Defesa & Geopolítica

Argélia assina megacontrato para aquisição de pelo menos 300 veículos de combate “Terminator-2” BMPT-72

Posted by

Imagem Precise 3d

Informações: Rustam

tradução e adaptação: E.M.Pinto

Impressa especializada Argelina (Menadefense ) confirma informações divulgada pela mídia russa (Pravda) de que as forças armadas da nação Africana negociava e agora efetivou a compra de de cerca de 300 veículos blindados BMPT-72 Terminator 2. Segundo a nota as primeiras unidades serão recebidas já em 2018.

Em 2013 o Pravda havia divulgado informações sobre os testes do BMPT-72 na Argélia, na altura, os veículos teriam despertado o interesse do Exército Argelino que almejava uma arma capaz de fortalecer o poder de suas unidades blindadas.

Na data de ontem 07.09.2017 o “Pravda.ru” relatou já haver um contrato para o fornecimento dos veículos BMPT-72 para a Argélia. De acordo com a publicação, o contrato mantido em sigilo, foi assinado ainda em 2016.

Já o Menadefense,  afirma em sua nota que o fornecimento dos veículos de combate começará no primeiro trimestre de 2018 e continuará até o final de 2019. Segundo a fonte, os requisitos do Exército Argelino exigem a modificação do chassis, cuja base será padronizada para o modelo empregue nos seus carros de combate T-90SA, já em operação pelo Exército Argelino.

É importante destacar que o contrato não foi assinado em 2013 porque o Exército Argelino aguardava modificações no projeto e uma versão mais avançada do BMPT Terminator-2. O que de fato, acabou acontecendo com um novo projeto que contempla a redução  massa total do veículo bem como do número de tripulantes de quatro para três integrantes.

Em nota o “Menadefense” afirma que o número total de BMPT-72 encomendados pela Argélia excede 300, sua principal tarefa será apoiar as divisões de carros de combate T-90SA e garantir a proteção das colunas em ambientes de elevado risco substituindo os atuais veículos e sistemas que estão incumbidos desta capacidade.

Atualmente, estas funções são responsabilizadas para dois tipos de veículos. Para alvos aéreos os veículos a defesa fica pro conta dos Shilka ZSU, já apara alvos terrestres, a defesa é executada por unidades 4×4 Land-Rover equipados com mísseis ATGM Kornet-E.

Nota: O conteúdo deste artigo é de total responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site.

46 Comments

shared on wplocker.com