RÚSSIA AMPLIARÁ OFERTA DE AVIÕES CIVIS COM A CHEGADA DO IL-114-300

Informações ROSTEC

 

Se trata do terceiro avião civil criado pela Rússia desde a queda da União Soviética. O IL-114-300 terá capacidade para 64 passageiros e será uma excelente opção para rotas regionais. A Corporação Estatal Rostec começará a testar o motor turbo com propulsor da aeronave

Moscou, 2 de Outubro de 2017 – A Rússia se prepara para o lançamento de sua terceira aeronave civil desde a queda da União Soviética. Após o Sukjoi Superjet 100 (SJJ-100) e o MC-21, espera-se pela chegada do novo IL-114-300. O avião terá capacidade para 64 passageiros e percurso de 2.000 km, sendo considerado uma excelente opção para rotas regionais. A Corporação Estatal Rostec, maior conglomerado industrial da Rússia, iniciará os testes do motor TB7-117CT que será usado no novo modelo.

O IL-114-300 representa mais um passo na conversão sistemática das tecnologias militares russas para a aviação civil. A aeronave tem potencial para países que se concentram no desenvolvimento do tráfego aéreo local e regional.

O novo modelo aproveitará a infraestrutura desenvolvida para o SSJ-100, primeiro avião civil já lançado no mercado pela Rússia. Contará também com o modelo de fuselagem estreita de curto e médio alcance do MC-21, cuja produção em massa deve ocorrer até o final de 2017. Toda a infraestrutura já criada para o SJJ-100 e o MC-21 – incluindo armazéns, centros de treinamento, logística, parceiros globais, além de centros de manutenção técnica e bases para reposição de peças – também será utilizada pelo IL-114-300.

A construção do IL-114-300 e o primeiro teste de voo devem ocorrer em 2018. A certificação do motor TB7-117CT deverá ocorrer até 2020. A produção em série começará em 2021. Até 2022, a meta de produção é de 12 aeronaves ao ano.

A Importância do Motor TB7-117CT

“Após as provas já realizadas com o motor PD-14 (o mais moderno da Rússia), entre outros, agora temos um motor a mais. O início de testes do TB7-117CT representa um passo importante para a Rússia e para a estratégia do Cluster de Aviação da Corporação Estatal Rostec – que prevê a convergência de tecnologias militares para uso civil. Acreditamos que a construção de motores é um elemento-chave na esfera de aviação e posicionará a Rússia como um parceiro potencial no mercado global – inclusive com um produto altamente competitivo, tanto em preço quanto no ponto de vista de manutenção e serviço pós-venda”, ressalta Anatóly Serdiukóv, diretor industrial do Cluster de Aviação da Corporação Estatal Rostec.

O motor TB7-117CT poderá ser instalado em aeronaves civis e militares. É uma modificação do modelo ТВ7-117СМ que conta com características técnicas e de voo ainda mais amplas e modernas. A potência de decolagem é de 3.000 libras/segundo e de contingência é de 3.600 libras/segundo. Os motores tracionam um par de hélices AB112 (projetadas pela empresa “NPP Aerosila”), permitindo que a potência e o impulso frontal tenham maior performance (decolagem).

O TB7-117CT possui um sistema de controle automático que coordena o funcionamento do motor e da hélice do avião. Esse controle, em conjunto, permite usar o poder do motor e da hélice com capacidade total, aumentando a eficiência de propulsão. Em particular, esse progresso também permite elevar a capacidade de carga da aeronave e reduzir o tempo de início da decolagem.

É importante destacar que o motor TB7-117CT é produzido inteiramente com peças e componentes russos. Estão previstos 20 voos de testes que irão ocorrer no laboratório de voos IL-76ll. Serão avaliadas todas as velocidades e alturas necessárias para o IL-114-300. Uma vez que estes testes sejam aprovados, o motor já poderá ser implementado no avião.

O motor TB7-117CT também será usado no avião de transporte militar IL-112B, permitindo que a aeronave voe com até 5 toneladas de carga máxima, capacidade para acomodar 44 passageiros e percorrer uma distância de 2.400 quilômetros. Espera-se que a produção em série do IL-112B comece em 2019 na planta PAO VASO. A meta de produção é de 12 aeronaves ao ano.

5 Comentários

  1. Não será problema para a EMBRAER nem no longo prazo, que dirá agora… vai vender só pra consumo interno… para o desespero dos russófilos…

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        7 de outubro de 2017 em 02:46

        A gente tem inveja de quem faz sucesso… não é o caso… sorry… 🙂

  2. Os russos dominam todo o ciclo de produção aeronáutico: projeto, usinagem, motores e aviônicos…
    A Rússia possui uma economia equivalente a do Brasil (nominalmente um pouco menor), bem como uma população menor…
    Confesso que sinto inveja dos russos, uma inveja sentida na forma de uma tristeza.
    Enfim…

    No mais é bom ver os turboélices voltando. Para rotas curtas e até mesmo médias o seu custo é imbatível e a diferença de tempo para o cumprimento do trajeto não é tão grande.

1 Trackback / Pingback

  1. RÚSSIA AMPLIARÁ OFERTA DE AVIÕES CIVIS COM A CHEGADA DO IL-114-300 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.