ADSUMUS: Batalhão Tonelero realiza o ADEST MONTANHA I – 2017

Grupo de Combatentes de Montanha participantes do ADEST MONTANHA I – 2017
Em cumprimento ao Plano Geral de Adestramento, da Força de Fuzileiros da Esquadra (PGAD-FFE 2017), foi realizado pelo Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), Batalhão Tonelero, no período de 11 a 14 de julho do corrente ano, o ADEST MONTANHA I – 2017. O adestramento contou com a participação de 37 militares, dentre eles os formandos do Estágio Básico de Combatentes de Montanha ministrado pelo Exército Brasileiro. Os militares, armados e equipados, cumpriram o trajeto de aproximadamente 35 Km em conduta operacional, atravessando o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que liga os Municípios de Teresópolis a Petrópolis, Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, tendo o Maciço das Cidades Imperiais como cenário.
Os objetivos principais alcançados nesse adestramento foram a avaliação da capacidade técnica e tática dos elementos de Operações Especiais de Fuzileiros Navais nas ações em áreas de terrenos montanhosos, transpondo obstáculos por meio de técnicas de escalada.
Frio e névoa, dificuldades vencidas
O deslocamento planejado para o avanço diário no terreno era de aproximadamente 10 km/dia. À medida que o terreno era conquistado pelos Montanhistas Militares, foram efetuadas diversas ações coordenadas inerentes ao adestramento, como, por exemplo, exercícios de transposição de vias equipadas com rapel, cordas fixas e lepar.
O adestramento serviu para exercitar a capacidade do Batalhão Tonelero de realizar operações em terreno montanhoso e clima frio.
“Para frente e para o alto, Montanha”.
Fonte: MB