Coreia do Sul propõe diálogo militar com o Norte

Novo governo sul-coreano sugere realização de primeiras conversações militares entre os dois países em quase três anos. Não houve resposta imediata de Pyongyang.

Zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países é o lugar proposto para o encontro

O governo da Coreia do Sul propôs nesta segunda-feira (17/07) à Coreia do Norte a realização de conversações militares entre os dois países, na primeira tentativa de aproximação por parte do novo governo sul-coreano, com o objetivo de diminuir as tensões com o seu vizinho do norte.

Seul propôs que a reunião seja realizada nesta sexta-feira em Tongilgak, na chamada Zona de Segurança Conjunta, localizada na zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países. A última reunião desse tipo ocorreu em dezembro de 2015.

Segundo o vice-ministro sul-coreano da Defesa, Suh Choo-suk, a iniciativa visa pôr fim a qualquer ato de hostilidade na região de fronteira. Seu governo, porém, não apresentou uma agenda para a reunião.

“Conversações e cooperação entre as Coreias para aliviar as tensões e trazer paz à Península da Coreia será algo fundamental para impulsionar um ciclo mútuo e virtuoso nas relações bilaterais e no problema do programa nuclear norte-coreano”, disse o ministro sul-coreano para a Unificação, Cho Myoung-gyon.

Seul também propôs retomar as conversações entre as delegações da Cruz Vermelha nos dois países, para que seja possível retomar os encontros de famílias separadas pela Guerra da Coreia. A Cruz Vermelha sul-coreana planeja para 1º de agosto a realização de uma reunião na Zona de Segurança Conjunta para negociar o primeiro encontro de famílias desde 2015, que deverá ocorrer em outubro.

Tecnicamente, os dois países continuam em guerra, uma vez que a Guerra da Coreia, entre 1950-53, terminou com um armistício e não com a assinatura de um tratado de paz.

Seul ainda aguarda a resposta de Pyongyang sobre a realização do encontro. O novo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que assumiu o cargo em maio, havia prometido retomar o diálogo com o regime de Kim Jong-un, além de pressionar pelo fim do programa nuclear do país vizinho.

A China, país que possui laços estreitos com Pyongyang, elogiou a iniciativa de Seul. “Esperamos que as Coreias do Norte e do Sul possam trabalhar duro numa direção positiva para romper com os impasses e retomar o diálogo e as discussões”, afirmou o Ministério chinês do Exterior.

Fonte: DW

11 Comentários

  1. eu sabia , isso tem dedo dos eua,,, os euas nunca vao atacar um pais que les ofereça qualquer perigo ,, so atacam cachorro morto ,, isso e mais do que provado…
    e digo mais , o doidao da c . do norte esta certissimo ,, pra vc conversar de igual pra igual com uma potencia e com o primeiro mundo vc tem que ter algo pra impor respeito ,, e nada mellor que a bomba atomica ,,,, ja dizia isso o nosso eneias que foi candidato a presidente e ninguem nunca acreditou ,,, a coreia do n , tem tudo pra ser uma gde potenciA NO FUTURO,,, a ideia e a seguinte , o pensamento do presidente da coreia e ; para que o mundo nos ouça e nos trate de igual pra igual so temos uma chance ; teremos que ter força belica pra sermos respeitados por eles , e a prova esta ai ,,, o eua ja mandou um mensagerto pra tentar acalmar a coreia n. esta e a primeira fase . a proxima e ; pergunte a coreia do norte o que ela precisa eo que quer de nos e nos o faremos imediatamente , dentro de alguns anos a coreia vai ditar regras e esigir do mundo o seu lugar ao sol ,, e tera o seu lugar ,, enquanto isso nos aqui continuaremos a brigar e implorar pelo pao de cada dia , por tecnologia ultrapassadas e caras ,, e dando nosso ouro em troca de nada. que pena . e a diferença entre a inteligencia (coreia do n. ) e a submiçao (brasil)

  2. Sempre o lado sensato pede para conversar, não é a 1º vez que Seul tenta dialogar de forma civilizada com o norte antes mesmo dos icbms e suas bombas atômicas, tentaram várias vezes mas infelizmente comunista é uma raça que não dá valor a vida humana de ninguém, duvido que chegarão a um acordo.

    Seul virar cinza ? Só se o norte tiver afim de ter o mesmo destino ! A ânsia de defender o regime comunista é tanta que esquecem de “pequenos” detalhes, como os EUA ter tbm armas nucleares.

    Ninguém vai atacar ninguém, o sul vai continuar sendo rico e seu povo bem tratado, enquanto o norte continuará sendo pobre, e seu povo mal tratado.

    parabéns ao regime da coreia do norte por sua bomba atômica e icbms, agora só falta dar o essencial ao seu povo, comida, respeito, liberdade e democracia, ah lembrei, comunista não precisa disso, que fiquem com suas bombas e “morram” de tédio por não poder usar rsrs…

  3. so tem uma coisinha ,,, os comunistas teem a bomba porque sao maus ,,, mas esperem ai … os democraticos tbem teem e sao bons ????? tem algo errado nisso ,,, e o pior ,, so os democraticos podem ter ?? democraticos ????????????

  4. Tanto Coreia do Sul e Arabia Saudita são vassalos,tem que pagar por segurança e Irã e Coreia do Norte são grandes fonte de renda para os EUA.
    Esqueçam a guerra ,com ela os vassalos sai da algema da escravidão.

Comentários não permitidos.