Caça de quinta geração russo conhecido como PAK FA (T-50) foi batizado de Su-57

O protótipo do avião de combate russo conhecido como PAK FA (T-50) foi batizado de Su-57 após sua nova fuselagem passar nos testes.

Segundo seus criadores, o armamento e os motores do caça ainda serão testados antes de se iniciar a produção em série.

O 9° protótipo do PAK FA recebeu motor Izdelie-30, de quinta geração, versão modernizada do motor Al-31 do Su-27, que será testado no final do ano.

Com o novo motor o Su-57 poderá manter velocidade de cruzeiro supersônica, ou seja, voar a 2 mil km/h.

Os novos materiais compósitos da fuselagem também melhorarão as habilidades furtivas do caça, dificultando a detecção por radares de possíveis inimigos.

Mas os primeiros oito Su-57 “provavelmente terão motores velhos”, segundo o editor-chefe da revista Arsenal Otêtchestva, Víktor Muralhôvski.

Segundo ele, é pouco provável que os produtores consigam finalizar os testes dos novos motores de quinta geração até 2019 ou 2020.

Segunda fase de testes

Ao contrário dos protótipos anteriores, o 9° protótipo do Su-57 está equipado com um conjunto completo de equipamentos radioelétricos que serão instalados na versão final do caça.

Segundo Murakhôvski, os sistemas evitarão quase todos os sistemas de defesa antiaérea.

Os primeiros testes do Su-57 demonstraram habilidades impressionantes de controle ao viajar a velocidades subsônicas e supersônicas.

A produção em massa começará após a conclusão da segunda fase de testes, entre eles, os dos armamentos do avião, segundo o presidente da United Aircraft Corporation, Iúri Sliúsar.

Ele afirma que as Forças Aeroespaciais russas receberão as 12 primeiras aeronaves Su-57 já em 2019.

Concorrentes

Os principais concorrentes do Su-57 são o F-22 Raptor e o F-35 Lightning, ambos produzidos pelos Estados Unidos.

Mas o Su-57 será consideravelmente mais barato que seus homólogos norte-americanos, de acordo com o professor da Academia das Ciências Militares da Rússia, Vadim Koziúlin.

“O caça de quinta geração russo começará a ser produzido em massa muito depois do F-22 Raptor americano, que já está em serviço nas Forças Aéreas dos EUA há seis anos”, diz.

Mas, segundo ele, o atraso não é ruim para os militares russos, que ganham mais tempo para avaliar outros aviões de combate de quinta geração antes de finalizar sua própria aeronave.

BORIS EGOROV

Fonte: Gazeta Russa

22 Comentários

  1. “Mas, segundo ele, o atraso não é ruim para os militares russos, que ganham mais tempo para avaliar outros aviões de combate de quinta geração antes de finalizar sua própria aeronave.”

    Isso confirma que o Su-57 ainda tem modificações importantes
    Nesse momento não é prudente avaliar a maior ou menor furtividade dele

  2. Os russos como sempre … veneno e antidoto … aos poucos a capacidade militar russa será insuperável , quer seja no mar no ar ou na terra …. olha que nem citei os chineses que em um grande salto quântico … será uma grande superpotência militar , ou seja …. a hegemonia militar e politica americana, já podemo afirmar que são duas coisa do passado.
    .
    E por falar nos americanos … a Coreia do Norte e o Irã já começaram a falar alto com o tio Sam .. rsrsr … mais dois pregos no caixão da hegemonia militar e política americana .. como se não bastasse a Rússia e a China … heheheh..

    • Como que a capacidade russa vai ser insuperável? Quando existirem 180 pak-fa, em 2026 ou 2028, já estarão voando caças de 6g geração no ocidente.

      • em relação ao programa f-22…o alto custo do programa de desenvolvimento da aeronave (US$ mais 66 bilhões de dólares ), o desenvolvimento de caças de quinta geração russos e chineses, a proibição de exportações e o desenvolvimento do “mais econômico” f-35 acabou por encerrar o programa de produção deste caça…hoje a força aérea estadunidense possui 187 aeronaves destas no serviço ativo sendo que o último f-22 foi entregue em 2012….em 6 de abril de 2009 a Secretaria de Defesa estadunidense cancela novos contratos e projetos referentes ao f-22 alegando seu alto custo de produção, baixa performance em condições adversas de tempo e reclamação de falhas eletrônicas relatado por pilotos…não falo aqui apenas de um problema nos sistema de oxigênio do caça…

        não restam duvidas que os programas de caças de quinta geração estadunidenses estão completamente obsoletos frente aos caças Russos e Chineses…por isto estão refazendo o projeto do f-35 praticamente todo de novo…e encostando com o do f-22 para se dedicarem ao programa de caça de sexta geração….

    • “contra a hipocrisia,golpe e a corrupção”. Ué!!!! virou direitista agora? kkkkkkkkkk. Porque, pra ser contra o que não presta não dá pra ser esquerdalha. 🙂

    • “aos poucos a capacidade militar russa será insuperável”realmente, a situação econômica Russa está muito boa,seus produtos são muito modernos, nem se fala dos blindados,A espinha dorsal é o moderníssimo T-90, e até 2030 será o T-14, a marinha, extremamente poderosa terá até 2030 3 super porta-aviões, o dezenas de cruzadores Lider, mísseis zircon, abaixo ao Imperialismo!!
      Voltando para a terra:
      Ou o preço do petróleo sobe, ou os Russos terão sérios problemas.

  3. Mais uma oportunidade perdida pelos lambe botas de americanos e europeus, o povo brasileiro !!
    Brazil terra de saque internacional e por alguns piratas locais kkk.
    Hoje em dia o pirata mor é o cabeça branca, jack escravagista rsrsr.

  4. Ufaaaa ! Ate que enfim isso vai entrar em serviço ,ja estava ficando chadoo F22 ter que ficar escoltando PIPAS por falta de um alvo que valha a pena utilizar suas capacidades , so espero que elenao seja um 4 +++++, eh ruim esperar pelos Russos eh pessimo torrar grana com JOIAS tecnologicas e coloca-las para interceptar caças acrobatas !

  5. Os russos tem as melhores aeronaves de interceptação e caça.
    Se o Brasil desse valor as FFAA, já teríamos um esquadrão de aeronaves russas. Mas…

  6. Si isso aqui não fossem uma colônia yanke poderíamos compras umas 100 Belezura dessas ai a FAB teria pela primeira vez na sua História um Caças-bombardeiro de primeira Linha mas infelizmente o Brasil e quintal dos EUA e vamos de Gripado mesmo o Frankenstein dos Ares

    • Somos tanto quintal dos americanos que compraram Mi-35 a contra gosto das FAs nacionais. E duvido que os russos nos vendam esse caça de 5G antes que se tornem obsoletos. Vc não sabe nada de geopolítica. Já pensou se a EMBRAER tivesse acesso a alguma tecnologia excepcional do tal Su57? Vc acha que os russos iriam ajudar a concorrência? SABE NADA INOCENTE ÚTIL.

  7. Considerando apenas o design, acredito que a furtividade frontal do Su-57 seja equivalente aos seus homólogos americanos (F-22 e F-35) ou chineses (J-20 e J-31), sendo visualmente no quadrante frontal o mais grosseiro dentre todos justamente o F-22 (denunciando mais de uma década de vantagem dos outros projetos F-35, J-31, J-20 e Su-57 frente ao pioneirismo do mesmo), talvez o Su-57 seja superior no quadrante lateral considerando que a cauda do Su-57 aparentemente tem um desenho mais refinado, é qualquer avião com cauda não é “imune” à detecção no quadrante lateral, (neste quesito o B1 spirit provavelmente é insuperável, mas não é um caça), já no quadrante traseiro o melhor possívelmente é o F-22 sendo o único que efetivamente possui um refinado design que parece dirimir o quanto possível sua detecção no quadrante traseiro. Claro que a pintura RAM e os robustos sistemas eletrônicos (onde os americanos podem estar na dianteira) são outros pesos na balança do jogo de ? e ? dos caças de Quinta geração, além é claro da doutrina. E ai podem haver muitas supresas, e os chineses atualmente são Houdinis em termos militares. Os russos demonstraram na Síria um show de tecnólogia e eficiência muito além do difamatório lobby bélico midiático constumeiro. Na arena de combate aéreo, um pelotão formado por EUA, China e Rússia, corre na fente, separado dos demais.

  8. É subjetivo, más este incrível bólido de combate, no quesito aparência Su-57 nasceu belíssimo, e fotógrafa muito bem.

    • OBLIVION - Não pode um homem ter melhor morte que, lutando contra o desconhecido, pelas cinzas de seus pais e pelos templos de seu Deus!
      12 de agosto de 2017 em 17:30

      Cópia do F-22… realmente muito belo…

1 Trackback / Pingback

  1. Caça de quinta geração russo conhecido como PAK FA (T-50) foi batizado de Su-57 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.