Indústrias de Defesa contarão com acesso ao Fundo Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para se instalarem na região

Outro fator importante nesse esforço da Defesa em instalar indústrias nas duas regiões está relacionado à questão da exportação

Recife, 27/07/2017 – A partir de agora, indústrias de defesa que quiserem se instalar na região Nordeste do País poderão contar com financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) operacionalizado por bancos da região e gerenciado pela Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (27), após participação do ministro da Defesa, Raul Jungmann, na 21ª Reunião do Conselho Deliberativo da SUDENE, que contou ainda com as presenças do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e do secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Flávio Basilio.

“Isso significa tecnologia, inovação, empregos e impostos, que é tudo o que a gente precisa para alavancar o desenvolvimento na região Nordeste”, comemorou o ministro Raul Jungmann. “A Base Industrial de Defesa responde por quase 4% do PIB brasileiro, tem faturamento de mais de R$ 200 bilhões, emprega diretamente 60 mil pessoas e indiretamente 240 mil”, completou.
As tratativas entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Integração e a Sudene no sentido de conseguir esse incentivo para o setor foram iniciadas no final do ano passado e atendem a uma necessidade de descentralização das indústrias de defesa no país, atualmente muito concentradas nas regiões Sul e no Sudeste.

O ministro Jungmann explicou que as necessidades da Defesa Nacional estão cada vez mais voltadas para o Norte e o Nordeste por causa, principalmente, do desafio de coibir ilícitos na região de fronteira.

Desta forma, cresce a demanda por equipamentos e serviços de manutenção feitos pelas indústrias de defesa.

“Além do desafio estratégico, a descentralização de nossas indústrias e essa indução para Norte e Nordeste que estamos promovendo vai gerar emprego, renda e desenvolvimento tecnológico para essas regiões”, esclareceu o ministro da Defesa.

Outro fator importante a ser levado em consideração nesse esforço da Defesa em instalar indústrias nas duas regiões está relacionado à questão da exportação, tendo em vista que o escoamento de toda a produção nacional é feito por vias aquáticas.

“A indústria de defesa não produz somente para o público interno, ela precisa exportar e, neste sentido, a região Nordeste apresenta excelentes condições de logística, com portos e com a possibilidade de associar os modais naval, aéreo e terrestre”, explicou o secretário Flávio Basilio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa

7 Comentários

  1. Antes tarde do que nunca! essa noticia chega em boa hora e num momento em que o desemprego bate as portas dos brasileiros pelo país afora. A força e a capacidade produtiva dos nordestinos é inquestionável, já as oportunidades concedidas e a falta de politicas públicas são inversamente proporcionais a capacidade do povo.

    Talvez, a partir de agora, esse cenário comece realmente a mudar, pois existe um fio de esperança. É fato que a indústria de defesa atua não apenas como um catalizador do processo de desenvolvimento social e econômico, mas o seu principal benefício é o aporte tecnológico gerado e que influencia diretamente na formação de mão de obra específica e altamente qualificada. Tal influência transborda para o setor educacional, promovendo o avanço técnico, universitário e científico.

  2. então vejamos eu ate gostaria que essa noticia fosse forte e que isso fosse acontecer em menos tempo pois para mim que sou de são Paulo capital vejo o nordeste como o mais forte lugar do DNA brasileiro cultura forte desse a época do descobrimento alias o brasil começou pelo nordeste

    então essa é uma boa medita que talvez sera implementada
    mas vejamos a realidade

    https://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/308804/Corte-no-PAC-é-ataque-cruel-contra-o-Nordeste-diz-Humberto.htm

    a noticia diz sobre a realidade de hoje vejamos o PAC são obras no próprio nordeste que já estão em andamento

    então se ele esta parando o que já esta sendo construido

    PORQUE vou ter que acreditar no que vai ACONTECER ainda

    nos podemos modificar o presente e o presente ele esta destruindo o futuro soldados a Deus pertence

    esquece esse papo furado de brasil pais do futuro e sim brasil pais do presente se o presente é um lixo por qur vocês vao acreditar no futuro que eles estão falando

    o presente e agora e estão cortando o DESENVOLVIMENTO do pais e do NORDESTE sim .

1 Trackback / Pingback

  1. Indústrias de Defesa contarão com acesso ao Fundo Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para se instalarem na região | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.