Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, diz que Brasil não tem navios para defender sua costa

O ministro Dyogo Oliveira afirma diz que é preciso capitalizar a Emgepron, ligada à Marinha, de modo que a
empresa retome a construção de navios para proteger a costa brasileira
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao apresentar as justificativas para o uso de recursos públicos do orçamento de 2018 para capitalização de empresas estatais, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse hoje (1º) que é fundamental  capitalizar a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), estatal ligada à Marinha, porque o Brasil não dispõe de navios para defender sua costa. A proposta orçamentária para 2018 destina R$1,5 bilhão à Emgepron.

“Tem a questão da Emgepron, que é ligada à Marinha, que também tem uma previsão que basicamente é para a reconstrução de nossa frota de corvetas, porque o Brasil hoje não tem navio para defender nossa costa. Estamos completamente sem nenhum navio novo para proteger a nossa costa. Temos um conjunto, se não me engano, de 12. dos quais quatro estão no final da vida útil, e aí ficaríamos com oito corvetas para defender toda a costa brasileira. Então, há essa previsão de capitalização da Emgepron para que ela retome a construção dessas embarcações para defender a costa brasileira”, disse o ministro, em audiência pública na Comissão Mista do Orçamento, na Câmara dos Deputados.

Oliveira citou também a necessidade de fazer uma reserva orçamentária para a Infraero, de forma a capitalizá-la para acompanhar os investimentos previstos para os aeroportos concedidos que a têm como acionista. “Como a Infraero ficou dentro do modelo de concessão de aeroportos, com 49% das ações, ela tem de acompanhar as empresas privadas para a capitalização para o investimento desses aeroportos”, justificou Dyogo Oliveira.

A expectativa é de que Lei Orçamentária de 2018 seja aprovada pelos parlamentares antes do recesso de fim de ano. No entanto, em função das alterações feitas pelo governo federal nesta semana, é possível que o trâmite do texto sofra algum atraso. A lei antecipa a receita que deve ser arrecadada e determina o limite das despesas para o ano que vem.

 

Fonte: IstoÉ

16 Comentários

  1. …………bem, é uma voz do próprio Governo,da dita “área” econômica que cacareja algo de lúcido e verdadeiro,melhor até mesmo que o barbicha,fiel escudeiro-mor do careca da finança….mas isso em nada mudará a situação dos projetos militares em especial o PROSUB….nada de novo no front………..isso é uma vergonha ………

  2. enquanto isso na sala de justiça………………………….. ops delegacia da tijuca tem ministro jobim dando entrevista e a espera dos fotógrafos.

  3. Agora eu gostei: Investe em maquinaria, equipamentos e ferramentas para a Emgepron tornar concreto tudo o que concebe, pesquisa e desenvolve. Ai sim eu sou a favor da encomenda de 12 novas corvetas ou fragatas da classe Tamandaré, se o construtor for uma empresa do Brasil e não uma empresa no Brasil. Sendo a Emgepron a construtora o dinheiro será da MB para a MB e quem sabe com expertise obtida com tais projetos somados à engenharia reversa do São Paulo essa Eststal não conceba e desenvolva os futuros pirta-aviões brasileiros la pelo início da década de 2030? Boa ideia!

    • Pelo que eu entendi, essa empresa nao projeta nem fabrica nada, somente gestiona todo o processo no suposto que isso seja necessario…

      Nao sei se em outros paises faz se necessario uma empresa dessa.

  4. VEJAM SÓ … logo no governo que quer vender TUDO e aplaudido de quatro pelos meninos de panela .. onde já se viu? … investir em uma estatal ? … onde vende as mais rentáveis como por exemplo a ELETROBRAS e mais na frente a PETROBRÁS … é isso mesmo, as mais rentáveis ..e sempre foi assim que a malandragem da elite golpista faz … eles injeta BILHÕES dos cofres da união … e depois vende as estatais a preço de banana …isso meso .. de banana … é o bom capitalismo selvagem, enquanto houver dinheiro público para eles, eles estão por perto …. depois falam mal do socialismo e do comunismo .

    • Aí… Me arranja uma boquinha dessas que tu ganha, cumpanheiro… Prometo que te ajudo a defender estatal, sindicato, Lula e o cacete.
      .
      Socializa essa tetinha aí, cumpanheiro…

      • “Bardini
        2 de novembro de 2017 at 12:08

        Aí… Me arranja uma boquinha dessas que tu ganha, cumpanheiro… Prometo que te ajudo a defender estatal, sindicato, Lula e o cacete.
        .
        Socializa essa tetinha aí, cumpanheiro…”

        mas essa crise esta braba mesmo né….a situação esta tão complicada que até a sua corja esta sendo assolada e passando sufoco né :

        Ministra dos Direitos Humanos diz que receber 33 mil é trabalho escravo

        https://www.youtube.com/watch?v=DpvaodbnQlA

    • O que foi ??? … ..rsrsr … afinal … quem quer botar dinheiro na EGEPROM …que é uma estatal …pois não é justamente o presidente dos golpistas, o Miché ?
      .
      Este governo GOLPISTA que vende estatais e com ajuda da VAZAJATO … outra que é aplaudida de quatro pelos comedores de alfafa … demoliu grande empresas S/A estratégicas como os principais estaleiros .. um projeto do governo passado … que investia em conteúdo nacionais … dando emprego aqui dentro …tão criticado pelos paneleiros.
      .
      Emprego de alta remuneração em área estratégicas foi para o estrangeiro,deixando para cá… emprego em lavoura de baixa remuneração ( escravista )… voltamos a vender banana e comprar sucata dos gringos ..HAHAHAH ..
      .
      Realmente… não dá para entender os coxinhas … ora choram porque não vende estatal e ora choram porque não botam dinheiro em estatal … dá para entender essas cabeças de vento ?

      • Por isso que tem que vender todas as estatais, pq nada dá certo na mão do brasileiro, principalmente aqueles que colocam a ideologia socialista na frente da administração, até o seu amigo de ideologia acaba concordando comigo sem ele perceber, e esclarece muito bem os motivos numa frase só

        “O brazil é uma Ferrari pilotada por macacos!”

        A Máquina Troll

        VENDE tudo !!

  5. O maior problema é que a maior parte dos gastos militares do Brasil acaba de uma maneira indireta sendo usado na segurança publica e é contabilizado como gasto militar, se fosse realmente contabilizar como gasto militar real seria um valor insignificante diante do tamanho do pais.

  6. naô a uma visâo ampla,quando tem nâo è ouvida,ouvir isso de um ministro è uma vergonha,aliàs parece que tudo no brasil è uma vergonha, tanta riqueza mal admistrada por isso que aqui fora riem tanto do brasil e atè nos chamam de macacos, eràmos para sermos uma das maiores potências mundiais mais estamos esperando os inimigos se declarem primeiro,isso mesmo sempre na espera e ficando para tràs nos estudos, na tecnologia em tudo por isso nos chamam de pais de terceiro mundo .

  7. de boa , tem gente que acredita no canto da sereia que esse governo da na marinha brasileira?
    toma vergonha na cara
    la no fundo esta assim parem de investir no sub nuclear e em tudo que ele representa e lhe daremos uns navios usados da rainha careca
    vc vende a petrobras e finge que vai investir em algo que nunca vai sair
    quem acredita nesse chefe de quadrilha do temer ,so os mesmos coxinhas de sempre
    a marinha nao pode trocar o certo pelo duvidoso
    e sim continuar com os mesmos programas que ja estão sendo executados
    esse governo tem prazo de validade e vai ter mais denuncias contra ele antes do final do mandato desses entreguistas

    • Revoga essa Constituição socialista de 1988 e volta para a de 1967 que o dinheiro dá e sobra.

      Nessa época (1968-1988), o Brasil ainda andava para frente.

1 Trackback / Pingback

  1. Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, diz que Brasil não tem navios para defender sua costa | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.