‘Parem de gritar’: Turquia põe os pingos nos is no assunto sobre S-400

Os norte-americanos expressaram preocupações com a compra dos sistemas russos S-400 pela Turquia, ao invés de armamentos dos EUA. O presidente turco, por sua vez, não hesitou, afirmando “somos donos da nossa casa”. Analista da Sputnik, Kirill Bakeev, comentou o assunto, explicando o porquê das preocupações de Washington.

Para iniciar, o autor do artigo lembra uma frase que supostamente foi dita pelo famoso gângster do século XX, Al Capone, que diz o seguinte: Você consegue muito mais com sua palavra amável e um revólver do que somente com uma palavra amável.

Segundo Kirill Bakeev, ela descreve perfeitamente a situação em torno da compra dos S-400 e das “preocupações” dos EUA por causa disso. A ideia é que uma vantagem dá mais liberdade do que a falta desta. No caso da Turquia esta vantagem é o sistema de defesa antiaérea S-400 recém-adquirido, afirmou o analista para o serviço russo da Rádio Sputnik. No entanto, sublinhou, que este é um sistema de defesa e não de ataque.

Comentando o contrato, o Pentágono disse que seria melhor para Turquia comprar um sistema de defesa antiaérea que pudesse ser integrado ao da OTAN. O analista acredita que esta afirmação não é nada surpreendente, pois os norte-americanos não admitem concorrência na área armamentista. Especialmente na esfera de influência dos EUA, ou seja, na OTAN.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan, por sua vez, lembrou que anteriormente os EUA tinham recusado fornecer à Turquia drones de combate, por isso o país teve que desenvolver seus próprios drones. Isso também “preocupou” Washington, lembra o analista.

“Eles começaram a gritar, quando concordamos em comprar os S-400. Deveríamos ficar esperando por vocês [EUA]? Tomamos nossas próprias medidas e continuaremos tomando-as. Somos donos da nossa casa”.

O sistema de defesa antiaérea S-400 Triumph permite destruir quase todos os objetos aéreos, incluindo aviões e mísseis balísticos. Por isso, logo que comecem a funcionar, os EUA não poderão ameaçar a Turquia com seus mísseis táticos e porta-aviões, frisa Kirill Bakeev.

A Turquia, por sua vez, terá mais liberdade tanto no âmbito da OTAN, como no diálogo com Washington.

Mais anteriormente, foi divulgado que Ancara e Moscou concluíram acordo de compra de mísseis S-400, negociado durante vários meses. Além disso, o líder turco havia comunicado que a Turquia já fez o primeiro depósito para a compra dos sistemas russos S-400.

Fonte Sputnik

50 Comentários

  1. que noticia triste para os órfãos do navio OCEAN ossuditos coxinhas da rainha careca devem se desesperar com esse tipo de matéria rsrs

    a geopolítica mudou no oriente médio , ate mesmo os estados unidos estão a processar a arabia saudita pelo onze de setembro , logico que o onze de setembro tem mãos do governo yanke também ,mas isso ser para os próximos capítulos

    ao tentar fazer um golpe na Turquia com revoluções coloridas em países ao seu redor , os estados unidos deu foi um tiro no pe

    ve se aprende ai dilma como se faz com um judiciário golpista

    aqui no brasil temer ira sentar no colo do trump semana que vem depois de ser denunciado novamente ,
    vai no colo para ver se consegue usar os soldados brasileiros como carne de canhão contra a Venezuela

    vejam assim os estados unidos derrubam dois gigantes sulamericanos de uma so vez , o brasil e Venezuela , pois os dois já foram divididos internamente com esse papo furado de esquerda e direita , se arrumar confusão irão arranjar é uma guerra civil entre eles próprios , com estados unidos de um lado russia e china de outro fornecendo meios e logística e assim uns vinte anos de atraso isso puxando por baixo

    certo esta a Turquia que não paga de apenas equipamento ocidental apenas e fica nas mãos dos estados unidos tem que construir em casa ou comprar de varias procendencias

    pena do brasil compra usado dos yankes ,e fica uns 5 anos esperando a reforma de uma peça qualquer , mas para os viúvas do ocean súditos da rainha careca esse é o melhor dos mundos , vai ser colonizado assim so ,la em holiwoooooood tremendo coxinhas .

  2. ………….o Erdogan é cabra estradeiro e não dá ponto sem nó…..enquanto o diabo esfrega o ôlho ele já mordeu um S-400 dos russos….e talvez até morda mais….pra êle os Estados Unidos que vão às favas…………..cabra escovado!!!!

  3. Pé de cão, quem tem dinheiro e sabedoria compra o que lhe for mais interessante. Os Turcos deram o troco no EUA por diversos motivos, inclusive por patrocinarem a tentativa de golpe contra o atual presidente. Porém, se esqueceram que quando a Rússia esbravejou por causa do avião abatido sobre o território Turco, os EUA os apoiaram no mesmo momento.
    Então meu caro, tudo é um grande jogo de xadrez que só nós tupiniquins não temos Forças Armadas e nem coragem para jogar.

    Quanto a coxinha ou mortadela, esse assunto eu acho que está superado, pois os dois são RATOS LESA-PÁTRIA

    • Quanto a coxinha ou mortadela,
      1 chamava o outro de mortadela (pobre) para que o outro chamase o outro de mimado privilegiado (coxinha) i a vergonha na cara se perdeu e merda se fez…
      esse assunto eu acho que está superado, pois os dois são RATOS LESA-PÁTRIA
      se com todo esse mar de lama denunciada pelo carlos lacerda do seculo 21 (juiz moro) junto com a globo para fazer o brazil voltar a estaca pre-vargas nao ve que e honesto e porque a corrupsao ta nos olhos de quem ve !

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        14 de setembro de 2017 em 23:20

        Mortadela falando em isenção… tá… sei… agora quem se esforça é coxinha… e quem fica deitado no berço esplêndido do erário público é que tem razão… na visão torpe desses divagadores, a “corrupsao” não está no bolso dos pilantras, e sim nos olhos do povo que ve e não pode fazer nada… eita país de cretinos !!!…

      • Chamar os outros de cretinos e pilandras quando o sr usa varios nicks aqui devo lhe chamar de que? O sr é um sem moral pre programado que sempre viveu as custas e suor alheio. Vem de familia ne ? Seu discurso doentio e destabilizador é tal qual do heterofobico e escroto jean wyllys.

      • Pelos vistos sr lucas ai de baixo ..a carapaça lhe serviu…upss um é o outro e o outro é o um .. A Standard & Poor classifica seu nivel de carater de BB+

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        16 de setembro de 2017 em 22:31

        Palavreado chulo como sua mente… vc fala assim na sua casa… mas aqui não é seu esconderijo, lacaio…

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        16 de setembro de 2017 em 22:34

        Olhos vermelhos, então, são o reflexo do inferno… rsrsrsrsrssss…

  4. É muito blablabla… apenas um sistema de defesa e só isso. Com certeza mais barato que qualquer outro fornecido por dentro da OTAN, já que eles não iriam comprar de Israel. Más agora penso que os Turcos tem menos peso no ocidente, eles vivem de chantagem principalmente no caso dos refugiados, o que é por si só uma grande palhaçada.

    • Sr Diego vc ê so mais um pre programado que opina o que lhe mandam .sem conhecer a realidade. O S-400 não é so apenas um sistema de defesa como o sr diz o que mostra sua total boçalidade na materia. Enfim Ja cansa essa gente pre programada.

      • blablabla… se o quem comprou afirma quem é você para questionar? Um mero boçal e analfabeto funcional, lunático é pouco! kkk.

      • A boneca esta revoltada que o Erdogan não fez a vontade no seu namorado cowboy fortão foi? Diz um sistema anti aereo do Ocidente ou fornecido pela OTAN superior ao S-400?? Para prevenir me da capacidade da sua ignorancia o THAAD é um sistema anti misseis e usado e controlado apenas por EUA.

  5. Parabéns a Turquia, lá sim é um país do FUTURO!!

    Não é um certo país da América del Sul ai……………….

    Comprou os S400, e está de parabéns!

    Claro, é melhor comprar equipamento americanuuuuuuuuu da 2ª Guerra Mundial, segundo alguns!!

    Deve ser aquele povo que adora o GREEN CARD.

  6. Muito bem faz a TURQUIA , muito diferente de nossos Militares Corporativistas e Colonizados , que nos colocaram como Reboque dos EUA desde o Golpe de 1889 , aqui Material Russo melhor e mais Barato não nos serve , mas sucatas do Tio Satã ,são Brinquedinhos Maravilhosos , isto é CLARO ,quem não quer ver e acreditar nem precisa de Curso para Idiota !

  7. Lembram quando da suspensão da compra do Pantsir ,vamos Mirar agora no S 300 , e eu comentei , Iludiram aos Idiotas ,nossos Militares vivem mesmo de MIRAGENS Mentirosas , eles Mentem e Acreditam em suas Mentiras !

    • Meu caro infelizmente na Republica da Mandioca chamada de Brasil os lideres militares e politicos ate muitos cidadãos que por aqui passam estão e sempre estiveram mais preocupados com as comodidades e o serventismo! Pois não passam de prostitutos e capachos ao serviço do seu procheneta que sempre impediu o crescimento militar e economico e ate crescimento ideologico dessa Grande Republica da Mandioca

      • No Brasil, as forças armadas são meros cabides de emprego, os militares gostam de sombra e água fresca. Portanto, eles preferem baixar a cabeça e viverem sossegados e submissos. Quando os USA caírem e outra super-potência surgir, os militares brasileiros se alinham e passam a servirem subservientes a essa nova potência.

    • Tenho as minhas duvidas..creio que seja um erro da Russia vender o S-400 a Turquia. O presidente turco Erdogam ja mostrou que não é de fiar e que muda de lado conforme lhe conveem e as vezes que quiser.

  8. ………………colega Diego…independente do S-400 ser um sistema mais barato que qualquer outro((como afirma o colega) o velho Erdogan bateu o pé e só quis êle mesmo….em outubro de 2016 Russia e Turquia assinaram um acordo pra construção de um gasoduto através do Mar Negro pela Gasprom chamado Turkstream ao qual deu início à construção do em maio de 2017….cabe ver que a Rússia está acossada por sanções,porquanto o Putin frente a essas condições não deixaria de “mimar” Erdogan pra “agradecer” a permissão do gasoduto…aliás,os russos ja tinham vendido sistemas S-300 à Grécia em 1990 e em 2013 para a Venezuela……….Sds…..

  9. Se o S400 “ou outro sistema de defesa” fosse uma avioneta carregada de pó de certo o Brasil teria muitos S400 em muitas fazendas.
    Aquele que domina vence..e hoje mais do que numca quem domina e controla os céus vence. E com todos meios existentes misseis balisticos misseis de cruzeiro caças helis e drones ..com tantas “”primaveras arabes” com todas escassez de recursos a aumentar no mundo e o Brasil com toda sua riqueza continua a assobiar para o lado. Ha que manter as massas na idiotalização

    • Em muitos triplexes,sítios,institutos,JBesses,empresas de joguinhos do filho prodígio e etc..,não se esqueça disso professor petralha.

      • Esta errdo nao sou o professor e sou bem contra o vermes lulas temeres e bem contra aquele ser estupidamente burro que estoca vento. Alias basta um ou dois neuronios e ver em outras postagens minhas aqui no PB. Sera que a parte de fazendas com avionetas carregadas de pó lhe tocou ou foi so a parte da idiotalização em massa? Fiquei confuso.

      • Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
        17 de setembro de 2017 em 02:25

        rsrssrsrsssss… defendendo o indefensável que nem a patota esquerdalha quer mais… rsrsrsrssss… tá braba a coisa pro seu lado, comuna… se esforce mais…

  10. A Turquia havia selecionado o sistema chinês HQ-9.
    Todavia era um tempo em que a Turquia estava em melhor momento com a OTAN e com os EUA e por isso acatou as pressões no sentido de rescender o negócio. de lá para cá houve o golpe fracassado contra o sultão e o humor de Ancara mudou muito para com os europeus e norte-americanos…

    Com o S-400 Erdogan consegue um sistema tido como superior ao HQ-9 e com um preço bom para este tipo de arma… Não dá para reclamar.

  11. Lucas - Treine enquanto eles dormem... estude enquanto eles se divertem... persista enquanto eles descansam... e então viva o que eles somente sonham...
    14 de setembro de 2017 em 23:27

    O caminho da independência passa pelo desenvolvimento de armamentos com tecnologia puramente nacional… não precisamos dos EUA e nem dos Russos… essa deveria ser a mentalidade reinante… os turcos, ainda que escapem das mãos dos americanos, estão indo para as mãos dos russos… não há independência nessa atitude… reclamam dos militares brasileiros, mas se temos alguma tecnologia bélica devemos a ele, e somente a eles… desde desenvolvimento de centrífugas para beneficiamento de urânio até o KC390, tudo passou pela vontade dos militares… tá na hora deles começarem a pensar em dar uma ajudinha em outras questões que está atrasando e acabando com o país… principalmente na política… adquirir tecnologia é melhor que comprar de prateleira… seja russo ou americano…

  12. A Turquia tem “opinião própria” como diria um certo comuna

    Só não vai pedir arrego pro Titio Sam na hora que o bicho pegar eim, senão vai ficar feio rsrs..

    • A Turquia tem “opinião própria” como diria um certo comuna
      Só não vai pedir arrego pro Titio Sam na hora que o bicho pegar eim, senão vai ficar feio rsrs..como os brazileiros que vivem de 4 para os eua e louvando como os eua e grande poderoso e rico !

  13. Enquanto certos puxa-sacos dos EUA ATACAM, esquecem do Brasil.
    Na verdade querem nos ver fazendo parte da bandeira dos EUA.
    PARA ESSES QUE ESTÃO VENDENDO NOSSO PAÍS, UM LEMBRETE HISTÓRICO, CEDO OU TARDE, TODO TRAIDOR CAÍ.

  14. quem não pede armamento russo ou chinês para nossas forças segundo a teoria vermelhusca é “colonizado” posso rir ? Não, não vou rir pq essa piada é muito sem graça

    E olha que gosto de vários equipamentos russos, um par desses sistema desses para o Brasil, seria sensacional !!

    Mas, tem a diferença entre pedir um equipamento no estado da arte e que seja bom, para aquele cidadão que fica CHORANDO nos fóruns e blogs, e EXIGINDO que as forças armadas brasileiras parem de comprar equipamento ocidental, e comece a comprar tudo que é russo e chinês, pq assim na cabecinha doentia dele, deixa de ser “colonizado”

    Oh dó !!!

    deixa-me recolher, observar e aprender a ser um tapado ideológico ! Não obrigado

  15. Você não precisa aprender a ser um tapado ideológico. Você já é capaz de ensinar isso, Alessandro.

    Chega a ser hilário como vc aponta os dedos acusadores para os outros e não percebe em si mesmo as mesmas cegueiras ideológicas de que acusa os outros.

  16. tem 3 grande polos de poder no oriente medio 1 xiita(persia) outro sunita(turquia) e israel “inimiga dos mulçumanos” como uma base avançada dos eua
    reis luxentos salditas so cogoes de redomas de ouro e para isso o fortalecimento do egito porque a outra potencia sunita tem fortes afinidades historicas culturas com a china e se consideram os reais senhores dos sunitas como eram os mamelucos …so nao assumen agora porque tao criando sua base tecnologica para isso usando o ocidente !
    os eua ainda vao perder todo o oriente medio para a china kkkkk

    • Persas não são considerados árabes…

      O fortalecimento se dá em TODA a Península Arábica, e tem apenas um propósito: conter o Irã e sua influência crescente na região… Paz é equilíbrio… Por isso os americanos estão permitindo rios de equipamentos para esses países. A idéia é arma-los para que eles se defendam, uma vez que o Tio Sam está mudando o foco de suas atenções para o Pacífico.

      Os egípcios são apenas uma parte disso, e estão recebendo uma pancada de equipamento francês e americano. O equipamento russo, que era dominante, nada mais é agora que apenas uma parcela de tudo o que usam… E nesse caso, a questão não é somente contrapor-se a ameaça iraniana, mas também manter um poderio capaz de fazer-se presente sobre a instável Líbia, dividida em redutos de grupos extremistas que ameaçam diretamente aquele país e, por tabela, os vizinhos. É do interesse da OTAN, portanto, um Egito forte.

      Quanto a chineses, a influência destes ainda é limitada. Tanto quanto querem se contrapor aos americanos, não querem se contrapor aos russos de momento, visto que estes ultimos estão ainda reestruturando o que sobrou de sua própria influência no Oriente Médio e certamente iram chiar em ver uma China mais presente… E melhores relações eles tem com iranianos que com o restante dos árabes…

      • O interesse dos EUA em super armar os países da península Arábica e os seus próximos é para queles vendam armas para grupos terrorista “moderados”. E também para que eles depois se mordam em lutas sangrentas.
        Aquele povo são netos de beduínos comerciantes e selvagens. Eles veem em grupos como ISIS, um certo saudosismo do passado de nomadismo, sangue e fundamentação religiosa.

      • Persas não são considerados árabes… eu sei por isso botei persas nao iraniano a religiao que os separa ainda ira unilos e o jogo das cobras do deserto !

  17. Os turcos estão a fugir dos sistemas anti-aéreos ocidentais faz tempos! Tudo o que a OTAN passou pra eles foram no máximo tanques usados, como o que ocorre conosco. (não reclamo das compras dos Lopard e Gepard são bons pra nossa configuração).
    Mas a OTAN pensa e age somente para os atores principais da OTAN, isso que os turcos estão dizendo.

Comentários não permitidos.