De volta às origens: Iraque encomenda MBT russo T-90

Rustam- Moscou
Tradução e adaptação- E.M.Pinto

As Forças Armadas iraquianas vão adquirir carros de combate russos T-90. A informação foi confirmada pelo Ministério da Defesa Russo.

Segundo a nota o Iraque volta-se ao seu antigo fornecedor de sistemas armas devido ao bom desempenho destes veículos nas frentes de batalha da Síria. Após avaliações por observadores iraquianos, os militares da nação árabe atestaram como significantes os desempenhos dos MBT russos no teatro de operações misto de guerra assimétrica e em larga escala desencadeada naqueles países.

Os T-90 na visão dos observadores e especialistas iraquianos provaram-se  ser os ideais para equipar o exército iraquiano. Ao contrário da campanha difamatória sobre o desempenho dos veículos, os analistas afirmam que dois MBT russos do gênero foram alvejados por mísseis anti carro em conflito contra os rebeldes Sírios e Estado Islâmico.

Na Primeira situação o veículo recebeu um disparo frontal atingindo próximo a torre e apesar da tripulação se evadir por medida de segurança, o veículo permaneceu em campo sem maiores problemas, entrando em engajamento minutos depois.
No segundo caso o veículo foi alvejado e a tripulação se evadiu, o comandante do carro teve que ser socorrido pelos colegas pois ficou atordoado ingerindo fumaça. Entretanto, tal como no primeiro caso a tripulação nada sofreu de grave, porém contrariamente ao ocorrido no primeiro evento, o veículo se incendiou por duas horas e foi perdido, mas ainda sim segundo eles o evento serviu de exemplo para provar a eficiência dos sistemas de blindagem e segurança para as tripulações.

Outros eventos não citados no relatório dão conta de casos em que os veículos foram severamente fustigados por fogo inimigo em situações das quais outros veículos do gênero padeceram levando a óbito as suas tripulações. Os analistas iraquianos avaliaram o desempenho do MBT comparativamente a outros modelos americanos e alemães que estão no mesmo teatro de operações e o resultado pendeu para o T-90.

Muitos outros fatores foram levados em consideração, porém a capacidade de sobrevivência das tripulações e dos veículos e os seus perfis operacionais foram o destaque.

A assinatura do contrato entre a Rússia e o Iraque foi confirmada por Vladimir Kozhin, o assessor presidencial sobre cooperação técnico-militar. O contrato é avaliado em cerca de US $ 1 bilhão, e o número de carros pode chegar às centenas.

Kozhin não pode precisar a quantidade real de veículos, porém ele destacou que o número de carros é realmente grande. Mais cedo, o Ministério da Defesa do Iraque informou que a compra do T-90 prevê uma entrega de cerca de  70 carros, que segundo fontes do Ministério da Defesa referem-se apenas o primeiro lote que será seguido por outros.

No seu anuário de prestação de contas a “Uralvagonzavod” atesta no entanto a execução do contrato com o cliente que prevê a entrega de “368” (Iraque, – ..) com a entrega do primeiro lote de 73 T-90S / tanques SK para o Iraque.

13 Comentários

  1. O T-90 é uma grande maquina, más para o Brasil considero desnecessário agora. Da Russia o Brasil poderia comprar mais um lote de Mi-35, esses sim fazem falta principalmente na triplice-fronteira.

    • Compartilho da mesma opinião, Mario!

      Apenas acho que, para o Brasil, o custo/benefício é muito superior aos dos nossos MBTs atuais,

      por termos forças armadas sucateadas e poucos investimentos na área!

      Por isso acho que eles seriam ideais para o Brasil na situação atual, até para desenvolver um modelo próprio e mais capaz

      sem precisarmos nos apoiar na indústria europeia pra isso!

      Poderíamos até não chegar num Armata, mas certamente com ajuda russa, chegaríamos num ótimo veículo, acima do T-90 e abaixo do Armatta, excelente para uso e para venda!

      Eu acho que deveríamos adotar sim, e parar de atualizar os alemães que temos hoje!

  2. Concordo com os comentaristas. este veículo é ideal também para nosso território. não sei o porquê de temos receio de adotar determinados armamentos de origem russa? qual é o problema? manutenção, custo-benefício? Os russos podem ajudar-nos a desenvolver nossa indústria de defesa. quais são os motivos? Ficar só dependendo do fornecimento americano tem prós e contras.

  3. Mas duvido muito que algum dia MBTs russos desembarquem aqui…Ainda mais com a presença da KMW no Brasil…

  4. O melhor Blindado que temos é a Cabeça de Nossos Militares ,realmente suas Cabeças são Blindadas ,pois são colonizadas !

  5. Prezados,

    Mesmo sendo russo, improvável que esse MBT custe menos de US$ 3 milhões. E isso certamente considerando o “basicão”…

    Um upgrade na atual força de Leo 1 brasileira certamente ficaria abaixo de US$ 1 milhão por carro e, se fosse bem feito, proporcionaria resultados muito próximos…

    O mais ambicioso projeto de modernização para o Leo 1 previa um canhão L44 de 120mm da Reinhmetall, associado ao sistema de controle de fogo do Leo 2, além de outras modificações menores, e tudo em uma nova torre. A meu gosto, acrescentaria uma blindagem modular ( blindagem reativa ) e um sistema de proteção ativa, que é o diferencial do T-90MS.

    Os ‘Abraams’, ‘Leopard 2’ e ‘Leclerc’ das primeiras gerações confiam apenas na sua blindagem para sobreviver. Isso, evidentemente, se torna claramente insuficiente, haja visto o progresso das munições e armas AT em geral, como ficou demonstrado nas atuais contendas no Oriente Médio. E assim o é porque a atual geração de blindagem composta chegou no limite do seu desenvolvimento.

    Basicamente, todas as empresas estão investindo em upgrades no sentido de complementar a blindagem convencional, com pacotes de proteções que dotam o carro de blindagem reativa e proteção ativa, a gosto ( ou bolso… ) do cliente.

    Só a título de exemplo:

    O pacote TUSK para o M1:
    h ttp://media.defenceindustrydaily.com/images/LAND_M1A2_TUSK_lg.jpg

    Leopard 2A4 Evolution:
    h ttp://media.moddb.com/images/groups/1/3/2074/Leo2Evo_with_ADS_03.jpg
    h ttp://tanknutdave.com/wp-content/uploads/2014/05/leopard-2t.jpg

    • Parabéns, RR, quase acreditei em você! quase achei que fosse uma análise realmente imparcial e que tivesse visando única e exclusivamente os interesses do [b]Brasil [/b]e não dos [b] Estados Unidos.[/b]

      Você de fato tem muita lábia.

  6. Esqueçam essa historia de T90 Russo aqui na Sub colônia yanke chamada Brasil o máximo que vem aqui e algumas sucatas estadunidense da primeira guerra do golfo e so afinal colônia e colônia ne.

1 Trackback / Pingback

  1. De volta às origens: Iraque encomenda MBT russo T-90 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.