Pesquisa aponta declínio dos EUA e ascensão da China como líder global

A percepção do papel de liderança econômica global da China frente aos Estados Unidos cresceu do último ano para cá, aponta levantamento do Centro de Pesquisa Pew conduzido em 38 países.

A mudança foi mais sentida na Europa. A China tomou o lugar dos EUA em 7 de 10 países da União Europeia ao ser apontada pelos entrevistados dessas nações como a líder da economia mundial.

Na média global, os americanos ainda são mais citados do que os chineses como líderes econômicos: 42% a 32%. Na média de cinco países europeus ouvidos na pesquisa —Alemanha, França, Reino Unido, Espanha e Polônia—, a China é vista como líder por 46% ante 34% para os Estados Unidos.

O declínio americano também foi registrado na América Latina. Apesar de ainda aparecer à frente de Pequim na pesquisa, Washington perdeu terreno como líder global na visão dos brasileiros, mexicanos, chilenos, venezuelanos e argentinos.

Apesar de ter registrado leve queda, a percepção favorável da China no mundo agora está próxima da dos EUA. A diferença de 14 pontos percentuais a favor dos americanos, observada nas pesquisas de 2014 a 2016, caiu para apenas dois pontos.

A mudança na imagem internacional de Pequim coincide com a piora da visão que o mundo tem de Washington depois da posse de Donald Trump como presidente.

Em pesquisa publicada em junho, o Pew mostrou que 49% das populações dos países do estudo gostavam dos EUA. Em 2016, no final da presidência de Barack Obama, esse índice era de 64%.

A China vem aproveitando a turbulência interna ocasionada pelo governo Trump para conquistar uma posição mais proeminente na comunidade internacional.

Em junho, quando o presidente americano anunciou que a saída dos EUA do Acordo de Paris sobre o clima, Xi Jinping se uniu ao coro de líderes ocidentais que criticaram a decisão de Trump.

O líder chinês, que em maio lançou um ambicioso projeto de investimentos em infraestrutura da ordem de US$ 100 bilhões em mais de 60 países, deve usar a melhora na imagem chinesa no exterior para se fortalecer no comando do regime.

No segundo semestre deste ano, Xi deve ser reconduzido ao segundo mandato de cinco anos à frente da China e supervisionará a renovação de até dois terços dos quadros do Partido Comunista Chinês.

Algo que une EUA e China é a má avaliação da capacidade de seus respectivos presidentes de lidar com assuntos globais. Na média dos 38 países, 53% não têm confiança em Xi Jinping. A situação para Donald Trump é ainda pior, pois 74% dos ouvidos afirmaram desconfiar da atuação do americano.

O presidente russo, Vladimir Putin, também é mal avaliado pela maioria na média global (59%). A alemã Angela Merkel é a líder global com melhor avaliação segundo o Pew: 42% dizem ter confiança na chanceler, enquanto 31% citam desconfiança.

GUILHERME MAGALHÃES

Folhapress

Fonte: YAHOO

23 Comentários

  1. Chegara o dia em que o mundo entenderá então que os Estados Unidos não eram grandes….Mas somente ricos….E a riqueza é como a onda do mar…..Vai e volta…..

  2. Mais 8 anos de “democratas” e eles se igualam ao Brasil.
    Alguém vai lembrar que o Barak Hussein Obama deixou um rombo de 17 trilhões com suas políticas socialistas? Que ladrem os viralatas.

    • Onde a esquerda entra não fica pedra sobre pedra que não seja derribada, seja na educação como na economia. Em pouco tempo o país afunda e a retomada é dramática e difícil.

    • concordo , o obama deixou um rombo enorme

      interessante e que os socialistas de la culpam o Trump igualmente aqui
      a marmota pegou um PIB de 3,3 trilhoes em queda e conseguiu deixar a 1,7

      e acredita o que os socialistas do brasil falam ?
      Temer vc quebrou nossa naçao

      o rapio e a marmota sao 100% os caras para eles ,quando na realidade temer assumiu o pais com 12 milhoes de desempregados

    • Precisa disso não, basta as nações do mundo rejeitarem o dólar como moeda de trocas internacionais. Iniciativas desse tipo já estão acontecendo. No Iraque (Sadan foi derrubado por isso) hoje o Irã, China, Rússia estão iniciando tímida, mas progressivamente.
      Será por coincidência que os USA estão ativamente jogando a OTAN contra esses países?

      • Ah tá! E países como a China, o que irão fazer com os caminhões de dólares estocados? Quem fala do que não entende tende a falar bobagens.

  3. cara eles falam do barata obamis mas se esquecem do georg buch pai e filho que um amigo da familia bin laden outro o começo do fim dos estados unidos

    alias um dos começos do mesmo fim rsrs
    que foi a bolha imobiliaria em que essas agencias supostas de risco que tanto abaixam a nota do brasil e outros paises do mundo

    sao as mesmas agencias de risco que esconderam a bolha imobiliária americana

    junte isso a guerras em que apenas pequenas elites aquelas do um por cento ficam com seus espolios e os americanos pagando a conta das guerras e de produtos para guerra em que muitos semostravam apenas fiçao cientifica e continuaram sendo

    para os americanofilos uma pena

    mas nos haviamos avisado a alguns anos e o que ouvimos desses americanofilos

    era que a china solta pecinha , coisa normais para a mente atrofiada palceba coxinha .

  4. …………..os EU estão com com o um pé no caixão e outro na cova igual a anterior e outrora poderosa Inglaterra cuja marinha foi a “senhora dos mares” no século 19…..surge no horizonte a China que já compra o apoio de muitos por todo o planeta e cujo projeto da Rota da Seda irá enriquece-la muito mais como a tbm a outros dos BRICS…..acorda Brasil….aproveita essa nova oportunidade………………..

  5. ,..C + de 46 milhões de pessoas abaixo da linha d a miséria , e c essa percepção, fica evidente q até 2035/2045AD a China será militar/econômica a potencia dominante…e Taiwuan será reintegrada ao continente por td…da msm forma q a Crimeia ….depois disso, o mundo poderá tremer pelas horda dos sinos…Quem viver verá….,

  6. Daqui alguns anos estarão dizendo: Aiai mas esses chineses são imperialistas, querem sugar nosso dinheiro e riquezas naturais, aiaiaiai.

  7. Prova de que o comunismo da certo é ver a China ser a principal potencia do mundo e tem idiota ainda dizendo que o comunismo não deu certo. Quem controla a China é o partido comunista, que mesmo reformado continua comunista isto é pensando primeiro no social.

    • A China politicamente é um sistema unipartidario, mas economicamente é capitalista, não é atoa que a China tem muitos bilionários, e milionários. Até na URSS existia um capitalismo por trás, tanto que do dia para noite do fim da URSS, surgiram vários bilionários russos.

      • Brasileiro,

        O que havia na URSS era uma mistura bizarra de serviço informal e mercado negro, que mantinha o dinheiro circulando e renda extra as pessoas. Por isso sobreviveu por tanto tempo…

        Contudo, bastou a abertura nos anos 80 e simplesmente não foi possível concorrer ao nível ocidental, pois a própria planta econômica russa não estava preparada…

        Tivessem feito como os chineses, permitido uma penetração mais lenta do produto ocidental, de forma mais planejada, incentivando com recursos próprios o empreendedorismo local no começo ( reduzindo gradualmente os subsídios estatais a medida em que os empreendedores se tornassem mais independentes ) e de forma mais calma, poderiam ser o que são os chineses hoje… Contundo, metas irreais foram traçadas, com um plano que previa converter a economia em 500 dias…! Quiseram fazer em 500 dias o que os chineses levaram décadas pra consolidar… Aí, não teve jeito…!

        E mesmo assim, o sistema chinês só “deu certo” por conta de fatores chave, dentre os quais: facilidade para empreender e mão de obra barata; coisa que os russos, ou não compreendiam que deveria existir, ou simplesmente não deram tempo para fazer valer… Mas, como já disse, mesmo o sistema chinês haverá de estagnar… Aliás, já começou…

    • o mirade esta correto a china e comunista e pronto

      imagina um bilhao capitalista na china ja teria quebrado faz tempo

      ou fariam igual aos países ocidentais inventa uma guerra e doenças para diminuir a populaçao

      aqui foi chicuncunha rs e zica viros modificado do dengoso micrcefalia para reduzir a natalidade acabar com o sus para matar o povo mais rapido

      tem sites americanos dizendo e comprovando as doenças que o capitalismo inventa para assim sobrevive vendendo o remédio

      sobrevive de guerra em guerra nada cristão

      ainda bem que a china e comunista imagina se fosse capitalista ai iria engolir muito mais rapido esse mundo corrompido pelo capetalista

      • Pe de Cao,

        A medida em que o nível de vida na China aumenta, mais e mais chineses estarão em posição de consumir, o que invariavelmente aumenta a necessidade de mais recursos… A razão da China ainda não consumir mais que os EUA não é por conta de sua forma de governo em si, mas principalmente porque os efeitos do progresso econômico são muito mais sentidos nos grandes centros urbanos, como Pequin e Xanghai, do que nos centros menores e do interior… Mas mesmo assim, logo já se tornam os maiores consumidores de petróleo do mundo. Já são os maiores consumidores de cimento ( só nessa ultima década, consumiram mais cimento que os EUA em mais de 100 anos! ).

        Outro equívoco comum: confundir sistemas econômicos com políticos… Embora ligados, um não tem nada a ver com o outro… O capitalismo é necessariamente um sistema econômico e não político… Aliás, capitalismo é a única coisa que pode ser considerada economia, que pode ser dividida em apenas duas subvariantes: ou é um sistema capitalista liberal ( com menor interferência o possível do Estado, como EUA, países nórdicos, etc… ) e o outro é o misto ( com mais interferência do Estado; capitalismo de Estado )…

        Os chineses, pouco a pouco, estão se tornando capitalistas… É inevitável… E como o atual modelo econômico está começando a dar sinais de estagnar, vão ter que fazer reformas drásticas, que, penso eu, irão empurra-los cada vez mais em prol de um sistema mais liberal… Até porque, não terão escolha quando a divida estatal bater a porta e a grana começar a minguar…

    • O fenomenal crescimento chinês das ultimas décadas foi largamente impulsionado por um keynesianismo cavalar, que subsidiou um empreendedorismo ferrenho sob tutela de um planejamento central estatal ( um caso virtualmente único no mundo ). Eles começaram isso já no final dos anos 70, abrindo sua economia para o mundo e rejeitando totalmente o modelo de economia planificada ao estilo comunista implantado por Mao…

      Em suma, nada disso que ocorre com a China hoje tem a ver com comunismo, e muito menos pode ser classificado como economia comunista, que é basicamente pautada pela estatização da propriedade privada…

      O modelo chinês é uma variante do que conveniou-se chamar de “capitalismo de Estado”. A bem da verdade, pode se dizer que os chineses praticamente criaram esse troço…

      Só que esse modelo chinês já dá claros sinais de estagnação… O crescimento de viés keynesiano cobrou seu preço em uma dívida astronômica… Já são US$ 25 trilhões e subindo… Eu penso ser questão de tempo até serem obrigados a colocar o pé no freio, cortar na carne e segurar a bomba econômica cujo pavio eles mesmos acenderam…

  8. Só sei que a China não tem essa frescura de”ditaduras” de esquerda ou direita,se tem como pagar, o dinheiro esta na mão com com “pequenas parcelas no carnê”.
    Até o Talibã consegue algumas comprinhas por baixo dos panos.

Comentários não permitidos.