Dois P-8 Poseidon dos EUA chegam à Ucrânia pela primeira vez

Dois modernos aviões de reconhecimento americanos P-8 Poseidon chegaram pela primeira vez à cidade de Odessa para participar dos exercícios ucraniano-americanos Sea Breeze 2017, comunicou hoje (12) o serviço de imprensa do Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia no seu Facebook.

Em Odessa estão decorrendo os exercícios navais internacionais Sea Breeze no âmbito do programa Parceria para a Paz e de acordo com o programa para o ano em curso de cooperação bilateral entre o Ministério da Defesa da Ucrânia e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

“Em 11 de julho, à cidade chegaram ao mesmo tempo para participar dos exercícios dois modernos aviões de reconhecimento dos EUA P-8 Poseidon. Esta é a primeira visita de este tipo de material, não só a Odessa, mas também à Ucrânia. Em todos os exercícios Sea Breeze anteriores participaram P-3 Orion de patrulha básicos que recentemente começaram a ser retirados do serviço e substituídos por Poseidon”, se lê no comunicado no Facebook.

Os exercícios navais, que começaram na segunda-feira e que duram até o dia 23 de julho, estão sendo realizados na parte noroeste do mar Negro, nas regiões de Odessa e Nikolaev. Representantes de 16 países, incluindo França, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, participam das atividades, que envolvem 31 navios, 29 aeronaves e mais de 3 mil soldados.

Os exercícios Sea Breeze são realizados anualmente. As operações navais, de defesa aérea, antissubmarino e de busca e salvamento são realizadas com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os aliados da OTAN e para “garantir a estabilidade” na região do mar Negro.

Foto: © AP Photo/ Greg Wood

Fonte: Sputnik  News