4 de novembro de 1995: Assassinato de Itzak Rabin

O premiê Itzak Rabin foi assassinado por um radical de direita em Israel no dia 4 de novembro de 1995. Minutos antes, ele havia participado de uma grande manifestação pela paz.

Rabin, Clinton e Arafat selaram o primeiro Acordo de Oslo em 1993 – Foto: Reuters

Era sábado à noite e cerca de 100 mil manifestantes ouviam discursos políticos e cantavam pela paz com os palestinos. Dois anos antes, Israel assinara com a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) o acordo de Oslo, que previa, em primeiro lugar, o reconhecimento mútuo. Tinha como base o conceito de terra por paz: durante a fase intermediária de negociações, Israel entregaria à administração palestina territórios da faixa de Gaza e da Cisjordânia.

A execução do acordo, porém, era freada pela oposição nacionalista, liderada pelo ex-premiê Benjamin Netanyahu, então líder do Likud. Rabin era acusado pelos adversários de trair a pátria. Era considerado taciturno, reservado e arrogante, mas o reconhecimento mundial obtido por seu papel no processo de paz parecia liberar suas emoções.

Rabin estava convicto de haver dado o passo certo em Oslo e satisfeito com o apoio recebido da população. A caminho do carro oficial, que o esperava atrás do palco, foi atingido por dois tiros. Foi levado às pressas para o hospital, mas não resistiu. O assassino, Igal Amir, um estudante de Direito de 25 anos, foi preso no local do crime e, mais tarde, condenado à prisão perpétua.

Afirmação de compromisso pela paz

Apesar de estar sofrendo ameaças, Rabin recusara-se a usar colete à prova de bala. O primeiro a manifestar suas condolências foi o líder palestino Iasser Arafat, num gesto que na “intifada” de 1987 ainda era impensável.

Os dois arqui-inimigos haviam partilhado o Prêmio Nobel da Paz de 1994 pelo aperto de mão histórico, ao selarem o acordo de Oslo, em Washington. A morte de Rabin só foi festejada por alguns grupos radicais no Líbano. O ex-presidente Bill Clinton lamentou a morte, enfatizando ter perdido “um parceiro e amigo”.

Shimon Peres assumiu o governo israelense a 5 de novembro de 1995, reafirmando o compromisso com a paz. Eleito em 1996, seu sucessor Benjamin Netanyahu fez a mesma promessa, mas congelou o processo de paz em março de 1997, quando aprovou a construção de novos assentamentos judaicos em Jerusalém Oriental.

Na eleição seguinte, foi eleito o líder trabalhista Ehud Barak, que no princípio comprometeu-se a continuar a política de Rabin. Mas o terrorismo de extremistas judeus e muçulmanos seguiu dinamitando o diálogo.

Rabin teve a contraditória biografia de um grande general que virou arquiteto da paz. “A assinatura da declaração de princípios israelense-palestino não é fácil para mim, como um soldado de Israel”, disse em setembro de 1994 nos jardins da Casa Branca, ao lado de Iasser Arafat, da Autoridade Palestina.

Herói na Guerra dos Seis Dias

Rabin virou um “mártir da paz”, mas dos 13 aos 66 anos dedicou-se à guerra. Nascido a 1º de março de 1922 em Jerusalém, lutou contra o Eixo na Segunda Guerra Mundial, contra os ingleses em 1946 e contra os árabes em 1948.

Em 1964, tornou-se chefe do Estado-Maior das Forças Armadas de Israel. Foi o grande herói nacional na Guerra dos Seis Dias, em 1967, na vitória militar contra Egito, Jordânia e Síria, em que Israel anexou os territórios da Cisjordânia e Gaza.

De 1968 a 1973, Rabin foi embaixador em Washington. De volta a Israel, começou a carreira política no Partido Trabalhista. Sucedeu a primeira-ministra Golda Meir, mas foi obrigado a renunciar em 1977, porque mantivera uma conta bancária nos EUA depois do retorno a Israel.

Em 1984, foi nomeado ministro da Defesa num governo de coalizão com o Likud. Na Intifada, a insurreição palestina nos territórios ocupados, mandou quebrar os ossos das mãos de palestinos condenados por atirarem pedras contra soldados israelenses – política que lhe rendeu veementes críticas internacionais.

De volta ao poder em 1992, apoiou o projeto de paz do ministro do Exterior, Shimon Peres, por razões pragmáticas. Israel não tinha mais condições políticas de manter 1,7 milhão de palestinos como subcidadãos em territórios sob seu controle. Uma vez engajado no processo de pacificação, Rabin se mostrou tão obstinado pela sua conclusão quanto na busca de vitórias militares para seu país.

Fonte: DW

 

12 Comentários

    • Não chegaremos a tanto Rafa! Mas quanto ao extremismo atual brasileiro, é fruto de 13 anos de discurso de “nós” contra “eles”….

    • Reparem como o modus operandi que estas “Olavetes” adotam é o mesmo praticado pelos “camisas pardas” de Hitler…milícia paramilitar nazista que praticava ataques e impunidades de todo o tipo contra seus rivais políticos durante o período em que o Nacional Socialismo exercia o poder na Alemanha…atuavam como uma tropa de pressão política…sendo sua atividade muito mais a de baderneiros do que a de um exército…esta milícia paramilitar foi um dos esteios do poder político de Adolf Hitler…

    • Poie é rafa … hoje essa extrema direita .. as bicharadas duas direitas no braZil .. andam se pegando entre si … um chamando o outro de rola-bosta .rsrs . até parece que … quem leva o Bolsonaro nas costas é diferente de quem leva o Dória nas costas . >:)
      .
      O mais engraçado ..rsrsr .. são certos fariseus que vem com o papinho de aranha … dizendo que; durante 13 anos … não foi uma luta para diminuir, pelo menos isso … o fosso social braZileiro gritante, um dos maiores do mundo … onde os mais abastados 1% que concentram a maior riqueza do pais e quanto isso a outra parte .. que é a maioria … esta comente o pão que diabo amassou, e que se procurou tirar o Brasil do mapa da fome … esses fariseus .. sempre procuram distorcer a política inclusiva social … em uma mera luta de classe … só pode ser coisa de hipócrita cínico rola-bosta . .

  1. Também é importante lembrar que em 1976, quando era primeiro – ministro, Rabin autorizou o ousado resgate dos passageiros do vôo AF-139, mantidos reféns no aeroporto de Entebbe, na operação de forças especiais mais ousada da história.

  2. É irônico a paz ser mais difícil que guerra. O general teve currículo de soldado ilibado, quebrar as mãos daqueles condenados e presos porque atacavam pedras, não foi honroso, más era um homem da guerra e não da paz. Se voltou obstinado com paz, talvez por ter vivido do outro lado quando do nazismo. Resolveu agir pragmaticamente para deixar seu legado. Mas o fundamentalismo não dorme no bom senso, dorme no ódio puro a tudo que não divide exatamente o mesma visão de mundo. E melhor oportunidade se perdeu. Lamentável.

    • Sr.Gripen Br … o mais lamentável foi o que veiou acontecer mais tarde .., o pior dos tiros .. esse tiro foi de canhão .. ou melhor.. de fosforo branco .. que calcinou o espírito da paz e todo esse esforço que se viu em Oslo , perpetrado pelo infame sionista Benjamin Netanyahu .. um miserável que espezinhou o acordo de Oslo

      • Rabin era bem mais sionista que Netanyahu, o que reduz a pó todo o seu bobajal preconceituoso e antissemita meu caro filhote da “pátria-educadora”…?

  3. coitado quando tentou fazer israel andar com suas proprias pernas
    a cia ja colocou um doido no seu encalço
    e Israel ate hoje e uma base anglo saxaonica cutucando a onça com vara curta
    saiu do lado dos nazista e colocaram eles do lados dos muçulmanos ,
    e pior tem uns malacabados que vibram ainda rsrs

1 Trackback / Pingback

  1. 4 de novembro de 1995: Assassinato de Itzak Rabin | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.