Defesa & Geopolítica

FX2: Representante da Saab admite que contratou lobista para chegar a Lula

Posted by

Em seu depoimento à Justiça Federal, Bengt Janer, o Diretor do Programa Gripen no Brasil para a Saab, conta que contratou o lobista Mauro Marcondes porque “não conseguia chegar no ministro Nelson Jobim e no presidente Lula”.

Janer deixa claro que, apesar da concorrência técnica, a decisão política era fundamental. Por isso, a necessidade de se aproximar da cúpula do governo, especialmente de Lula.

“Como o ministro da defesa não nos recebia e não se mostrava interessado na nossa proposta…Ele dizia que nosso avião era de papel… Nós nos aproximamos do Mauro para que ele levasse nosso projeto aos contatos dele, inclusive ao presidente da República.”

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=NAnT5op3r8s[/embedyt]

O sueco diz que Mauro falava da antiga relação dele com Lula. “Quando o conheci, o Mauro falou sobre o passado dele, que foi um dos pioneiros na área de negociação com os sindicatos e tinha introduzido (sic) o sindicato metalúrgico com os sindicatos da Europa.”

“A venda de caças é um projeto extremamente político. Veja o presidente da França, dos Estados Unidos… A Suécia não tinha o mesmo acesso que tinham os outros.”

Bengt Janer, também contou também à Justiça Federal que o contrato com o lobista Mauro Marcondes, além de pagamentos mensais para abrir caminho para a Saab até Lula, previa o pagamento de um “bônus de sucesso”, que ele não soube dizer o valor.

O sucesso foi total.

 

Fonte: O Antagonista

57 Comments

shared on wplocker.com