E.M.Pinto
Em entrevista à agência de notícias TASS (clique para ler), o Ex-Comandante da Força Aeroespacial da Rússia e presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação, Viktor Bondarev, propõe que um novo caça multipropósito sucessor do Su 25 seja baseado no caça multipropósito Su 34.
Bondarev indicou que este novo vetor poderia ser monoposto e reforçou as características do Su 34 tais como, capacidade de manobra, carga (8ton contra 4 ton do Su-25) e o perfil multipropósito como sendo as características ideais para o sucessor do Su-25.
“Esta aeronave pode transportar até oito toneladas de carga de combate e desenvolver uma velocidade de até 1.900 km / h, sua alcance de operação é de 4.000 km.”
Ao fazer tal afirmação, Bondarev ressaltou que a aeronave racionaria recursos ao utilizar partes comuns entre os projetos, tal como, motores e outros sistemas, sendo necessário apenas um redesenho do cockpit.
Segundo ele, uma aeronave de ataque sempre será necessária e ao comentar sobre o programa de atualização do Su 25 para o padrão SM3, Bondarev se mostrou otimista, afirmando que a estrutura da aeronave é muito confiável e possui um enorme potencial de modernização e reparo, mas relembrou que a aeronave deverá voar por mais 10 a 15 anos e que a sua substituição é natural.
Ao comentar sobre potenciais sucessores, Victor Bondarev indicou que atualmente há várias opções a serem consideradas. No passado outras aeronaves foram consideradas como o sucessor natural do Su 25, tal como o Yakhovlev Yak-131, uma versão com cabine blindada e reforços estruturais, radares e canhões 30 mm planejados para uma aeronave baseada no treinador avançado YAK-130 a qual não progrediu.
Segundo a TASS, o Ministério da Defesa da Federação Russa informou que um novo projeto de aeronave baseado no caça Bombardeiro Su-34 será iniciado em 2018.
Os rumores do desenvolvimento de uma versão naval, embarcada do Su-34 nunca foram confirmado pela Marinha Russa, nem mesmo pelos seus desenvolvedores, entretanto a afirmação do Ministério da Defesa reacendem as especulações sobre o perfil desta “nova” aeronave que ganha reforço com em meio às declarações de Victor Bondarev.
Por hora o que se sabe é que o Ministério da Defesa da Rússia assinou o primeiro contrato sobre a entrega de aeronaves Su-34 em 2008 e que a sua obter um total de 150-200 aviões similares.
Os conteúdos dos artigos publicados nesta coluna são de total responsabilidade dos autores e não representam, necessariamente, a opinião do site.
Pingback: Victor Bondarev propõe que o sucessor do Su 25 seja uma aeronave Multipropósito monoposto baseada no Su 34. | DFNS.net em Português