e aproximações dos eua com Cuba feitos pelo governo obama bin laden….e a Rússia já tem todas as provas e pretextos que precisa pra fazer a arabia maldita o mesmo que os eua fizeram no Iraque…eles nem precisam falsear ou fabricar como os eua…rs… 😉

  8. Meu Deus tanta asneira que leio aqui, realmente o problema do Brasil se chama Educação…estudem um pouco sobre Macroeconomia, ai vcs vão compreende que qualquer ação militar, política esta diretamente ligada aos interesses econômicos. Sobre o tópico e como fosse um jogo de cartas, manipulação, etc. Atualmente a Rússia não tem condição financeira para instalar e manter uma base em Cuba.

    • Fábio, já que você é mais um entendido aqui ..rsrsr ..na sua cabeça … uma base militar na Síria; que eles tem; … o gasto é maior ou menor que uma em Cuba ? .. olha que nem estou me referindo as que estão sendo instaladas no ártico … bem perto do Alaska .

      • Lucena (que porra de nome e esse) acho que vc não entendeu meu comentário, a Rússia hoje vive um grave problema fiscal como no Brasil, esse tipo de boatos e mais para tirar o foco da crise da população…eles até podem mandar algum navio ou submarino para Cuba como uma jogada de carta, mais ai manter uma base ativa já e outro milhões que a Rússia atualmente não pode se dar ao luxo de gasta…

      • Amigo Fabio não perca o seu tempo! O cidadão aí, na qualidade de filhote da “pátria-educadora”, se jacta da própria ignorância, burrice e preconceitos.

      • Fabinho e SS-88 … rsrsr .. que tal você dois darem umas aulas de macroeconomia para o Bolsonaro ? ….HAHAHAHAH
        .
        O SS-88 por exemplo, ele entende em economia de pós golpe ..rsrs .. ele foi uns daqueles que falavam da acessão na economia da Ucrânia depois do golpe .. HAHAHAHAH ..

      • Só se você der uma aula sobre ventos para a sua amada estocadora. Ou então uma aula de agronomia para a mesma cidadã, especialmente quanto à mandioca….

      • Parecer que do governo passado ..rsrsr ..é justamente da mandioca a única coisa que você se lembra ..HAHAH .. é a saudade da mandioca?…HAHAHAH .. lembra do barbudo e tem saudade da mandioca .. pode ?….HAHAHAH … como diz o povão ..rsrsr ..” o amor da mandioca,foi o que ficou ” ..HAHAHAH.

      • O menino Lucena melhor vc estuda por Enem senão vc nunca vai conseguir fazer uma facul decente com essa mentalidade Ctrl Z Ctrl D…

    • faboi quem nao sabe é voce
      ate parece que um pais igual russia se quiser nao faz

      mas acredita nos estados unidos com uma divida interna de trilhoes
      vai entender e para piorar nao respodeu nada do que o lucena perguntou

      esses economistas ,me conta do paraiso fiscal do meireles

      ele nao confia nos bancos brasileiros ?? rsrs

      estamos falando de obejtivos militares de naçoes se manterem de guerra sobrevivencia
      que simplicidade a russia nao tem dinheiro

      sobre o sionista ss88 ou hms tiraleite voce falou quando a russia entrou em guerra na siria a mesma coisa que esse fabio , que a russia nao iria ter dinheiro para entrar e muito menos para continuar

      ledo engano de pessoas que nao passaram nem pelo portao das armas

      • JÁ SEI… JÁ SEI… vamos fazer uma vaquinha, como a Greisi faz pelos petralhas, para a Rússia montar uma base em cuba e agradar ao ego dos esquerdalhas da AL cuja existência os russos nem sabem que existe… rsrsrsrsrsrssss….

  9. Será que os parlamentares russos sabem que os submarinos e os satélites militares carregados de misses e ogivas nuclear … já fazem isso ? .. principalmente quando se referem aos submarinos e satélites russos …por exemplo, um submarino russos pode chegar na baia de Hudson e soltar fogos em pleno ano novo ? …rsrsr
    .
    Essa história é mais uma briga entre os parlamentares russos com os parlamentares americanos,isso sim é muito perigoso .. onde levados por ideologias burras, ultrapassada da década se 40 do século passado .. ailás tem muitos desse dinossauros vagando em terra braZilis ….por exemplo .. os bolsominos e as dorianas … eles ainda acreditam que os comunistas comem criancinhas .

  10. Acho interessante pois a OTAN e os EUA estão nas fronteiras da Rússia,uma base lá poria uma pressão na região.

  11. Não existe Governo passado…

    O (des)Governo Temer é continuação do (des)Governo do PT..

    Ambos estavam na mesma chapa e agora PMDB e PT negociam alianças para a próxima eleição.

    E ai mortadeleiros vão aplaudir o PMDB de novo ? Depois não adianta ficar chamando de golpista.

    • Os únicos que governaram igual a esta quadrilha de hoje privatizando todo o pais para estrangeiros em troca de propina e doações para campanhas eleitorais foram os bandidos de estimação de vcs…Mas neste pais não se prende ninguém da quadrilha do psdb porque tem provas suficientes… mais não tem convicção… e na justiça brazileira o que vale mesmo é convicção.…rs..

      A hipocrisia de Aécio :

      https://www.youtube.com/watch?v=ZTCpnHMmEhw

      • todos os partidos estao representado
        e o congresso que salvou o temer tem votos de todos

        aposto que elegeu alguem que salvou o temer la ou um governador ou vereador que nao faz nada ok

        nao vem tirar o seu da reta aqui nao tem santo

      • Já pensou ???!!!… luladrão e temer no mesmo palanque !!!… rsrsrssrssss… ai eu quero ver a cara do zé povinho que grita: é gópi… é gópi… é gópi… rsrsrssrsrsssss… vou assistir de camarote essa situação que nem escritor de novela da grobo seria capaz de descrever… rsrsrsrsrssss… BRASIL… UM PAÍS DE TOLOS… 🙂

    • Sr.RodrigoMF … nesse caso eu concordo plenamente com o senhor .. essa politicagem braZileira realmente é de dá nojo .. seis por meia-dúzia , é por isso que não vale apenas sair a rua bater panelas para esses caras ( políticos), seja lá para quem for … e usar nariz de palhaço realmente para aqueles que se deixam de serem usados para massa de manobra, principalmente pela Mídia .. a grande Mídia … que por incrível que pareça, esta necessita de audiência, popularidade … se não .. quem vai dar “ouvidos” para ela ?
      .
      Enquanto o povão leva bordoada da polícia e nome de vagabundos ,coxinha e mortadela .. eles ficam lá em Brasilia … contando dinheiro e rido da cara pintada dos palhaços …. triste … mas são os fatos que se viu e se vê ..por exemplo do preço da gasosa que toda semana sobe .. olha que a PETROBRÁS nem foi vendida …ainda .. imagina depois ? .. isso sem falar da energia ..rsrsr .. quando venderem a ELETROBRÁS …a fatura do KW pode ser atrelada ao dólar .. pois para o mercado .. a energia é uma commoditie .. lembrando que ninguém no braZil ganha em dólar ..rsrsr … só os marajás é claro, em especial … aqueles que tem conta no exterior em paraísos fiscais … muitos sonegadores, diga-se de passagem .

  12. Eu sou favorável a uma intervenção em Cuba, o estabelecimento de uma democracia pluripartidária(exceto qualquer partido que mantenha viés comunista ou qualquer ideologia com o antigo regime), abertura econômica e o livre mercado, e o pagamento imediato ao Brasil dos empréstimos concedidos via BNDES e das obras de infraestrutura realizadas sem nenhum critério e garantias por parte do governo comunista cubano.

  13. …………….ainda que o PIB russo seja menor que o do Brasil creio que os custos de se manter uma base em Cuba não serão altos ……aliás, ajudará à economia cubana com turismo e fará trocas e atualização do material militar com escambo em commodities e investimentos de mais de 50 empresas russas na ilha….eles não terão prejuízo financeiro ….lembremos que a Rússia voltou a ter uma economia capitalista ….Cuba em 2014 aprovou uma nova lei pra investimento estrangeiro e ja em 2016 tinha recebido 1 bilhão e meio de dólares o que é evidentemente pouco mas que poderá aumentar com o tempo …..não acredito que os russos queiram peitar os EU….a Guerra Fria acabou e segundo as más línguas quem elegeu Trump foram os russos…….

    • Deve ser nosso dinheirinho via “Mais Médicos”, BNDES e outras doações para a “causa”…é o imperialismo cubano rendendo lucros graças à estupidez dos nossos imbecis vermelhos.

  14. E quem vai conter a Rússia?

    E vão usar os cubanos para continuar a propagar o maldito comunismo na América:

    (…) “nosso retorno para a América Latina não está excluído. Claro, isto deve ser coordenado com os cubanos”

    Nós deveríamos entrar para a OTAN. Mas acabaremos mesmo transferindo nossa capital para Havana. E sem qualquer proteção americana.

    • Também concordo em tudo que disse , Brasil , Colômbia e Argentina devem se integrar a OTAN , a própria Argentina poderia tirar proveito da aliança com a mesma recebendo a Ilhas Malvinas , além de poder reequipar suas forças armadas , Brasil e Colômbia também , todos ganhariam , além de ter todo o Atlântico protegido.

  15. ………o Brasil tornou-se capacho dos EU sem Otan e pertencendo à ela será capachildo………a Argentina jamais em tempo algum receberá as Malvinas de volta….aí só mesmo com outra invasão SE bem sucedida….o Atlantico os Eu já “protegem”…………(.Kkkk)……….

1 Trackback / Pingback

  1. Parlamentares russos consideram instalar base militar em Cuba para conter EUA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.