General Dynamics Land Systems apresenta seu sistema de defesa antiaérea Stryker MSL

A  General Dynamics Land Systems apresentou uma nova variante da família  Stryker o Stryker Mobile SHORAD (Short Range Air Defense) – ou Stryker MSL. A apresentação ocorreu no Simpósio de Defesa ( Space and Missile Defense Symposium ) em Huntsville, Alabama.

Seu objetivo básico é proporcionar proteção móvel contra mísseis de cruzeiro, veículos aéreos não-tripulados (drones), helicópteros e aviões. A estrutura do Stryker foi modificada para receber uma torre Avenger  fabricada pela Boeing no qual pode ser equipada com misseis Hellfire, AIM-9X ou Longbow Hellfire.

O sistema e montado sobre Stryker proporciona alta mobilidade nos mais variados terrenos. A tripulação é composta de três homens e e o sistema esta integrado em conjunto com radares americanos NA/MPQ-64F1 Sentinel. O Sentinel identifica alvos aéreos a distâncias de até 75 km, e em altitudes de até 15.000 m.

25 Comentários

  1. Otima ideia, veiculo 8 x 8 versão pick-up multi funcional, leva míssil ar-ar mas pode levar míssil anticarro, canhão 105 mm, lança foguetes.

    • Provavelmente não. Sempre mendigando. por isso caro Alan deixei de acreditar numa solução para equipar nossa Forças com produtos de qualidade, ou melhorar e aperfeiçoar nossa Indústria de defesa. Precisamos urgente de uma defesa Antiaérea e caças. Na verdade precisamos reequipar tudo.
      Abraços.

      • O Brasil, no todo, quer áreea militar ou civil ou político, se comporta como se estivesse em outro planeta que não a Terra, pois não temos investimentos, não temos política industrial, nem desenvolvimentista, não, o modo de agir é diferente do resto do mundo – os países “normais” – que se preocupam com seu cidadão, com sua fronteira, com suas reservas minerais e de petróleo, e que presam por gerar empregos nos seus países, aos contrário de nós.
        Nós só temos a oferecer “uma classe de politicos, os mais corruptos que já pisaram no planeta Terra, que tem mestrado, doutorado e PHD como assaltar, delabidar o Estado brasileiro a luz do dia, e nada acontecer, nada pagar em termos de sanção criminal, chegando ao ponto de descriminalizar suas atitudes, como se fosse normal contar com empresariado desonesto, como ficar rico mais rápido do que imaginável.
        Esse é nosso Brasil, que assim continua a negar ao seu povo os serviços de Educação, de Saúde e Segurança Públicas, de servições básicos como infraestrutura (transportes, estradas, água potável e tratamento de esgoto), pois anualmente são desviados R$ 200 bilhões de reais, só em propina a seus idealizadores.
        Assim fica difícil garantir um futuro melhor a cada brasileiro que a cada A cada hora nascem 321 bebês no Brasil. São 5,36 por minuto. È TRISTE

  2. Ficou muito bacana viu e mortífero também, que poder de fogo. Poderíamos usar como base para algo nacional similar.

  3. Muito interessante…

    O único sistema SHORAD hoje em serviço no US Army, salvo melhor juízo, é o ‘Avenger’, que utiliza um Humvee como plataforma e opera o míssil ‘Stinger’.

    Esta categoria aparentemente apresentada pelo sistema americano, viria a cobrir uma lacuna que se vê presente a tempos.

    É, em parte, reflexo de uma “quase certeza” de não se poder contar com da dominância do espaço aéreo, além de uma necessidade de um sistema SAM que possa prover defesa contra ataques de saturação; algo muito similar ao que os russos tem hoje com ‘Pantsir’.

    Parece claro que fará uso de mísseis com seeker, o que teoricamente permite uso de radares na banda L ou similar, que podem atuar tanto da direção de tiro como na vigilância sem maiores dificuldades ( para mísseis com cabeça de busca somente ).

    Contudo, o ‘Sentinel’ opera na banda X, o que significa que poderão haver radares de aquisição adicionais. Se for o caso, então é possível operar radares VHF para acusar a presença de alvos de baixa detectabilidade, utilizando o diretor de tiro para varrer na direção certa e adquirir os alvos com precisão para efetuar a direção de tiro. Também é plausível a operação somente com o ‘Sentinel’, mas isso não seria evidentemente o mais recomendável…

  4. Que torre “malvada”. Tem mais poder de fogo que algumas de nossas corvetas. Uma versão tupiniquim poderia ser armada com uma versão do MSS-1.2 e A-Darter. Mas, neste momento não sei dizer se é israelense ou brasileiro. Então fico em dúvida se seria de fato uma versão nacional.

      • Caro Sérgio
        Com a entrada em serviço do Guarani acha que mesmo que precisamos desse blindado?
        O Guarani é um projeto moderno, já temos mais de 200 blindados que suprem muito bem a necessidade do EB.
        Fazendo comparações entre ambos os veículos de transporte de pessoal, podemos dizer que são equivalentes, tanto nas dimensões, blindagem, potência e poder de fogo. Creio que a única desvantagem do Guarani em relação ao Stryker é por ser 6×6 contra 8×8, porém o blindado brasileiro é anfíbio e o stryker não, esse detalhe em nosso terreno possui muitos rios faz muita diferença.

  5. “alan
    9 de agosto de 2017 at 10:57

    e nosso alto comando pensa em algo similar feito aqui ?”

    se desenvolverem a indústria e tecnologia nacional criamos concorrência e não ficamos mais dependentes das sucatas/porcarias estrangeiras superfaturadas que nos empurram goela abaixo…

    nossos “irmãos e amigos do norte” perdem a correia e o monopólio que detém sobre nós e o nosso mercado consumidor..

    • É triste governos pilantras e lesa-pátria que só dão valor em empresas estrangeiras…que só sugam a sociedade e todo lucro é depositado no exterior…essa é a república dos bananas..

  6. Parece-me que os EUA vai começar a se equipar contra nações que tem helicopteros de ataques, drones e caça-bombardeiros (China, Russia)

  7. Fico pensando : um deslocamento em terreno sujo, cheio de detrito, em velocidade…! O que ocorre caso os mísseis sejam atingidos por detritos sólidos em alguma área sensível? Será que tais mísseis possuem a robustez necessária para suportar todos os tipos de intercorrências à que estarão expostos ?

  8. temos projetos paralisados, arquivados, destruídos e roubados e mais tarde se vê adiante países com os projetos desenvolvidos por nós , porque não damos prosseguimento à pesquisa, ao conhecimento…enfim tornamo-nos dependentes tendo em vista a roubalheira e entreguismo de muitos lesa -pátria e digo que se aplica a qualquer ideologia neste país. Nacionalismo e amor à Pátria acabou-se há muito.

  9. Não querendo ser chato, mas cade o radar? Ele vai a reboque Stryker? Não me parece que naquela pequena torre caiba o radar e mais a motorização de giro e todo o sistema. No Wikipedia tem uma fotinho do radar. Acredito que nesse primeiro momento só funcione com o sistema eletro-ótico de aquisição. Então salvo uma miniaturização considerável ele deve fazer uso do radar via data-link.

  10. Tem um chines realmente com o radar em cima, digitem no google:

    The Yi-Tian air defense system

    É um blindado 6×6, não sei se dá para fazer isso no Guarani o chines me parece ser maior.

Comentários não permitidos.