Trump inaugura porta-aviões ‘USS Gerald Ford’

O presidente americano, Donald Trump, inaugurou neste sábado o “USS Gerald Ford”, 11º porta-aviões da frota americana e primeiro de uma nova geração a propulsão nuclear.

“Aço americano e mãos americanas fabricaram uma mensagem de 100.000 toneladas para o resto do mundo: o poder dos Estados Unidos não tem rival”, declarou o comandante em chefe a bordo da embarcação e em um ambiente de festa patriótica, na imensa base naval de Norfolk, na Virgínia.

“Quaisquer que sejam os horizontes e caminhos abertos por este navio, descansarão tranquilos e nossos inimigos tremerão de medo”, declarou durante esta cerimônia na qual a Marinha recebeu formalmente o porta-aviões.

O “USS Gerald Ford” – em homenagem ao 38° presidente dos Estados Unidos -, que custou 12,9 bilhões de dólares, é um grande porta-aviões nuclear e o primeiro de uma nova geração de super-navios.

Antes de ir para a Virgínia, o presidente americano postou 10 tuítes sobre assuntos e personagens que envenenaram a sua semana: a investigação sobre as relações entre os membros de sua equipe e a Rússia, seu secretário de Justiça, o fracasso na reforma do sistema de saúde e inclusive o New York Times, acusado de publicar informações que impediram matar o chefe do grupo extremista Estado Islâmico (EI) em 2015.

Também defendeu a reconfiguração de sua equipe de Comunicação na sexta-feira, seis meses após sua posse. O Executivo tem uma nova porta-voz, Sarah Sanders, e um novo responsável de Comunicação, Anthony Scaramucci.

Fotos: US Navy

AFP

Edição: Plano Brasil

Fonte: YAHOO

37 Comentários

  1. Sinceramente? Não entendi o que tem a ver os twits do Trump com o lançamento do porta aviões. A matéria ficaria muitíssimo melhor se focasse no navio. Suas características, capacidades, diferenças em relação à classe anterior, etc.

  2. Excelente “belo-nave”, mas pra me, nenhum NAe, se compara aos dos russos, por causa do seu sistema de mísseis.
    Esse daí precisa de uma dezena de escoltas, pois é precioso demais para acabar destruído. Sem falar do custo dessas escoltas.
    Olhando a primeira foto, percebe-se a dimensão gigantesca dele.
    Gostaria de saber sobre os sistemas que ele tem
    Resumindo; Quem pode, pode.rs

    • O NAe russo só tem um sistema antimísseis tão completo porque eles não possuem $$$ pra escoltas. Tivessem recursos seguiriam o mesmo caminho dos americanos.

      • Um iskander russo tem 500 km de alcance a mach 5.9. A essa distância dá para um bombardeiro russo lançar e evadir sem maiores problemas, voltar para casa e assistir a bola de chamas no meio do oceano pela CNN.

      • Rafael o Iskander é um sistema para atacar alvos terrestres e só pode ser lançado de plataformas terrestres foi projetado para atacar alvos fixos como bases por exemplo portanto não pode ser utilizado para atacar um alvo como esse.

        Muitas são as especulações sobre a capacidade rusa e chinesa de atingir um alvo como esse mas só saberemos a verdade se uma guerra estourar.

        Particularmente eu iria preferir utilizar pequenos grupos de navios com porta aviões menores pois esse ai é realmente um alvo muito grande e seu deslocamento junto com vários navios poderia ser rastreado, mas o grande lance é que os EUA ainda utilizam a velha estratégia da segunda guerra com grandes grupos de navios contando com o alcance de seus aviões para atacar seus oponentes, só que na segunda guerra grandes navios e suas escoltas resistiam aos ataques e atualmente se fosse utilizado armas convencionais esses grupos também iriam resistir, no entanto com armas nucleares um único golpe já seria suficiente para neutralizar esse grupo, ou seja a estrategia dos EUA é obsoleta diante das armas nucleares e o alvo é grande demais para esconder, se eles tivessem 20 ou 30 grupos menores seria bem melhor numa guerra nuclear.

    • “Claudio Luiz
      23 de julho de 2017 at 20:04

      Primeiramente tens de conseguir chegar próximo dele”

      tipo como um submarino chinês da classe “Song” fez em 26 de outubro de 2006?!…. 😀

      os Russos e Chineses estão desenvolvendo uns mísseizinhos hipersônicos na medida pra estes alvos flutuantes…..repito, reitero e ratifico…mais um patinho da skaf pra servir de tiro ao alvo aos Russos e Chineses…estas porcarias de porta aviões só funcionam contra países desdentados e sub-armados…que não tem com o que se defenderem…é por isso que não se metem com a Coreia do Norte…que baixam a crista com ela…foi por isso que um destes alvos flutuantes nem chegou perto da região quando o regime foi ameaçado de intervenção militar pelo governo trumpalhão…passou direto pra a austrália…pois como diz o ditado…em rio que tem piranha, jacaré nada de costas… 😉

      • “…é por isso que não se metem com a Coreia do Norte…”

        “…passou direto pra a austrália…”

        ttps://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/29/internacional/1493483830_392354.html

        “…pra servir de tiro ao alvo…”

        Curioso como chineses e russos estão desesperados pra terem esses “alvos” e não abrem mão de seus programas…

        Levar a guerra no mar as suas três dimensões: ar, na superfície e sob a água… Essa é a razão de ser do NAe… Eles sabem disso, e sabem que vão lutar longe de casa… Por isso querem o NAe… Sabem que ele é a diferença entre uma marinha de águas azuis e uma marinha manca…

        “…como um submarino chinês da classe “Song”…”

        muito “fácil” um SSK fazer isso durante exercícios… Até a MB já deu essa “sorte”… Quero com o Carrier Group navegando a toda ou com todas as escoltas varrendo o fundo; isso sem contar os SSN que certamente estarão presentes…

        misseis hipersônicos…? Vamos ver primeiro o que vai sair desse saco de gatos… Se resolverem os problemas de orientação e maneabilidade…

      • Engraçado. Por que será que a China está sem empenhando tanto em construir mais alguns desses “alvos flutuantes”

      • Marco existem 2 maneiras de vc se projetar na geopolítica, uma é fazendo pressão (para isso servem os porta aviões) e outra é fazendo a guerra ( para isso servem os submarinos) a China esta querendo jogar dos 2 lados, mas se vc reparar vera em qual lado a China começou investindo primeiro.

        Como eu disse em comentário anterior ainda na estourou uma guerra para vermos quem esta com a razão, no entanto ao levarmos em conta os exercícios militares podemos ver mesmo os EUA primeiro investem em subs para garantir o domínio em baixo da água.

        Quanto ao fato da China querer um grande porta aviões ao invés de um navio menor isso se deve ao fator pressão (em caso de crise mesmo) com navios menores eles iriam mostrar menos capacidade de construção e teriam que deslocar 2 porta aviões para um dos EUA, no entanto se uma guerra acontecer e vc tiver 2 frotas ao invés de uma o seu inimigo terá que estar em 2 pontos diferentes.

        Infelizmente as potencias pensam com o orgulho ao invés da razão (e esse é o maior risco para uma guerra) basta ver os russos tentando construir subs do mesmo tamanhos dos Ohio dos EUA nos anos 80 como exemplo.

      • Obrigado pelo esclarecimento Munhoz. Concordo com você. O porta aviões é acima de tudo uma arma de dissuasão e põe muita pressão em um eventual inimigo.

      • “_RR_
        24 de julho de 2017 at 11:06”

        em 26 de outubro de 2006, um submarino chinês da classe “Song” emergiu de repente, dentro do alcance de lançamento de seus torpedos antes de ser detectado, a cerca de 5 milhas náuticas (9 km) do porta-aviões USS Kitty Hawk enquanto este estava operando no Mar da China Oriental, entre o Japão e Taiwan…o submarino foi avistado pelo piloto de um caça F/A-18C e confirmado pela tripulação de um EA-6B da grupo aéreo do Kitty Hawk…

        http://www.washingtontimes.com/news/2006/nov/13/20061113-121539-3317r/

      • “_RR_
        24 de julho de 2017 at 11:06

        muito “fácil” um SSK fazer isso durante exercícios”

        E quem disse que eles estavam em exercícios militares!?..neste incidente ninguém estava em exercício militar algum…. 😀

        “Navegava próximo a Okinawa, acompanhado de escolta, que, além das unidades de superfície, normalmente, inclui um ou dois submarinos nucleares de ataque classe “Los Angeles”. A propósito, com bastante embaraço, o Pentágono reconheceu que o submarino chinês não havia sido detectado pela força naval.”

        http://www.defesanet.com.br/prosub/noticia/5859/A-Posicao-da-Marinha-Referente-a-Submarinos/

      • E estavam fazendo o que…?

        Um deslocamento para manobras rotineiras, navegando em velocidade de cruzeiro ( talvez uns 12 ou 13 nós ), com sonares desligados… Não estavam em alerta…

        Desde o fim da Guerra Fria que não era mais rotina um SSN acompanhando a frota. E até onde sei, não havia nenhum mesmo naquela ocasião… Aliás, o próprio texto que você expôs é inconclusivo quanto a esse detalhe…

      • “_RR_
        24 de julho de 2017 at 11:06

        misseis hipersônicos…? Vamos ver primeiro o que vai sair desse saco de gatos… Se resolverem os problemas de orientação e maneabilidade…”

        mas como estes estadunidenses, Russos e Chineses são idiotas né!….todos numa corrida armamentista gastando fortunas para desenvolver um negocio sem futuro…se tivessem consultado e ouvido vc isto não teria acontecido…….hihihihihi…. 😀

      • E onde foi que insinuei que estão errados ou que armas hipersônicas não tem futuro…?

        Só disse o que já se sabe desde que começaram a pesquisar… Ou acha que é fácil conceber uma tecnologia que permita orientação e controle a velocidades superiores a mach 5 em distâncias de apenas algumas centenas de quilômetros…?

  3. Nada como um bom missel hipersônico Russo não resolva lembre-se quando maior o ego mas dura e aqueda agora doze Bi de dollares isso e que e superfaturamento e corrupção hein

  4. Uma maquina FORMIDÁVEL (compensando ate a pontuaçao ), certamente um alvo mais dificil de acertar doque as pistas de decolagem tradicionais , e eh bom lembrar que “todo barco de guerra” eh um alvo potencial , alvo por alvo pau que da no chico da no francisco , enquanto isso a turma rival se esforça para diminuir a distancia !

    • “Casuar
      23 de julho de 2017 at 19:12

      Uma maquina FORMIDÁVEL”

      Obrigado amigo Casuar…eu sei que arraso mesmo nos meus comentários…

  5. e aqui tens gente na MB que diz fazer 1 PA com U$$ 5 bilhões, até parece que alguém acredita nisso …

    como acreditar se o PROSUB já passou dos 15 bilhões a+ do que foi previsto para o custo total ,
    isso que nem chegamos na metade das construção e nenhum dos 5 SUBs chegaram na MB
    isso era previsto para 3 anos atras agora alguns dizem entregar o 1° em 2018 outro diz 2020 e por ai vai ………

  6. O pessoalzinho falando em mísseis russos, mas ignoram as contramedidas, existe uma gama de armamentos para protege-lo, seu Strike Group.

  7. Todo ataque deixa assinaturas. Localizado o ponto de lançamento, acabou a vantagem. Não importa se o alvo pesa 100.000 toneladas…Sempre ha alguém de olho nas assinaturas.. sempre

  8. O que a inveja e o viés ideológico não é capaz!
    Amantes da Rússia,como se a mesma ainda fosse comunista,e da tirania chinesa com o seu tradicional ufanismo exageram nas capacidades militares dos mesmos.
    Procuram diminuir,como sempre,os feitos dos USA em qualquer área.Devemos sempre reconhecer as capacidades daqueles que pelos seus feitos se patenteiam, mesmo que não o admiremos!
    Sejamos honestos e menos sectários!

1 Trackback / Pingback

  1. Trump inaugura porta-aviões ‘USS Gerald Ford’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.