Anunciado em primeira mão pelo blog “The Firearms Blog“, a Glock, fabricante austríaca de pistolas, acaba de lançar sua nova geração de pistolas: a Glock Geração 5. Os modelos disponíveis nesta são, por enquanto, os modelos G17 e G19, ambas em calibre 9mm Parabellum.
Antes de falarmos dos novos modelos, vamos relembrar brevemente sobre as gerações anteriores. A Geração 1 foi introduzida em 1982 e logo em 1988 foi lançada a Geração 2; a diferença mais notável foi a adição de texturização em alto relevo na parte da frente e de trás do cabo das pistolas. Em 1998 a Geração 3 foi apresentada e as mudanças mais significativas foram a nova texturização do cabo e um descanso para o dedão, além de trilho para que acessórios pudessem ser montados. Foi lançado também o que é chamado de Geração 3.5, em que a única diferença foi novamente, a texturização do cabo da arma, usando agora o chamado RTF2. Mais tarde, em 2010, a Geração 4 foi introduzida no mercado com uma nova texturização do cabo (chamada RTF3), backstraps intercambiaveis, um pequeno afinamento da arma, o retém do carregador é maior e pode ser trocado para o lado direito da arma, para uso ambidestro. Foi introduzido nesta geração também uma mola recuperadora dupla. Para mais informações das gerações anteriores, você pode conferir neste artigo.
Vamos citar agora as principais mudanças da nova Geração da Glock, a Glock Geração 5:
1º Acabamento nDLC no cano e ferrolho
O acabamento nDLC dá ao ferrolho e ao cano da Glock Geração 5 uma proteção mais durável do que os acabamentos teniferizado, utilizado nas gerações antigas. Este tipo de acabamento é de uso exclusivo da Glock, e ele aumenta a proteção contra corrosão e arranhões. Este acabamento será, por enquanto, de uso exclusivo das pistolas Glock Geração 5.
2. Cano Glock “Marksman” (Glock Marksman Barrel – GMB)
A nova Glock Geração 5 aprimorou o raiamento de seus canos, sua coroa é mais justa ao projétil, fazendo com que os disparos sejam ainda mais precisos do que o normal.
3. Remoção dos sulcos para dedos
Esta mudança foi para muitos uma das mais importantes da nova Glock Geração 5. Haviam muitas reclamações de que, ao sacar as armas da geração antiga, era necessário encaixar os dedos nos espaços corretos, dificultando então um saque rápido, principalmente se o atirador usasse luvas ou possuísse dedos mais grossos. A Geração 5 ganhou com isso, melhoria na ergonomia e no conforto da empunhadura.
4. Retém do ferrolho ambidestro
Para mim, que sou canhoto, essa foi uma das mais importantes mudanças. Na nova Glock Geração 5 finalmente foi adicionado um retém de carregador ambidestro, apesar de a maioria dos atiradores canhotos que conheço terem sido obrigados a se adaptar a manusear uma arma com a mão esquerda, fazer o acionamento dos botões de forma correta é sem dúvida mais seguro e confortável.
5. Manga para recargas rápidas
Foi adicionado à Glock Geração 5 uma pequena manga no fundo do cabo da arma, parecidas com aquelas usadas nas pistolas de competidores de IPSC, porém menor. Este novo aspecto da arma foi feito para facilitar e agilizar a troca de carregadores em momentos que centésimos de segundos fazem a diferença entre estar vivo ou morto.
6. Novo carregador
O carregador da nova Glock Geração 5 agora possui um transportador de munição laranja, para facilitar que o operador enxergue quantas munições ainda restam. além disso, o fundo do carregador também foi estendido, para facilitar a troca de carregadores.
7. Segurança do percursor
Internamente, é possível ver algumas diferenças entre a Glock Geração 4 e Glock Geração 5. Primeiramente, vemos a diferença entre a segurança do percursor, ao invés de usar um pino circular de metal, foi feito um pino quadrado rampado, onde essas rampas ajudarão a barra do gatilho se movimentar de forma mais suave contra a trava do percursor.
8. Intercambiabilidade de carregadores das versões antigas
Apesar de não ser tão importante assim dizer, os carregadores das Glocks geração 3 e 4 irão funcionar também na Glock Geração 5. Além da maioria dos coldres, que também devem servir para esta geração.
9. Mecanismo de gatilho
O mecanismo de gatilho da Glock Geração 5 também teve algumas alterações. Na nova geração, a barra do gatilho não possui mais uma mola que descansa em um conector. Na Glock Geração 5 a barra do gatilho escorrega para um espaço que acomoda o mecanismo de gatilho. A mola de retorno do gatilho da Glock Geração 5 foi substituída e movida para dentro da acomodação do mecanismo de gatilho.
10. Novo jogo de miras
Foi adicionado na Glock Geração 5, como uma opção de fábrica, além das já comuns miras de polímero, o novo jogo de miras noturnas Ameriglo GLOCK Spartan Operator (jogo de miras para disparos em ambientes com baixa luminosidade).
A Glock Geração 5 ainda não foi oficialmente lançada no mercado, algo que deve acontecer nos próximos dias. O FBI, a Polícia Federal dos EUA, decidiu usar o novo modelo Glock 17M, que já faz parte da família da nova geração de pistolas Glock. Esperamos vê-la em breve no mercado nacional, com a possível abertura de mercado já esperada no novo R-105, que já está para sair.
Fonte: Firearms Brasil via Assuntos Militares
Imagens retirada do site The Firearms Blog
Baita “passador de cerol” virado no cão!
Falha de Alimentação Glock G25 – Arma nova com problema :
https://www.youtube.com/watch?v=W9axmxD2ncw
Glock prefiro Imbel :
https://www.youtube.com/watch?v=LSylQMQ8mtE
rsrsrsrssssss… esse manja pacas dos paranauês… 🙂
Kkkk
sig sauer >>>