Família de veículos táticos Jeep J8 4×4

O Jeep J8 é uma versão militarizada do Jeep Wrangler civil o mesmo foi desenvolvidos para aplicações militares, os veículos Jeep J8 4×4 têm excelente desenvoltura e enfrentam com vigor qualquer tipo de terreno. Apresentados nos modelos comando e controle , utilitário,reconhecimento, transporte de tropas , patrulha, ambulância, manutenção, policial e blindado.

Possuem características únicas a viatura mede 4,63 m por 1,88 m de largura e 2,95 m de altura. O carro fica suspenso 23,1 cm do solo, e a distância entre eixos é de 1,61 m. Seu peso é de 3,36 toneladas. Ela pode transportar cinco combatentes completamente equipados ou uma carga total de 1,16 tonelada. Em circunstâncias especiais é capaz de rebocar até 3,5 toneladas – capacidade considerada ótima por seus fabricantes e usuários.

Seu motor um VM Motori A 428 DOHC  turbo a diesel, de quatro cilindros e injeção direta de combustível, despeja uma potência de quase 200 cavalos a 3.800 RPM. Em terrenos planos essa motorização permite que o veículo atinja a velocidade de 140 km/h. No Brasil esses veiculo seriam um excelente complemento do Agrale marruá e um substituto digno do Land Rover Defender atualmente em uso pelo Corpo de Fuzileiros Navais e no Exercito Brasileiro.

A Jeep possui uma unidade comercial na fábrica da FCA (grupo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Chrysler, RAM e Dodge) na cidade de Goiana, em Pernambuco o que poderia facilitar muito a operação e o suporte logístico caso o J-8 tivesse uma linha de produção no Brasil.  O Jeep J-8 nas suas mais variadas versões, seria uma excelente aquisição para o CFN e para o EB, caso venha a ocorrer a substituição dos Defender atualmente em uso.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=8K4PfTtsmGM[/embedyt]

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=-tVoi2Q4Xl8[/embedyt]

10 Comentários

  1. Wranglers são pouco usados em trilhas no Brasil porque, além de manutenção caríssima, sua caixa de direção é posicionada à frente do motor, em posição muito baixa e vulnerável a impactos.
    Marruás são melhores.

    • Eu sei que não é justo comparar . O Agrale Marrua tem uma produção quase artesanal e baixa escala e o Wrangler vcs sabem tem uma linha de montagem e escala mundial. Portanto o preço de tabela fipe é o seguinte:
      Marrua (motor diesel) R$ 211.828,00 e o Wrangler R$ 205.115,00 (motort v8). Claro que estamos falando do mercado civil. Não tenho ideia de como seria para o mercado militar. Mas para um civil o Wrangler é bem mais confortavel.

      • Vamos analisar o caso do Land Rover…

        o acordo inicial era a LR abrir uma fábrica no Brasil, se comprassem X unidades..

        Para variar o lado de cá roeu a corda e no fim deu no que deu…

        O que o EB, FAB e MB deveriam fazer é comprar o Marruá maciçamente que justificassem uma fábrica de alto nível e automatizada. Ia jogar o preço lá para baixo, viabilizando a compra deles para as polícias e civis.

      • Olha sobre o Land Rover, por um tempo o Defender foi montado no Brasil por um tempo. Por sinal que o montava era a Karmann-Ghia. Não sei se tinha alguma relação sobre esse acordo. Uma questão que vale ser comentada é que na epoca se comentou que o Defender entregue nada mais era uma versão civil com pequenas modificações entregues par a as forças armadas. As versões entregue para o exercito britanico e austrliano por exemplo tinham alterações como reforço estrutural, ausente na versão militar brasileira.

        Sobre o Marrua o mesmo ainda tem o sistema de roda livre. Aquele componente na roda dianteira que deve ser acionado manualmente para para que se acione a tração integral (4×4). Já o Defender tem tração integral permanente. Isso é algo que a Agrale tinha que melhorar. Não deveria ser esse um fator determinante mas estamos em 2017 e a Agrale tinha que evoluir.

      • Até onde eu onde lembro o lance com LR era justamente ter a mesma versão civil e militar, para vender nos dois mercados mas o cliente inicial era o EB.

1 Trackback / Pingback

  1. Família de veículos táticos Jeep J8 4×4 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.