Defesa & Geopolítica

De volta às origens: Iraque encomenda MBT russo T-90

Posted by

Rustam- Moscou
Tradução e adaptação- E.M.Pinto

As Forças Armadas iraquianas vão adquirir carros de combate russos T-90. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa Russo.

Segundo a nota o Iraque volta-se ao seu antigo fornecedor de sistemas armas devido ao bom desempenho destes veículos nas frentes de batalha da Síria. Após avaliações por observadores iraquianos, os militares da nação árabe atestaram como significantes os desempenhos dos MBT russos no teatro de operações misto de guerra assimétrica e em larga escala desencadeada naqueles países.

Os T-90 na visão dos observadores e especialistas iraquianos provaram-se  ser os ideais para equipar o exército iraquiano. Ao contrário da campanha difamatória sobre o desempenho dos veículos, os analistas afirmam que dois MBT russos do gênero foram alvejados por mísseis anti carro em conflito contra os rebeldes Sírios e Estado Islâmico.

Na Primeira situação o veículo recebeu um disparo frontal atingindo próximo a torre e apesar da tripulação se evadir por medida de segurança, o veículo permaneceu em campo sem maiores problemas, entrando em engajamento minutos depois.
No segundo caso o veículo foi alvejado e a tripulação se evadiu, o comandante do carro teve que ser socorrido pelos colegas pois ficou atordoado ingerindo fumaça. Entretanto, tal como no primeiro caso a tripulação nada sofreu de grave, porém contrariamente ao ocorrido no primeiro evento, o veículo se incendiou por duas horas e foi perdido, mas ainda sim segundo eles o evento serviu de exemplo para provar a eficiência dos sistemas de blindagem e segurança para as tripulações.

Outros eventos não citados no relatório dão conta de casos em que os veículos foram severamente fustigados por fogo inimigo em situações das quais outros veículos do gênero padeceram levando a óbito as suas tripulações. Os analistas iraquianos avaliaram o desempenho do MBT comparativamente a outros modelos americanos e alemães que estão no mesmo teatro de operações e o resultado pendeu para o T-90.

Muitos outros fatores foram levados em consideração, porém a capacidade de sobrevivência das tripulações e dos veículos e os seus perfis operacionais foram o destaque.

A assinatura do contrato entre a Rússia e o Iraque foi confirmada por Vladimir Kozhin, o assessor presidencial sobre cooperação técnico-militar. O contrato é avaliado em cerca de US $ 1 bilhão, e o número de carros pode chegar às centenas.

Kozhin não pode precisar a quantidade real de veículos, porém ele destacou que o número de carros é realmente grande. Mais cedo, o Ministério da Defesa do Iraque informou que a compra do T-90 prevê uma entrega de cerca de  70 carros, que segundo fontes do Ministério da Defesa referem-se apenas o primeiro lote que será seguido por outros.

No seu anuário de prestação de contas a “Uralvagonzavod” atesta no entanto a execução do contrato com o cliente que prevê a entrega de “368” (Iraque, – ..) com a entrega do primeiro lote de 73 T-90S / tanques SK para o Iraque.

shared on wplocker.com