Trump suspende apoio a rebeldes sírios

Fim do fornecimento de armas e treinamento aos insurgentes que lutam contra Assad reverte política iniciada por Obama e sugere aproximação com os russos na abordagem em relação à Síria.

Foto:  © Stringer / Reuters

O governo do presidente Donald Trump decidiu silenciosamente encerrar um programa coordenado pela CIA (a agência de inteligência dos EUA) que apoiava com armas e treinamento rebeldes sírios que lutam para derrubar o regime do ditador Bashar al-Assad. A informação foi divulgada pelo jornal Washington Post, que citou fontes anônimas, e também confirmada pelo New York Times.

A Casa Branca não comentou a notícia. Segundo o Washington Post, a decisão de cancelar o programa foi tomada há um mês e representa uma mudança estratégica na abordagem dos EUA em relação ao conflito. O fim do apoio aos rebeldes deve agradar aos russos, que apoiam o regime de Assad e já haviam deixado claro que o programa ia contra seus interesses na região.

Tal como ocorreu com seu fim, o programa foi iniciado secretamente em 2013 pelo governo de Barack Obama, mas logo a iniciativa foi descoberta pela imprensa. Os EUA contavam com participação da Jordânia e da Turquia para executar o programa. Nos anos seguintes, a eficácia da estratégia de entregar armas e fornecer treinamento para os rebeldes foi colocada em dúvida por especialistas e pela imprensa americana.

Um programa paralelo do Pentágono, por exemplo, previa o treinamento de 5 mil combatentes em um primeiro momento, mas apenas 400 pessoas passaram pelo primeiro filtro. Em setembro de 2015, o treinamento chegou a ser suspenso após a divulgação de que vários combatentes haviam desertado, o que foi negado pelo Pentágono. Também sempre houve o temor de que os rebeldes não fossem suficientemente leais e moderados e que as armas fornecidas pudessem cair nas mãos de terroristas.

Rússia

Segundo o Washington Post, a decisão de Trump agora sinaliza que o presidente americano está realmente disposto a buscar uma aproximação com os russos na abordagem em relação à Síria. Durante a campanha eleitoral de 2016, Trump já havia dito ser contra o programa. Segundo ele, o apoio aos rebeldes acabava beneficiando terroristas islâmicos que também atuam na região.

No início do mês, tanto Trump quanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, concordaram em apoiar um cessar-fogo no sudoeste da Síria. O arranjo foi acertado após uma reunião entre os dois em Hamburgo. Segundo um funcionário do governo americano ouvido pelo Washington Post, o fim do apoio aos rebeldes não foi colocado como condição para o acerto do cessar-fogo.

Outros funcionários, no entanto, encararam a extinção do programa como um grande gesto de concessão para com os russos. “Putin ganhou na Rússia”, disse um deles.

Com o fim do programa, a presença americana na área deve agora se limitar à continuidade da campanha aérea contra os terroristas do Estado Islâmico (EI) e ao treinamento de milícias curdas que combatem o grupo, e não o regime de Assad.

Fonte: DW

7 Comentários

  1. “O governo do presidente Donald Trump decidiu silenciosamente encerrar um programa coordenado pela CIA (a agência de inteligência dos EUA) que apoiava com armas e treinamento rebeldes sírios que lutam para derrubar o regime do ditador Bashar al-Assad. ”

    Saída à francesa hehehehe 😀

  2. O projeto dos americanos e seus aliados fracassou na Síria e agora querem arrumar uma solução pra não ficarem no prejuízo e uma aproximação com os russos é uma saída.

  3. Creio que essa decisão seja para que os EUA concentrem maiores esforços contra a Coréia do Norte, afinal manter-se em vários conflitos em diversas frentes é dispendioso e caro, e com certeza o contribuinte americano está com medo de um novo trilhão como aquele gasto no Iraque.

  4. Isso fez parte das promessas eleitorais de Trump que ele havia abandonado quando decidiu bombardear o aeroporto militar sirio. Na epoca o pessoal do AltRight um grupo de extrema direita que diz que Trump os traiu, dizia que Trump sucumbiu as pressoes do Deep State. Quer entao isso dizer que Trump esta se vendo livre do Deep State? Enfim noticia que pode ser desinformacao.

  5. Uma das maiores Hgadas do desgoverno Obamis(Para um boçal que chamou o bêbado ladrão de “o cara” esperar o que?) , e que se a bruxa Clinton vencesse seria aprofundado, financiar terroristas da Al Nusra deveria manter os democratas longe da presidência dos EUA por no minimo 50 anos.

  6. …………….um momento de lucidez do Trump… com o desarmamento da canalha “rebelde” as relações com os russos podem melhorar numa boa….o Obama está se roendo de raiva pois a safadagem foi obra dele……………..

Comentários não permitidos.