Submarinos russos podem ganhar batalha contra rivais norte-americanos?

© Foto: Oleg Kuleshov

A força submarina da Marinha dos Estados Unidos emergiu da Guerra Fria como mestres incontestáveis do reino submarino. Mas hoje há ameaças crescentes à supremacia dos EUA neste domínio por parte da Rússia, informa o The National Interest.

A classe de submarinos russos Yasen foi concebida no início dos anos noventa pelo Gabinete de Projetos Malakhit – um dos 3 principais gabinetes soviéticos que desenvolviam submarinos. A construção do primeiro submarino desta classe, o Severodvinsk, foi iniciada em 1993 na Rússia mas, devido à falta de financiamento, o submarino foi completado só uma década depois e lançado à água em 2010.

Os submarinos da classe Yasen têm 118 metros de comprimento e um deslocamento de 13,8 mil toneladas. Estes navios podem acelerar a uma velocidade de até 16 nós na posição emersa e 31 nós debaixo da água, informa o relatório da Combat Fleets of the World.

O conjunto de sensores dos submarinos consiste  do sistema de sonar Irtysh-Amfora, com o conjunto sonar esférico especial, o radar especial MRK-50 Albatross e o dispositivo de suporte elétrico Rim Hat.

O armamento do submarino é composto por 4 lança-torpedos de 5.333 mm e 4 de 650 mm. Para além dos torpedos, estes podem ser dotados dos mísseis antinavio e antissubmarino 3M54 Klub. Além disso, os submarinos da Classe Yasen são equipados com 24 lança-mísseis verticais que utilizam os mísseis antinavio P-800.

Os submarinos da classe Virginia, com cerca de 119 metros de comprimento, se tornam gradualmente o principal esteio da força submarina da Marinha norte-americana, afirma o The National Interest.

Estes submarinos possuem só lança-torpedos de 533 mm, capazes de lançar torpedos Mk.48 Advanced Capability (ADCAP) e mísseis antinavio UGM-84 Sub-Harpoon. As primeiras versões possuíam 12 mísseis Tomahawk nos lança-mísseis verticais.

Quem afinal ganharia em uma confrontação direta entre estes dois navios? Ambos os submarinos são os pináculos da tecnologia submarina e parecem ter chances iguais, informa o The National Interest. O submarino Virginia é mais rápido e, de acordo com a Combat Ships of the World, pode ter vantagem na deteção devido ao seu sistema de sonar mais avançado Large Aperture Bow.

Em termos de armamento, os submarinos parecem possuir capacidades iguais, mas o Severodvinsk utiliza uma versão antissubmarino do míssil Klub que permite atingir os submarinos inimigos mais rapidamente com torpedos ligeiros.

O submarino da classe Virginia é mais silencioso e possui melhor equipamento sonar. O The National Interest afirma que esta é uma combinação imbatível que dá vantagem ao submarino norte-americano. A rivalidade entre os 2 navios inclui a utilização de veículos submarinos não tripulados e a utilização de outras tecnologias avançadas. De acordo com o autor do artigo, Kyle Mizokami, os submarinos norte-americanos têm superioridade neste campo.

Fonte: Sputnik

 

 

11 Comentários

  1. ………………bem…..ambos se equivalem…..um ótimo potencial de ambos no entanto dá pra ver que a revista “puxa” pros EU…..lendo bem sobre esses Subs nunca se chegará a compreender a razão de haver tantas opiniões contra o Sub Nuc Alvaro Alberto e mais ainda a razão da exiguidade de verba para os que estão sendo (milagrosamente) construídos em Itaguaí…..não se pode entender como um país com menor PIB que o brasileiro produza tão boas armas e nós brasileiros não produzamos praticamente nada…..é uma vergonha…………….deplorável………..

    • Em breve os EUA vão ter 20 Virginia ativos e a Russia ainda 2 Yasen.
      A Russia precisa de um crescimento economico urgente se não até a China vai passar na frente.

      • A Rússia não precisa entrar em uma corrida equitativa, isso é besteira. Deve-se trabalhar dentro do seu orçamento.

        A era do dólar como moeda de referência já tem o seu fim sendo delineado no horizonte. O Irã aceita Yuan, Rublo e Euro como moeda de pagamento do petróleo que vende. A Arábia Saudita está prestes a aceitar…

        Haverá o dia, portanto, que os EUA não poderão imprimir dinheiro para sustentar o seu orçamento…
        Quando acontecer a frota dos EUA apodrecerá nos portos tal como aconteceu com a frota soviética.

      • “A era do dólar como moeda de referência já tem o seu fim sendo delineado no horizonte.”… fazem só 40 anos que ouço isso… penso que vc não verá isso acontecer, velhinho… sorry… 🙂

  2. Tudo que se pode dizer sobre qual é melhor Subs é simplesmente desinformação propaganda e lamber o saco. Quanto ao falar do Brasil..caro Dilson o Brasil tem vocação para republica das Bananas simples assim. Falta mentalidade .orgulho .caracter patriotismo .vontade e sonho e perspetiva onde o bolso e a vida facil venhem em 1°lugar . Onde tudo tem preço onde se compra caracter e alma. Onde bandido corrupto vagabundos tenhem claque defensora.
    Ta mais que na hora do Brasil passar a ser uma nação e não ser um capacho nem um pais de vendidos . Ta na hora do Brasil ser Brasil e não BraZil.
    Ta na hora do Brasil fazer e nao ficar no mimimi a culpa e coxinha a culpa e de mortandela..ate pk a culpa é mesmo do Brasileiro que adora se vender.
    Ta na hora do Brasil para copiar a politica ou estilo de vida de A ou B e ser Brasil.
    Ta na hora do Brasil parar de tentar descobrir como se faz o que ja esta feito basta copiar modificar e remodelar. Mas não..preferem ser mesmo cspachos e limitados e escravisados mentalmente e ideologicamente.

    • O caça mais caro da historia F-35 inspirado e recriado apartir do Sovietico Yak 141. A Ak47 o fuzil de assalto mais vendido e conhecido do mundo inspirado e recriado apartir do fuzil alemão Sturmgewehr 44. Quantos aos Chines a conta é grande.. ja na republica de papel da Bananalandia so se inspira e recria é vagabundos corruptos filhinhos da papas

    • Sr Francisco o que tem haver uma coisa com a outra? Exercios militares todos os paises fazem com quem quiserem basta vontade e livre escolha. Nao acho mal o Brasil fazer exercicio militar com os EUA. Mais pergunto e se for com a China ou com a Russia não pode? Alguma boneka de bangkock pode me dizer o não pk?!? Ou as limitações ideologicas não permite?

1 Trackback / Pingback

  1. Os submarinos russos podem ganhar batalha contra rivais norte-americanos? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.