O estranho retorno à Coreia do Norte de desertora que ficou famosa no Sul

Os seguidores sul-coreanos de Lim Ji-hyun, uma desertora da Coreia do Norte que se tornou famosa na televisão explicando principalmente sobre as misérias de sua vida em seu país de origem, tiveram uma desilusão nesta semana.

A mulher, de 26 anos, apareceu no domingo em um vídeo divulgado por um portal de propaganda do regime norte-coreano atacando a Coreia do Sul e explicando como sua vida foi “terrível” desde que abandonou a pátria-mãe.

Seul já iniciou uma investigação para determinar como ela voltou ao norte e se é uma decisão voluntária ou, pelo contrário, foi sequestrada.

No vídeo, a mulher se apresenta como Jeon Hye-sung, seu nome original na Coreia do Norte. Vestida com um traje típico norte-coreano e um broche na lapela com a imagem dos falecidos Kim Il-sung e Kim Jong-il, é entrevistada com outro desertor que também retornou anos atrás.

Lim conta que decidiu escapar para a Coreia do Sul, onde chegou no começo de 2014, “levada pela fantasia de que lá poderia comer bem e ganhar muito dinheiro”. Mas, segundo seu relato, logo se arrependeu de viver “em um país onde tudo é comandado pelo dinheiro” e onde foi “atormentada pela dor física e psicológica”. Após trabalhar “em bares e outros lugares”, explica, decidiu voltar voluntariamente à Coreia do Norte porque sentia falta de seus pais, com quem se reencontrou em junho. “Cada dia na Coreia do Sul era um inferno”, diz, com os olhos marejados. Ela explica no vídeo como conseguiu voltar ao seu país de origem.

A entrevistadora também lhe pergunta sobre sua participação em vários programas de televisão na Coreia do Sul. Lim foi convidada várias vezes ao Club Moranbong, onde comentava como foi sua infância e adolescência durante a grande fome no país, mostrava algumas de suas habilidades aprendidas no treinamento militar no Norte e falava, entre o humor e o drama, da dinastia dos Kim. Também apareceu em um programa de encontros entre homens sul-coreanos e mulheres do país vizinho.

“Caluniei, falei mal da República Popular Democrática da Coreia [nome oficial da Coreia do Norte] porque assim me ordenou a rede de televisão”, disse a jovem nesse último vídeo. Entre lágrimas, elogia o atual líder do país, Kim Jong-un, e lhe agradece esta segunda oportunidade.

As autoridades sul-coreanas anunciaram nesta quarta-feira uma investigação oficial sobre o caso, informa a agência sul-coreana Yonhap. A polícia começou a interrogar alguns de seus conhecidos em Seul, onde viveu nesses três anos e meio, e prevê averiguar suas movimentações bancarias, bem como seu histórico de chamadas telefônicas, para encontrar pistas sobre se decidiu voltar de forma voluntária, foi coagida a fazer isso ou diretamente sequestrada. De acordo com o jornal Korean Times, outros desertores norte-coreanos no sul especulam que Lim foi sequestrada por agentes norte-coreanos perto da fronteira entre a Coreia do Norte e a China, aonde teria ido para tentar ajudar seus parentes a fugir do hermético país.

O número de norte-coreanos que escaparam do país nas últimas três décadas e se instalaram-no sul pode ser contado em milhares, embora o ritmo de deserções tenha diminuído. Sua adaptação é complicada porque têm que assumir que dificilmente voltarão a ver seus parentes e se deparam com uma realidade completamente distinta daquela a que estavam acostumados. Para a imensa maioria, tudo o que foi aprendido na Coreia do Norte é insuficiente para sobreviver no sul. Alguns disseram publicamente que gostariam de voltar, diante da incapacidade de se adaptarem à nova vida, enquanto outros acabaram suicidando-se.

Segundo dados do Ministério da Unificação sul-coreano, desde o ano de 2012 somente 25 reapareceram na Coreia do Norte. Todos eles disseram depois, diante das câmeras do regime, que haviam retornado por vontade própria.

XAVIER FONTDEGLÒRIA

Foto: AFP – Imagem do vídeo de Lim Ji-hyun

Edição: Plano Brasil

Fonte: El País

 

13 Comentários

  1. Pequim fez isso após o massacre da Praça da Paz Celestial, chantageava aprisionado familiares, assim obrigava que muitos dos manifestantes se entregassem.

  2. Deixar a família deve ser algo realmente terrível, não saber que se passa com os que ficaram para trás idem !
    Esses refugiados certamente sofrem muito são tratados como curiosidades, expostos na TV, devem ser constantemente indagados sobre a vida que levavam na Coréia do Norte, além de serem alvos de discriminação.
    Creio que alguns sofram sim de uma espécie de Síndrome de Estocolmo, mas a verdade é que eles são vítimas inocentes disso tudo!

    • Pois é Cesar …deve ser a saudade ..rsrsr.. e por falar em cair fora … você viu a quantidade de coxinhas saindo do braZil no pós golpe ? … é impressionante .. para quem foi para rua mandar os outros para Cuba são a maioria indo para Miame, pois é Cesar Miame ainda é o point dos paneleiros mesmo depois do pós golpe, mas não é por menos afinal eles fizeram a grande cagada mas não quiseram ficar para se melar nela.
      .
      E por falar em grande cagada … você viu a sacanagem do Doriana frufru ´para com os moradores de rua na cidade da garoa ? … que covardia mas afinal o quê espera da direita seja ela xucra ( estilo Bolsonaro ) ou a direita butique ( estilo Dória ) …. se não toca fogo em índio vivo em praça pública ..ou então …. joga água nos moradores de rua na calada da noite ..na esperança que moram de tuberculose …. como se a saúde pública ( SUS ) depois do golpe … está ÓTIMO ..rsrrsr… realmente são uns covardes esses golpistas da direita desalmado e preconceituosa .

  3. A mulher simplesmente não se adaptou a uma rotina de sub-emprego…
    Não são todos que acham uma maravilha trabalhar no Mc’ Donalds, ou Burguer King… Ganhar uma miséria, realizar trabalho intermitente com jornada de 12 horas e agradecer ao patrão.

    Pois… Ela se tocou que na Coréia do Norte tem um patrão melhor, Little Kim.

    Engulam isso, aceitem… É melhor.

    • César não precisamos engolir ou aceitar nada disso. Se no mundo ocidental a rotina é a de sub-emprego, me pergunto o que você ainda está fazendo aqui?? Comentando em sites ocidentais tendenciosos?? Se mude para este lindo e formidável país e desfrute das benesses de “Little Kim”. Lá você terá toda liberdade do mundo.

      ABAIXO O FORO DE SÃO PAULO!!

    • —–, vejo hordas de sul coreanos atravessando a fronteira rumo ao norte para praticara saudável vida de faquir proletariado norte coreano kkkk, igual vejo cidadão de Miami cruzando o mar em jangadas improvisadas rumo a Havana kkkk

      No mais seu pares vermelhos são mestres em usar familiares de desertores como digamos “meios de convencimento” para dissuadir os “desertores da revuluçaum”

  4. Na realidade é complicado mesmo.

    Deixar família, amigos e ir para um país estrangeiro no caso a Coreia do Sul.

    Infelizmente é triste quando sobra a pessoa a ideologia, e como é fácil ver aqui no site, as pessoas se matarem por esta palavra.

    Sou espírita, e vocês ficaram surpresos o que os espíritos falam desta palavra.

    Eles sempre usam uma frase: “Devemos sempre transgredir em ideias, jamais em princípios”!!

    Infelizmente, está PORCARIA desta palavra, “IDEOLOGIA”, torna as pessoas animais!

    Se agredindo verbalmente, as vezes fisicamente, as vezes psicologicamente!

    Para quem é esquerdista, é normal!!!!!!

    Afinal, Karl Max, está sempre CERTO!!!!!!!!

  5. ……………” abaixo o foro de São Paulo”…..peraí o que o tal foro tem a ver com os comentários?…..estranho….frases sem sentido……….hummm….estranho……………….

    • Engraçado… acha estranho o “abaixo o foro de sp”, mas não o “point dos paneleiros”; “golpistas da direita”; “Ganhar uma miséria, realizar trabalho intermitente com jornada de 12 horas e agradecer ao patrão”;,,,
      Olhe para o sue umbigo antes!

  6. é complicado provavelmente a garota foi coagida a ter que falar mal pra ter alguma garantia de sobrevivência dela e principalmente da família

    é amigos ditadura seja qual for é inimiga do povo !

  7. Querer comparar a realidade norte coreana com os empregos dos fast-food , só pode ser piada, e de péssimo gosto ! Nos fast-food apesar da rotina estressante ainda resta opção ao trabalhador de deixar o emprego e seguir sua vida,coisa que ao que parece não existe na Coreia do Norte !

  8. coreia do norte coreia do sul o mesmo pais para mim , com potencias por detrás inflando os dois lados

    acho que os dois países tem lado bom e lado ruim

    a coreia do norte parece com o regime militar brasileiro , cantar o hino nacional antes de entrar em classe OSPB , e EDUCAÇAO MORAL E CIVICA era mais organizado ,mais estado ,ideias de separatistas nazistas eram suplantadas , tinha seu lado rim também que era a falta de expressão etc etal que uns falam ai
    eu gostava talvez por viver minha infância nessa época . cada um cada um

    a matéria para quem teve preguiça de ler ate o final diz que muitos nortes coreanos praticam suicídio na coreia do sul
    mas vejam que coincidência em outro pais com bases americanas japao um dos países que o povo mais pratica suicídio
    bases americanas
    capitalistas
    índice de natalidade fraca ,
    vejamos
    Alemanha
    italia
    japao
    coreia do sul

    então ate que ponto esse capitalismo ou comunismo faz bem para pessoa , isso quem vai dizer é cada um

    eu nunca jamais fui para coreia do norte nem a do sul mas aposto que tem gente vivendo muito melhor nas duas do que em muitas partes do brasil

    mas também tem muito brasileiro vivendo muito melhor do que juntando as duas coreias juntas rsrs

    então não generalizar seria a primeira coisa

    o que vem para nos é apenas mídia ocidental ,e todos sabem vejam a rede esgoto sionista de televisão e suas satélites e percebam como manipulam as pessoas

1 Trackback / Pingback

  1. O estranho retorno à Coreia do Norte de desertora que ficou famosa no Sul | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.