Pável Sukhôi nasceu em 22 de julho de 1895 na pequena cidade de Hlybokaye, próximo a Vitebsk, em Belarus – região que fazia parte do Império Russo naquela época.
Após formar-se na Escola Técnica Imperial de Moscou, em 1925, Sukhôi passou a desenhar e construir aeronaves, incluindo o modelo Tupolev ANT-25 e os bombardeiros TB-1 e TB-3. Ele também desenvolveu o avião multitarefas Su-2, que foi usado durante a Segunda Guerra Mundial.
Su-2
Sukhôi também criou o avião de ataque Su-6, mas Stálin decidiu não produzir a aeronave, favorecendo a construção do modelo Ilyushin Il-2 em seu lugar.
Nos anos após a Segunda Guerra Mundial, o engenheiro esteve entre os primeiros a trabalhar no desenvolvimento de jatos aéreos.
Durante a Guerra Fria, suas criações incluíram o supersônico Su-7, que se tornou o primeiro bombardeiro soviético dos anos 1960, e os interceptadores Su-9 e Su-15.
T-10 (Su-27)
A última aeronave de combate desenvolvida por Sukhôi foi o T-10 (Su-27), mas ele morreu antes que o avião estivesse operando.
IRINA SIDOROVA
Edição: Plano Brasil
Fonte: Gazeta Russa
não foi só um gênio da engenharia…mas da arte também….foi um artista de grande renome…
Pena que foi um gênio a serviço de um projeto de poder nefasto, opressor e assassino.
esse pessoal acredita mesmo que os eua não agem de forma predatória e totalitária como mafiosos…patético…
Grandes engenheiros da Urss forjados de fato na ponta do lápis e papel,deixaram seus nomes na historia da aviação de guerra.
Pavel Sukhoi,Andrei Tupolev,Sergey Ilyushin,Oleg Antonov,Mikhail Iosifovich Gurevich e Sergei Korolev.
Korolev não merece ser comparado a qualquer nome da humanidade.
Estamos no espaço só por causa dele!