Victor Bondarev propõe que o sucessor do Su 25 seja uma aeronave Multipropósito monoposto baseada no Su 34.

E.M.Pinto

Em entrevista à agência de notícias TASS (clique para ler), o Ex-Comandante da Força Aeroespacial da Rússia e presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação, Viktor Bondarev, propõe que um novo caça multipropósito sucessor do Su 25 seja baseado no caça multipropósito Su 34.

Bondarev indicou que este novo vetor poderia ser monoposto e reforçou as características do Su 34 tais como, capacidade de manobra, carga (8ton contra 4 ton do Su-25) e o perfil multipropósito como sendo as características ideais para o sucessor do Su-25.

“Esta aeronave pode transportar até oito toneladas de carga de combate e desenvolver uma velocidade de até 1.900 km / h, sua alcance de operação é de 4.000 km.”

Ao fazer tal afirmação, Bondarev ressaltou que a aeronave racionaria recursos ao utilizar partes comuns entre os projetos, tal como, motores e outros sistemas, sendo necessário apenas um redesenho do cockpit.

Segundo ele, uma aeronave de ataque sempre será necessária e ao comentar sobre o programa de atualização do Su 25 para o padrão SM3, Bondarev se mostrou otimista, afirmando que a estrutura da aeronave é muito confiável e possui um enorme potencial de modernização e reparo, mas relembrou que a aeronave deverá voar por mais 10 a 15 anos e que a sua substituição é natural.

Ao comentar sobre potenciais sucessores, Victor Bondarev indicou que atualmente há várias opções a serem consideradas. No passado outras aeronaves foram consideradas como o sucessor natural do Su 25, tal como o Yakhovlev Yak-131,  uma versão com cabine blindada e reforços estruturais, radares e canhões 30 mm planejados para uma aeronave baseada no treinador avançado YAK-130 a qual não progrediu.

Segundo a TASS, o Ministério da Defesa da Federação Russa informou que um novo projeto de aeronave baseado no caça Bombardeiro Su-34 será iniciado em 2018.

Os rumores do desenvolvimento de uma versão naval, embarcada do Su-34 nunca foram confirmado pela Marinha Russa, nem mesmo pelos seus desenvolvedores, entretanto a afirmação do Ministério da Defesa reacendem as especulações sobre o perfil desta “nova” aeronave que ganha reforço com em meio às declarações de Victor Bondarev.

Por hora o que se sabe é que o Ministério da Defesa da Rússia assinou o primeiro contrato sobre a entrega de aeronaves Su-34 em 2008 e que a sua obter um total de 150-200 aviões similares.

 

Os conteúdos dos artigos publicados nesta coluna são de total responsabilidade dos autores e não representam, necessariamente, a opinião do site.

 

12 Comentários

  1. A abordagem não me parece correta. O substituto do Su-25 deve ser uma aeronave projetada para a tarefa CAS e não uma versão de um caça supersônico multifuncional caso contrário os russos correm o risco de incidir no mesmo erro que os norte-americanos, que imaginavam substituir o A-10 pelo F-35 e agora terão de manter o Warthog mais tempo em serviço ao mesmo tempo que procuram adquirir um turboélice para complementá-lo.

  2. Concordo com o S-88.

    Não vi lógica…

    O caminho, no meu entender, deveria ser outro. E ele parte necessariamente, no meu entender, de tipos como o Yak-131… Aliás, essa aeronave última também iria proporcionar uma razoável padronização com a frota de Yak-130.

    O ‘Fullback’ é uma aeronave de outra classe; uma aeronave pesada, dentro da categoria dos caças-bombardeiros… É muito mais similar em funções ao ‘Strike Eagle’ americano ou ao ‘Panavia Tornado IDS’.

  3. Pra mim a mencionada versão do Yak-131 seria o ideal, aeronave pequena de voo subsônico, cabine blindada e canhão de 30mm.

  4. Vejam que exemplo para o Bananal denominado Brasil.
    Os Russos irão desenvolver nova aeronave baseada em uma já existente ( ou seja, EVOLUÇÃO DO PROJETO).
    Aqui se joga fora todo o conhecimento adquirido.
    Poderíamos desenvolver nova variante do AMX, com maior alcance e capacidade de carga, 2 turbinas , 2 estabilizadores verticais etc.
    Mas preferem jogar uma fortuna nacional ( meu e sue dinheiro) no lixo, com uma falsa desculpa de “transferência de tecnologias” ( como se pudesse transferir tecnologias, ou se ao menos quisessem) em um projeto mirabolante estrangeiro.
    Com os conhecimentos adquiridos no projeto AMX, engenharia reversa dos Mirrage, F-5; e tecnologias nacionais já dominadas ( MARE, MARIMBA, TAPP-5000, GIROSCÓPIOS LASER & FIBRA ÓPTICA, ACELERÔMETROS etc).
    Em pouco tempo e menos dinheiro teríamos um caça multi missão nacional 4,5G ++.
    Mas conhecemos Brasil e sabemos que os recursos não são corretamente empregados, desvios de verbas enormes etc..
    Como sempre digo, sempre seremos colônia de exploração das grandes potências ocidentais!

    • Quem vai pagar o desenvolvimento? O custo de desenvolvimento de uma aeronave 4.5G++ é na casa dos bilhões para ser adquiridos poucas unidades e demanda tempo, muito tempo no Brasil, tal projeto só iria prejudicar os projetos da FAB e os NG, que pretendem usa-los como substituto para o AMX.

  5. Ia comentar mas o S-88 já disse tudo. O Su-25 precisa ser substituído por algo barato! Colocar um Su-34 monoposto me parece extremamente custoso!

    • concordo com o Jairo, e alem disso como Foxtrot comentou, alem da evolução e padronização da plataforma das aeronaves, você ganha um amplo laboratório para evolução da tecnologia embarcada, como mencionaram acima o AMX, devemos lembrar do MB-326 XAVANTE.. que foi desenvolvido em parceria com os italianos antes da chegada do AMX.

    • Correto… me pareceu a mesma coisa… o texto não deixa antever algo que possa diferenciar o novo projeto desses que citastes… mas os russos não pensam como nós ocidentais… para mim o Yak-131 supriria essa lacuna com louvor…

  6. “Viktor Bondarev, propõe” – É a opinião do senhor Bondarev o desejo dele. Não é propriamente a opinião Forças Aeroespaciais Russas, ou Governo Russo. Acho muito difícil que tal fato aconteça. Assim como o A-10 Warthog demorará ainda alguns anos para efetivamente se retirar para o deserto, o Su-25 servirá por mais uns bons anos. Acredito que o mais provável é uma versão de série hipertrofiada do Yak-131 com blindagem do cockpit, alcance estendido, pequeno radar Aesa dedicado, sensores, carga bélica, canhão de 30 mm e versão dos motores mais robustas que entrará em cena de fato no lugar do Su-25.

1 Trackback / Pingback

  1. Victor Bondarev propõe que o sucessor do Su 25 seja uma aeronave Multipropósito monoposto baseada no Su 34. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.