Comando Militar do Leste ainda não recebeu orientação sobre Plano Nacional de Segurança

RIO — Após o Governo Federal anunciar, na sexta-feira passada, a possibilidade de liberar militares das Forças Armadas para operações pontuais no Rio, o Comando Militar do Leste (CML) informou, nesta segunda, que ainda não recebeu nenhuma orientação de como será essa mobilização. A ação, prometida pelo ministro da Defesa Raul Jungmann, faz parte do Plano Nacional de Segurança, cujo foco principal será o Rio.

“O Comando Militar do Leste informa que, até o momento, não recebeu as diretrizes do Comando do Exército Brasileiro versando sobre ações do Plano Nacional de Segurança”, disse, por meio de nota.

O Ministério da Defesa afirmou, no entanto, que a estrutura do Estado-Maior Conjunto (EMCFA) — cuja meta é planejar o emprego integrado de efetivos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica — está sendo finalizada pela Força Nacional desde sexta-feira passada. Com o EMCFA pronto, o Governo garante que as diretrizes chegam ao Comando Militar do Leste ainda nesta terça.

As operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs) — realizadas por ordem expressa da Presidência da República e que concedem aos militares a autorização para atuar com poder de polícia — serão estabelecidas para cada ação apoiada por homens do Exército, da Marinha e Aeronáutica. Um núcleo de inteligência vai definir quando os militares serão empregados e quantos homens serão necessários. O planejamento prevê tropas eventualmente patrulhando estradas, aeroportos e instalações sensíveis para evitar fuga.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, declarou na sexta-feira que o governo federal deve priorizar ações surpresa para combater a criminalidade do Rio de Janeiro. Ele afirmou que as críticas à reunião desta quinta com o presidente Michel Temer para discutir a situação da região são “injustas” e que o governo deve colaborar com “tudo o que dispõe em termos policiais”.

Ainda de acordo com o ministro da Defesa, os militares permanecerão nas ruas da cidade até dezembro de 2018. O ministro não informou o efetivo das tropas que participarão das ações.

Fonte: O Globo

7 Comentários

  1. O Rio de Janeiro aos poucos está se transformando em um verdadeiro palco de guerra igual aos que se ver lá na Síria, grupos criminosos altamente armado e um governo mais preocupado em se fazer enchendo malas de dinheiro e um congresso mais voltado em se locupletarem … fazendo leis para que beneficiem eles mesmo.
    .
    Enquanto isso … grupos criminosos mandam e desmandam no braZil .. e tem gente que quer pagar incêndio com gasolina, como o idiota do Bosonaro que quer liberar geral armas para todo mundo .. uns querem dar saúde e educação para todos .. já a politica social do Bosonaro ….é dar armas para todo …HAHAHAHH …tragédia anunciada .
    .
    .
    *******************
    .
    EUA RESPONDEM POR 60% DAS VENDAS DE ARMAS NO MERCADO NEGRO
    .
    Maior parte das armas, que são vendidas no mercado negro, é comprada dos EUA, diz pesquisa realizada pela RAND Europe e pela Universidade de Manchester; segundo o levantamento, cerca de 60% das armas no mercado negro são provenientes dos EUA e outros 25% são de países europeus; pesquisa acrescenta ser pouco provável que armas vendidas no mercado negro pela Internet sejam utilizadas em conflitos de grande escala, mas, mesmo assim, não descartam que possam ser usadas por terroristas e outros criminosos; comércio ilegal foi estimado em mais de US$ 1 bilhão
    .
    * brasil 247

  2. Plano Nacional de Segurança deveria ser entendido como um sistema de contra-espionagem para defender nossa soberania.
    Quem deveria invadir as comunidades pobres são os programas sociais de inclusão e qualificação.
    A menos que não interesse nem uma coisa nem outra.

  3. Existem várias *Conversas Fiadas* , uma foi o **Desarmamento** , outra é que **Falta Educação** , outra **Políticas Sociais** , etc, porém não se toca na verdade sobretudo no Rio de Janeiro . Um ExGovernador ( deve estar no inferno ) teve em sua Orientação política para o Estado e Cidade do Rio de Janeiro o Lema, ** FAVELA NÃO É PROBLEMA , MAS SOLUÇÃO **, neste momento os Esquerdopatas Apoiavam e diziam que os contras não Gostavam de Pobres . Educação , desde 1982 no nosso Estado e mais ainda a partir de 2003 , nunca se falou tanto em Educação , mas a realidade é que nossos Estudantes passaram apenas a Comedores de Merenda , hoje no Rio de Janeiro ,nem se fala mais Português , esta Vergonhoso a formação educacional . Desarmamento , ONGS como o Viva Rio tinha até estrangeiros que diziam ,a população desarmada deve somente chamar a Policia , ela em alguns minutos a socorrerá , o Cidadão Arma o Bandido com suas Armas, etc. Todos nunca colocaram o DEDO na Ferida , como Leis Verdadeiras para Criminosos , exemplo Crime de Receptação , Pena Máxima 4 anos , assim o Crime de Roubo a Cargas Crescerá espetacularmente , até por ser Condenado a Pena de 4 anos , o Receptador não será Preso , e continuará a Financiar e Encomendar Roubos ; Políticas Sociais nas Favelas uma parte será interessada , mas os Imediatistas , principalmente a Juventude , não se interessará , Punição ao Porte de Armas de Guerra , sofrem as mesmas Penas dos Portadores de Garruchas , Revolveres 22 , 32 e 38 , e agora , Ongs , Direitos dos Manos etc , vivem espalhando que o Brasil tem a 4a população carcerária do mundo , mas eles e o povo brasileiro imbecilizado , não vai a frente e diz , mas o Brasil disputa com a INDONÉSIA , como quarto país mais populoso do mundo , por isso não se deixa e não interessa aos Bandidos do Congresso que se aumente as Penas neste caso !

  4. pelo amor de deus
    acho que o pelotão não entendeu a noticia ,

    eu vou traduzir
    o governo federal diz com toda pompa sobre esse plano ,mas na realidade não foi passado nada para o comando

    isso é gravíssimo estão brincando com a segurança da população do rio e do brasil

    no nordeste esse desgoverno foi na época das enchentes e o governador do local hoje diz que foi apenas para gringo ver nada do que foi anunciado foi feito

    vejam eu nem quero ficar aqui falando desse lixo de desgoverno mas ele faz por onde

    ele faz tantas coisas erradas que eu acho que faz por querer mesmo , eles querem uma convulsão social

    so os coronel não estão vendo isso vai sobrar para quem ?
    vao fazer com o rio de janeiro igual fizeram com o espirito santo
    nada que sai da boca dessa capeta transvestido de presidente é verdade um lixo .

    • por que a convulsão social , resposta
      para não ter eleição ano que vem e eles poderem permanecer no poder
      vejam são todos ladroes da elite não querem perder o poder e poderem ser processados como comuns

1 Trackback / Pingback

  1. Comando Militar do Leste ainda não recebeu orientação sobre Plano Nacional de Segurança | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.