Com 12 horas ininterruptas de ataques, exercício prepara Cavalaria Blindada para a Defesa Externa. “Aço!”

Publicação: Sex, 29 Set 2017 08:36:00 -0300

Crédito: Sd EP Jordan Kulaitis Torres

Ponta Grossa (PR) – Operação Aço. Assim foi batizado o exercício que a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) realizou entre os dias 18 e 27 de setembro deste ano, para o adestramento de seus quadros, dentre oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, em ambiente simulado para a hipótese de emprego em caso de Defesa Externa. O nome é uma clara referência à característica blindada dos principais meios de combate existentes na Grande Unidade: os Carros de Combate Leopard 1A5 BR e as viaturas blindadas de transporte de pessoal M113 BR.

https://www.youtube.com/watch?v=fdL3Af5yCR4&t=45s

O contexto da Operação abrangeu um deslocamento estratégico de mais de 1.000 km para o transporte de material, viaturas e pessoal, feito a partir das organizações militares integrantes da Brigada. Tropas das guarnições de Curitiba, Ponta Grossa, Rio Negro e Castro (cidades no Paraná) e Porto União (Santa Catarina) dirigiram-se rumo ao Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul (RS).

[wzslider autoplay=”true”]

O exercício compreendeu uma operação ofensiva, para a expulsão de um invasor fictício. Toda a manobra empregou cerca de 521 militares, dentre homens e mulheres, bem como 88 viaturas, das quais 32 eram blindadas. Os ataques realizados duraram em torno de 12 horas ininterruptas e exigiram planejamento e coordenação continuados. A Operação Aço teve, como ponto alto, a execução de 450 tiros com o canhão 105 milímetros dos carros de combate e mais de 1.000 tiros com metralhadoras calibre 0,5 polegada.

A finalidade do exercício foi manter o adestramento da tropa em níveis elevados e compatível com a missão da Brigada, que é estar capaz de atuar em qualquer parte do território nacional ou área de interesse, tendo em vista seu elevado poder de combate e seu efeito dissuasório. O Exército Brasileiro possui, ao todo, duas brigadas blindadas, sendo a 5ª Bda C Bld uma delas.

Assista ao teaser da Operação Aço/2017!

4 Comentários

  1. Parabens ao EB !
    Mas pergunto so uma coisa , os CB estão parando p atirar ? E isso ?
    Nossos CC podem atirar enquanto avançam ? Há treino p atirar enquanto movimento ? Pois na real fara toda a diferença p sobrevivência no CB .

1 Trackback / Pingback

  1. Com 12 horas ininterruptas de ataques, exercício prepara Cavalaria Blindada para a Defesa Externa. “Aço!” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.