Welcome To The Jungle : Combatentes para a Defesa da Amazônia

Manaus (AM) – Região com maior biodiversidade do planeta, fonte de recursos hídricos e reservas minerais, a Amazônia é uma das grandes riquezas naturais do Brasil. Sua área abrange 5.217.423 km² (61% do território nacional), em nove Estados, e faz fronteira com seis países da América do Sul, além da Guiana Francesa. Defender essa vasta área de qualquer tipo de ameaça é missão das Forças Armadas, com papel de destaque desempenhado pelo Exército Brasileiro. Para assumir tão árdua responsabilidade, faz-se necessária a capacitação permanente de recursos humanos. Com esse objetivo, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), sediado em Manaus (AM), conduz o Curso de Operações na Selva (COS), um dos mais prestigiados no âmbito da Força, reconhecido em nível internacional.

No dia 10 de julho, tiveram início as atividades do curso em seus turnos 17/3 (para oficias) e 17/4 (para subtenentes e sargentos). O COS é realizado em 12 semanas, nas quais os alunos passarão por três fases: a de Vida na Selva, a de Técnicas Especiais e, por fim, a fase de Operações. Ao término da última etapa, os militares que obtiverem êxito passarão a ostentar o brevê de “Guerreiro de Selva”, com a cobiçada efígie da onça como símbolo. Integrarão, assim, o seleto grupo de melhores combatentes de selva do mundo.

O Centro de Instrução de Guerra na Selva

Criado em 2 de março de 1964, o CIGS teve como seu primeiro Comandante o então Major de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, que hoje dá nome à essa tradicional organização militar.

O primeiro COS funcionou no ano de 1966 e foi ministrado em duas categorias: uma para oficiais e outra para subtenentes e sargentos. A partir de outubro de 1969, passou a ser oferecido em três categorias: “A”, para oficiais superiores; “B”, para capitães e tenentes; e “C”, para subtenentes e sargentos.

Ao longo de seus 53 anos de existência, o CIGS já especializou mais de seis mil combatentes de selva, desses, quase 500 são oriundos de nações amigas.

 

Fonte:EB

15 Comentários

  1. Uma bosta de curso tupiniquim já que o Brasil é subserviente dosEUA e nnão tem respeito por sí próprio e muinto menos SOBERANIA.

    • Imagino o tamanho do conhecimento intelectual que deve possuir… e respaldo técnico para chamar o COS “bosta”

    • Que bosta de comentário! Mais respeito ao CIGS e aos Guerreiros de Selva! Profissionalismo e dedicação à Pátria merece reconhecimento!

    • O curso não é bosta não meu camarada,é considerado pelo mundo inteiro, um dos mais complexos e completos cursos de Guerra na Selva. Recebemos sempre, muitos pedidos de Nações amigas para treinamento nesta prática operacional; inclusive dos EUA. O amigo tem todo o direito a emitir quaisquer comentários,mas nesse específico caso, foi bem infeliz. Temos inúmeros problemas internos para resolver, e isso nos causa revolta com certeza; mas atacar levianamente uma Instituição e o curso do CIGS, como já disse O MELHOR DO MUNDO, não irá ajudar em nada. BRASIL ACIMA DE TUDO!!

    • Um curso ruim que até os australianos que são especialistas em guerra na selva vieram fazer, cada pais tem a sua cultura etc esta estoria de ser subserviente é conversa para justificar os erros que nossos governantes cometem, se for pensar dessa forma todos os países ocidentais também estão submissos aos EUA, o mundo esta globalizado os donos do mundo são as industrias, até a Boeing tava querendo passar por cima do governo americano e abrir uma fabrica na Russia (só para aproveitar a mão de obra).
      Se o governo souber administrar vem o dinheiro as industria etc ai você desenvolve uma industria bélica local e começa a crescer, agora com um governo que empresta a um juros extremamente baixo 10 bilhões a uma JBS da vida vc vai esperar o que ?

      Nosso governo tem muito que aprender e nós temos que parar de acreditar nessas estorias de bicho papão.

      Quem governa bem recebe dinheiro dos EUA e do mundo quem governa mal não recebe nada, basta ver a China que leva todo o dinheiro dos EUA e não é subscrevente de ninguém.

  2. o inimigo sempre esteve dentro de casa, mas a esquerda quer de qualquer forma criar um inimigo externo como bode expiatório, para manipular e controlar o povo e roubar a vontade.

    o CIGS tem o meu respeito, quem tenta denegrir a imagem dessa instituição séria e honrada, são os mesmos capachos de sempre, súditos da vassalagem comunista.

  3. Comentário infeliz, já vi Mariners, Seals, Legionários arregarem e pedirem para sair nas semanas iniciais do curso, essa pseudo-cultura de “bosta”, quase sempre esquerdopata é que faz mal ao Brasil. Quanto aos yankes, todos impérios do mundo caíram um dia, Mongol, Otomano, Romano, Britãnico, etc….. Questão de tempo……..

  4. O antiamericanismo infanto juvenil de alguns chega a ser comovente. Enquanto ficam esbravejando contra exercícios conjuntos de logística na Amazônia, abertura de cursos no CIGS para estrangeiros, UNITAS 4ª Frota que vai roubar o pré-sal e etc., os verdadeiros inimigos do Brasil, seus políticos de todas as tendências, roubam o país descaradamente e usam as leis que eles mesmos criam para se proteger.

    • e olha que a verdadeira galerinha sociopisicopatas ainda nem chegaram para comentar aqui
      daqui a 2 dias volta aqui e veja quanta besteira escrita por Kids socialistas

  5. O que os combatentes do cigs fariam diante de um AC-130 Gunship,investe em capacitação humana para virar alvo,e vejo tanto comentarios idiotas sobre esquerda cada vez mais tenho certeza que militar ou frutados por não conseguirem seguir carreira militar não possuem cerebro,pra quem nao sabe é uma massa cinzenta que o ser humano usa pra pensar.em qual regime o militar é mais valorizado no capitalista ou comunista nao me venham falar em defesa da democracia pois se assim agissem teriam defendido a presidenta pois passaram por cima da constituição nao sou esquerda mais ficar culpando a esquerda se foi ela quem deu os brinquedinhos pra esses bando de bosta brincarem subnuclear, sucata do leopard ,gripen pois a direita sempre pos no rabo desses bostas anencéfalos

  6. Comentaristas acima ,poderiam pensar mais antes de postarem ,passam do ridículo , não temos inimigos externos , é só olhar no Mapa acima de nós , lá esta o Tio Satã ,este foi , é , e será o nosso problema , procurem as Cascas de Bananas que colocam em nosso Caminho, existe até um Vídeo da Força Aérea sobre isso ( esta no you tube ) , falar que não temos inimigos , é criancice , nós estamos cheios deles , com suas milhares de ONGs trabalhando informando , desinformando e manipulando aos seus mandos , e o Estado brasileiro dessa republiqueta caladinho.
    Aqui um pensamento mexicano , que serve para nós : ** TAN LONGE DE DIOS Y TAN ACERCA DE LOS ESTADOS UNIDOS ** !!!!!!!!!!!
    Mas Graçasa a Deus , seus dias estão contados !

  7. Ridículo ler a Briga dos MORTADELAS x COXINHAS , quem vence , ou quem publica mais bobagens , e onde fica o BRASIL nisso ? Já nos bastas aturar esta republiqueta que em novembro completará 128 anos de Submissão ao Mundo , tanto pelos Coxinhas , quanto pelos Mortadelas , estes últimos então viviam de Papo e Propaganda , os outros não , já se submetem na Cara de Pau !!

1 Trackback / Pingback

  1. Welcome To The Jungle : Combatentes para a Defesa da Amazônia | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.