Lançada em 1997, a pistola 938 é produzida na nova fábrica da Taurus, localizada na cidade de São Leopoldo, seguindo os mais rígidos protocolos de qualidade e segurança.
O armamento, fabricado com armação em duralumínio, possui sistema de disparo com cão, ação simples e dupla e miras totalmente reguláveis. Os punhos da pistola possuem acabamento emborrachado, proporcionando maior conforto para o atirador.
Trata-se de uma arma compacta e versátil, perfeita para uso em defesa pessoal, para as forças de segurança e a prática de tiro esportivo. O equipamento é oferecido no calibre .380 ACP e possui capacidade para quinze cartuchos.
Conheça os diferenciais do modelo 938 no vídeo abaixo:
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=DqQ94z5gYbQ[/embedyt]
Fonte: Taurus
A titulo de curiosidade, essa pistola surgiu da necessidade de modificar o sistema de trancamento do curto recuo, a Taurus usava nas pistolas PT92,100,101 o sistema beretta onde o cano somente corre para trás e não báscula para baixo, isso impedia o bom funcionamento de munições como .40 . Em 1994 eu trabalhei nesse projeto em apoio ao Sr, Gilvan, subtenente do EB . O projeto consistia em usar a mesma armação e mecanismo de disparo da PT92 mas com um ferrolho e cano que trancada e basculava o cano, assim com a descida do cano ele ficava mais alinhado a munição do carregador , Foi feito um protótipo cujo slide era muito feio, redondo , esse protótipo seguia a orientação do dono da taurus , em uma reunião eu apresentei um desenho de um ferrolho como o usado, e também levei um ferrolho que eu havia feito , e foi decidido que o ferrolho , perfil externo deveria ser esse, como o que eu apresentei . A pistola em questão era a PT908 em calibre 9mm , com uma versão PT940 em calibre .40 S&W e depois uma versão maior, full , PT945 em calibre .45.
Eu tb apresentei um versão de alca de mira regulavel que não veio a ser fabricada, durante o desenvolvimento dessa pistola eu fabriquei varias pecas do mecanismo que seriam um pouco diferente devido ao uso de desarmador de cão, tb criado pelo Sr. Gilvan.
Essa dispara sozinha??
NÃO… essa é a ÚNICA que presta…não conheço as atuais TS, mas parece que resolveram a questão com um novo projeto… eu, particularmente, não gosto de pistolas sem o cão aparente…
Quando leio “rigoroso controle de qualidade” e Taurus na mesma frase, não consigo parar de rir.
Boa arma.
Tenho a versão 9 mm , a 915 e com boa manutenção e munição de qualidade, nunca deixa na mão.