As Forças Armadas da França mostraram o seu blindado multifuncional VBMR Griffon durante o recente desfile militar dedicado ao Dia da Bastilha, comunica o Defence Blog.
O blindado Griffon 6×6 de nova geração foi encomendado pela Agência de Contratos Públicos no Domínio da Defesa (DGA) para substituir os VABs 4×4, que estão em serviço desde 1976, informa o Defence Blog.
O veículo blindado Griffon foi construído na base de chassis de caminhão todo-o-terreno e pode transportar até 8 soldados.
O Griffon é dotado de uma estação de armas de controle remoto que pode ser equipada com uma metralhadora de 12,7mm, de 7,62mm ou com um lança-granadas automático de 40mm.
Em 6 de dezembro de 2014 o ministro da Defesa francês Jean-Yves le Drian anunciou que o fornecimento dos blindados iria ser iniciado em 2018. O exército francês quer adquirir 1,7 mil blindados deste tipo.
O 14 de julho é um dos feriados mais importantes de França. Centenas de soldados franceses participaram do desfile militar para marcar o assalto à prisão militar da Bastilha em 1789 – o momento decisivo da Revolução Francesa.
Edição: Plano Brasil
Fonte: Sputnik News
Pingback: França: Novo blindado multifuncional VBMR Griffon | DFNS.net em Português
………………um blindado alto e uma bela estação de armas …. o Exército Francês quer logo 1,7 mil desse modelo….hummm…. os franceses estão montados no “cascalho”….quanto a nõs,no pindaibês…….mas,um dia a gente melhora….nada é eterno…………….
Não entendi,afinal de contas compramos 1500 Guarani da Iveco.
………….se os franceses compram, pagam mesmo e colocam os vetores pra engajar tão logo cheguem da fábrica….;.no EB se dessa quantidade de 1580 compradas estiverem funcionando 300 Guarani é muito….houve redução da produção da Iveco devido à a crise financeira………
Não tem uma plataforma armada com mísseis antitanque? E se ele se deparar com um blindado ou um MBT?
Esse tipo de veiculo com certeza e mais barato de produzir e manter, do que um vbl, mesmo 6×6.
Em meu achismo , o Brasil comprar 1580 e demais pois, ficaram estocados nos quarteis, ja que nao temos minima sombra de conflito que justifique esta quantidade.
Penso que seria mais util ao pais a compra de jipes blindados, nacionais e mais baratos do que os da iveco, e veiculos 6×6 tipo esse dos franceses, ppr que violencia utbana, urge intervencao, apesar do descontentamento do chefe do exercito.