16 de julho de 1945: Testada a primeira bomba atômica

Em 16 de julho de 1945, houve a primeira explosão de uma bomba nuclear. Ela aconteceu no âmbito de um projeto secreto dos EUA chamado Manhattan e desenvolvido na área de testes de Trinity, em Los Alamos, no Novo México.

Foto tomada 0,25 segundo após detonação inicial da primeira bomba nuclear

Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos criaram um programa nuclear altamente secreto, dirigido pelo cientista Robert Oppenheimer. O objetivo era produzir a primeira bomba atômica.

A fissão nuclear havia sido descoberta em 10 de dezembro de 1938 pelos alemães Otto Hahn, Fritz Strassmann e Lise Meitner. O italiano Enrico Fermi foi uma das pessoas mais importantes no desenvolvimento teórico e experimental da bomba nuclear. Como sua esposa era judia, resolveu emigrar para os Estados Unidos para escapar das leis racistas impostas na Itália fascista de Benito Mussolini.

Fermi recebeu o Prêmio Nobel em 1938 por seu estudo da radioatividade artificial. Bombardeando urânio com nêutrons, ele criara novos elementos mais pesados. Fermi havia descoberto que, quando se colocava uma placa de parafina entre a fonte de nêutrons e o urânio, aumentava a radioatividade, pois crescia a chance de o nêutron ser absorvido pelo núcleo de urânio.

Em 1939, os físicos já sabiam que a “água pesada” agia como redutor de velocidade dos nêutrons, como a parafina. A água normal (leve) consiste de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Na água pesada, dois isótopos de hidrogênio (deutério) se unem ao oxigênio. Água pesada é ainda hoje usada como moderador em reatores nucleares de urânio natural.

Bomba equivaleu a 18,6 mil toneladas de TNT

Em 1939, o húngaro Leo Szilard convenceu Albert Einstein, com quem havia trabalhado em 1919 em Berlim, a relatar ao presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt as pesquisas de armas atômicas feitas pelos alemães. Em consequência, foi criado o ultrassecreto programa Manhattan.

Deste projeto resultaria a primeira explosão de uma bomba nuclear na história, a 16 de julho de 1945, no Los Alamos National Laboratory, no Novo México. Essa bomba era composta de duas pequenas bolas de plutônio recobertas por níquel e em cujo centro havia um núcleo de berílio e urânio. Para acionar a bomba, havia explosivos e 32 detonadores. A primeira bomba atômica teve uma potência de 18,6 quilotons (um quiloton equivale a mil toneladas de TNT).

Uma torre de 30 metros de altura evaporou-se com a explosão, que abriu ainda uma cratera de 400 metros de diâmetro. Nas semanas seguintes, seguiram-se as construções das bombas Little Boy e Fat Man, que seriam jogadas contra Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945.

Fonte: DW

6 Comentários

  1. A consequência imediata foi o assassinato em massa de milhares de civis japoneses. Não sei se eles mereciam tal fatalidade, pois não estou aqui para julgar o que aconteceu tantos anos atrás, mas essa covardia não deveria trazer nenhum motivo de orgulho ao assassino. De qualquer forma, as armas de destruição em massa se proliferaram, e muito da sua sofisticação foi desenvolvida a partir desse momento. Entramos na era militar da produção de gases, vírus, bactérias e sabe-se mais o que. Estamos involuindo como ser humano e virando um bando de seres insensíveis que não mereceriam nem mesmo ter um planeta para viver. Se Deus realmente existir, espero que assim o seja, o inferno estará lotado de almas pagando pelos seus erros. Como ter piedade com tantos assassinos ?

    • o ataque nuclear dos eua ao Japão na segunda guerra não passou de uma demonstração desnecessária de força pois a guerra já estava praticamente acabada e os nazistas já estavam no ”chão”…tudo aquilo foi apenas para mostrar para o mundo que eles tinham a Bomba Atômica sobretudo para os russos que foram os grandes responsáveis pela vitória dos aliados na 2º Guerra Mundial..

      os estadunidenses e ingleses não passaram de meros coadjuvantes….os eua até se prestaram ao ridículo de ameaçar o Brasil para usar a região Nordeste como ponto estratégico para tropas e bases estadunidenses…por isso afundaram navios na costa brasileira alegando que foram os Alemães…o resultado disso foi 20 mil soldados da FEB servindo de Bucha de canhão numa guerra tola e de Egos de potências estrangeiras…

      • E o pior é quê a FEB depois não prestou para mais nada,nem se prestou para ocupar alguma região ou país. O aprendizado foi perdido,não peitamos para ter um assento fixo na ONU pelo nossos serviços prestados, e mais aqui na bananolâdia é esse ufanismo com a FEB por ter lutado contra o totalitarismo vindo de um país totalitário.Piada de brasileiro em Portugal.

    • Já havia visto este fato num canal da History… Mas foi bem lembrado do isto que tu postou pois tem muito a haver com os fatos de pesquisas espaciais e armas de destruição em massa!

    • só uma observação…o vídeo do ataque do ovni que aparece é uma simulação feita por computação gráfica pra ilustrar como foi tudo o que o militar viu…

1 Trackback / Pingback

  1. 16 de julho de 1945: Testada a primeira bomba atômica | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.