22 de julho de 1895: Nascia o engenheiro aeroespacial soviético Pável Sukhôi

Pável Sukhôi nasceu em 22 de julho de 1895 na pequena cidade de Hlybokaye, próximo a Vitebsk, em Belarus – região que fazia parte do Império Russo naquela época.

Após formar-se na Escola Técnica Imperial de Moscou, em 1925, Sukhôi passou a desenhar e construir aeronaves, incluindo o modelo Tupolev ANT-25 e os bombardeiros TB-1 e TB-3. Ele também desenvolveu o avião multitarefas Su-2, que foi usado durante a Segunda Guerra Mundial.

Su-2

Sukhôi também criou o avião de ataque Su-6, mas Stálin decidiu não produzir a aeronave, favorecendo a construção do modelo Ilyushin Il-2 em seu lugar.

Nos anos após a Segunda Guerra Mundial, o engenheiro esteve entre os primeiros a trabalhar no desenvolvimento de jatos aéreos.

Durante a Guerra Fria, suas criações incluíram o supersônico Su-7, que se tornou o primeiro bombardeiro soviético dos anos 1960, e os interceptadores Su-9 e Su-15.

T-10 (Su-27)

A última aeronave de combate desenvolvida por Sukhôi foi o T-10 (Su-27), mas ele morreu antes que o avião estivesse operando.

IRINA SIDOROVA

Edição: Plano Brasil

Fonte: Gazeta Russa

5 comentários em “22 de julho de 1895: Nascia o engenheiro aeroespacial soviético Pável Sukhôi

  1. não foi só um gênio da engenharia…mas da arte também….foi um artista de grande renome…

  2. Grandes engenheiros da Urss forjados de fato na ponta do lápis e papel,deixaram seus nomes na historia da aviação de guerra.

    Pavel Sukhoi,Andrei Tupolev,Sergey Ilyushin,Oleg Antonov,Mikhail Iosifovich Gurevich e Sergei Korolev.

Comentários não permitidos.