MINISTÉRIO PÚBLICO vai investigar suposto acordo de ampliação da Base de Alcântara

Ministério Público Federal (MPF/MA) vai investigar o suposto acordo entre Brasil e Estados Unidos que levaria à ampliação da área do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Também será verificado se existe procedimento que investiga suposta ausência de licenciamento ambiental para o empreendimento da Base de Alcântara. A decisão foi tomada após reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alcântara (STTR), do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (Mabe), vereadores do município e lideranças quilombolas.

Na ocasião, os representantes informaram que as comunidades quilombolas não foram ouvidas sobre a possibilidade de expansão da base aeroespacial (conforme prevê a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho). Apesar de não possuírem informações concretas sobre o suposto acordo, relataram que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve no município em maio deste ano, onde teria tratado do projeto expansionista no local.

“É de conhecimento dos representantes que os EUA cogitam utilizar uma área de aproximadamente 12.000 ha, na área litorânea do município, em evidente prejuízo às atividades de pesca e ao direito de acesso ao mar das comunidades afetadas. Além disso, a expansão da área traria notáveis prejuízos ao trânsito de pessoas e às áreas de roçado na região”, disse o procurador da República Hilton Araújo de Melo.

Também foi denunciado que as condicionantes estabelecidas ao tempo da instalação da base nunca foram cumpridas, especialmente no que diz respeito ao pagamento das indenizações. Algumas das lideranças presentes afirmaram, ainda, que o empreendimento não possui licenciamento ambiental. Na oportunidade, foi pedido celeridade na conclusão do processo administrativo de titulação da área aos quilombolas, que está parado na câmara de conciliação e arbitragem federal, na Advocacia-Geral da União.

ENCAMINHAMENTOS
O MPF/MA vai requisitar informações junto ao Ministério da Defesa, à Agência Espacial Brasileira (AEB) e à diretoria do CLA sobre o suposto acordo que prevê a expansão da base de Alcântara e pedirá vista da ação civil pública que trata do processo de titulação da área em benefício das comunidades quilombolas de Alcântara.

Fonte: G1 via IDS

75 Comentários

  1. Mais uma vez evidenciamos no nosso atraso. Meia dúzia de “trabalhadores rurais atingidos por qualquer coisa” são capazes de barrar todo tipo de acordo que possa trazer dividendos ao país. Com certeza tem partido “progressista” envolvido nisso.
    É o nacionalismo burro, aquele que diz querer proteger o patrimônio nacional, mas na verdade só quer garantir que esse seja explorado somente por quem estiver no poder.
    Lamentável.

    • Os trabalhadores Rurais de Direita, que hoje ganharam o direito de invadir terra publica,tendo o crime de grilagem perdoado, são melhores que os trabalhadores rurais ditos de esquerda, que tem uma mixaria de terra para sobreviver?

      • Pronto estava demorando , esquerda e direita são o Atraso deste país , com isto este MPF ,se mete até em setores de Suma Importância da Área de Pesquisa e Defesa , isto não pode continuar, até porque depois de mais de trinta anos ONGs levaram gente de fora para a área para prejudicar o País !
        Mas acima aparece logo as sumidades que não defendem nossos interesses , sempre com este ranço , depois desconheço invasores de direita e ou esquerda , estes trabalhadores se é o caso da Garantia de Posse nas áreas ocupadas na Amazônia , ocuparam para trabalhar , é gente pobre que as ONGs e Ambientalistas Vagabundos os queria expulsar , fazendo-os perderem todo o trabalho de anos e partirem para Favelas em cidades !

    • Os trabalhadores Rurais de Direita, que hoje ganharam o direito de invadir terra publica,tendo o crime de grilagem perdoado, são melhores que os trabalhadores rurais ditos de esquerda, que tem uma mixaria de terra para sobreviver?

      • Mas meu caro SS-88, não é o contrário os quilombolas lá estavam antes da base, lá é o lar deles, e o Estado os desapropriou e segundo consta na matéria sequer pagou indenizações !
        Você acha isso certo ?

      • É Mentira a mais de 30 anos estava tudo certo , Ongs passaram a levar gente de fora , para criarem problemas , os anteriores já tinham feito acordos e até uma VILA moderna , com saneamento , escolas , etc .fora construída !

      • Fosse na China COMUNISTA, os quilombolas ou o que quer que estivesse atrasando o desenvolvimento seriam SUMARIAMENTE retirados sem direito a reclamação. Quando se trata de ações impopulares praticadas por chineses ou russos, os nossos “comunistas” não acham errado.

      • Realmente não é certo quilombolas invadiram Alcântara, mas também não é certo entregar a base prós americanos. São os nossos eternos sabotadores e com certeza irão interferir e sabotar o projeto nacional.

    • Meu caro João,os quilombolas são gente,em sua maioria humildes,o Estado pode muito bem resolver essa questão com justiça e sem traumas dentro do estado de direito,de maneira simples !

      • Quilombolas de lá não têm nada de humildes , as ONGs ,etc , além de os levarem para área depois do acertado em 1986 , ainda querem que os lucros da Base sejam divididas com eles como se somente eles fossem brasileiros , mas enquanto da prejuízo , estão caladinhos . Aqui se pode informar a verdade , que os coitadistas continuam com o papo de peninha de vagabundos, lá tem até o caso de um ex sargento da FAB , que deixou a Força e se transformou em quilombola , pensou aqui Vou me Dar Bem !

  2. Isso eu falamos aqui, esse acordo é papel de contrato , letra por letra, vírgula por vírgula, foi dito analisem a Constituição prioritariamente, se tudo tiver nos conformes das leis e do Livrinho … assina, caso contrário …

  3. Simples! Mandem o acordo às favas e entreguem toda a base de alcântara aos “movimentos sociais” e aos quilombolas. Está resolvido o problema!

  4. Por que os americanos não procuram os franceses para lançarem seus foguetes na Guiana Francesa (Kourou), que tem praticamente a mesma distancia do equador (ao norte) do que Alcântara tem (ao sul)?

    • Pq a França não precisa deles, já tem seu próprio programa espacial sem precisar da ajuda de ninguém !

      Se o Brasil fosse um país sério faria o mesmo, mas como não é, e nossos políticos são corruptos, dão as verbas ridículas para essa área a conta gotas, somos obrigado a procurar “parceiros”.

      • O Brasil precisa de programa espacial? Nosso negócio não é ser celeiro do mundo? Porque não plantarmos mais soja e pagarmos pelos satélites e pelos foguetes lançadores?

      • Claro que o Brasil precisa de um programa espacial, se continuamos celeiro para o mundo é pq não fazemos a nossa parte, e preferimos culpar os outros por nossa incompetência.

      • Engraçado mas o programa espacial brasileiro evoluiu bem mais enquanto o “entreguista” FHC. Por seu turno os “altivos e ativos” PeTralhas nada fizeram pelo programa espacial.

      • A FRANÇA depois da Guerra estava com os mesmos problemas que os nossos atuais , mas Deus a ajudou e colocou no Comando da Nação o General Charles De Goulle , caso contrário estaria no mesmo nível da Espanha !

      • Ao que me consta, na era petista, o programa espacial brasileiro só afundou, contrariamente aos governos anteriores. Isso pode ser constatado na mídia especializada em todo o país.

    • Os Estadunidenses tem um claro programa de “desincentivo” a países continuarem com inovações na área de lançamento de objetos em orbita e exploração espacial. Se a França faz um acordo com eles, a mesma teria de se colocar dentro dessa política do tio San.

      Certa está a França em fazer isso. Errado estamos nós, já que esta “parceria” pode resultar no tiro de misericórdia de nosso programa ao troco de alguns milhares de dólares anuais….

  5. Essa será a maior das burradas, pois depois que os EUA colocarem os pés lá não sairão mais. E essa história de parceria tecnológica espacial com os EUA é a maior piada. Eles não querem que tenhamos este tipo de domínio tecnológico. Essa entrada deles em território maranhense é justamente para nos controlar. Só tolos para acharem que teremos vantagens.

    Não gostava dos quilombolas, mas depois desta história de entregarmos nossa base espacial, provavelmente a melhor posicionada do planeta (melhor que a francesa, pois a nossa fica de frente diretamente para o mar), passei a amá-los… Vida longa para os quilombolas da barreira do inferno.

  6. Os que estão no comando do governo federal, no momento, são especialistas em assinarem planos e convênios CARACU, onde os estrangeiros entram com a cara e o Brasil entra com o resto.

      • Antes de criticar esse governo responda o que a sua seita fundamentalista fez pelo programa espacial de 2003 em diante….

      • Com razão , o último grande laçamento havia sido feito antes do PT ,inclusive o do Acidente , o PT entrou e saiu, e o programa estagnado ,mas a propaganda do PT , era que teríamos lançadores que serviriam até para atingir nossos inimigos, isto era dito e repetido a todo momento por um certo Senador do PC do B do Ceará !

  7. Os argentinos se ferraram com uma tal base de monitoramento do espaço, chinesa, em seu território. Os hermanos não conseguem autorização para entrar de jeito nenhum…
    Sabem o que os seguranças dizem para os argentinos: “Tem que pedir liberação na Embaixada.” Aí na Embaixada dizem que só entrando em contado com os responsáveis pela Base na China. Porém, o contado dos tais responsáveis não é passado. Ou seja, ninguém consegue a tal permissão para entrar na base.
    E os políticos argentinos entreguistas desconversam.
    Postei um link em outro tópico sobre a entrega “ingênua” de alcântara.

    Quero ver quem vai conseguir autorização para entrar na Base americana em Alcântara depois de instalada… E nossos políticos entreguistas vão fazer o mesmo que os políticos argentinos, vão desconversar.

    Prefiro que nosso programa espacial, paraplégico seja congelado de vez, mas não entregarmos um pedaço de nosso território “oficialmente por contrato” aos gringos carregados de armas, NAEs, SNs etc. Quero ver depois quem tira eles de lá. Nossas FFAA capengas? rsrsrs!!!

  8. ”… as condicionantes estabelecidas ao tempo da instalação da base nunca foram cumpridas, especialmente no que diz respeito ao pagamento das indenizações…”

    Não são os descendentes dos quilombolas que atrasam o desenvolvimento, muito pelo contrário, esse povo já vem sendo excluído a séculos por serem quilombolas, antes de existir a base eles já estavam lá, agora o Estado que lhes arrancar o pouco de dignidade que lhes resta, quer excluídos novamente, e torná-los bandidos perante a opinião pública, o mesmos Estado criminoso que sequer pagou as indenizações as quais eles tem direito !

    Essa base é de suma importância para o país,vai gerar muito dinheiro então porque não se faz a coisa direito e resolve essa questão logo,vão tirar as casas das pessoas dar moleza para gringos e uma rasteira no povo,se bobear até a família Sarney recebe indenização milionária sem ter direito !

    Nada,absolutamente nada, nesse país dará certo enquanto não derem dignidade e respeito ao povo brasileiro !

  9. Meus caros,

    os americanboys não brincam em serviço, lembro-me que em 2010 com as revelações feitas pelo Wikileaks, e que foi amplamente divulgadas através da mídia, houve um caso extremamente embaraçoso para os Estados Unidos e para o Brasil. A mídia brasileira informou que o ministro da Defesa há época, Nelson Jobim, estava enrolado até os dentes na defesa de uma agenda política dos EUA.

    Outra revelação, era de que informações classificadas passavam regularmente entre Jobim e o embaixador dos EUA no Brasil, Clifford Sobel…

    Preocupados com a quantidade acachapante de “células infectadas” no ceio estatal, e a facilidade de agentes estrangeiros subtrair informações pelos meios eletrônicos desde então, o Brasil elaborou planos para colocar o seu próprio cabo de fibra óptica submarino, que se estende de Fortaleza a Lisboa, para evitar a vigilância pelas agências de inteligência dos EUA…

    Querem saber quem defende hoje a agenda politica americana no Brasil ??? Siga o dinheiro…

    Quero fazer um adendo, siglas como NED(National Endowment for Democracy), USSFRC(United States Senate Foreign Relations Committee) e USAID deveriam estar lado a lado de nomes como CIA, NSA, NRO, FBI e DSI porque são parceiros de primeiríssima mão dessas agências.

    Obviamente os agentes de inteligência também operam sob a cobertura de outras agências governamentais americanas e há aqueles que são integrados a empresas “multinacionais” e inúmeras ONGs…

    Tem gente levando muito, mais muito dólares mesmo com esse suposto acordo. Por hora essa informação está em “stand-by…”

    Grato

    • A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development), mais conhecida por seu acrônimo em inglês USAID, é um órgão do governo dos Estados Unidos encarregado de distribuir a maior parte da ajuda externa de caráter civil. É um organismo independente, embora siga as diretrizes estratégicas do Departamento de Estado americano…

      A USAID surgiu em 1961, com a assinatura do Decreto de Assistência Externa, pelo então Presidente John F. Kennedy, unificando diversos instrumentos assistenciais dos Estados Unidos. Diretamente ou através de agências subsidiárias, a USAID atua como um reforço à política externa dos EUA, cooperando com os países receptores nas áreas de economia, agricultura, saúde, política e assistência humanitária. No entanto, a agência tem sido objeto de críticas e acusada de trabalhar em colaboração com a CIA ou de realizar atividades de inteligência na desestabilização de governos não alinhados com as políticas dos EUA. Em 3 de abril de 2014, a imprensa revelou que a partir de 2009, a USAID organizou e participou ativamente em uma operação secreta estadunidense para derrubar o governo de Cuba, com a criação de uma rede Twitterfalsa visando provocar uma “Primavera Cuban”. O programa foi financiado pelo governo dos EUA e criou uma rede semelhante ao Twitter, mas falsa, com o objetivo de criar uma comoção e incitar uma revolta popular levando a queda do governo cubano. O programa, chamado de ZunZuneo, também armazena dados dos assinantes cubanos e informações demográficas, incluindo seu gênero, idade, receptividade e tendências políticas…

      O nome ZunZuneo se relacionada ao nome do pássaro colibri em Cuba – o zunzún. O projeto foi iniciado em 2009, depois da prisão do americano Alan Gross, que executava missão clandestina da USAID em Cuba e foi condenado à prisão quando foi descoberto. Os usuários não sabiam que o projeto foi criado por uma agência dos EUA ligada ao Departamento de Estado, nem que os americanos coletaram informações pessoais sobre eles para que esses dados fossem usados para fins políticos…

      Os organizadores do ZunZuneo criaram uma rede que pareceria negócio legítimo. Criaram um portal de internet, e uma campanha, de maneira que os usuários pudessem se inscrever e enviar suas próprias mensagens de texto a grupos de sua escolha. A USAID e seus contratantes tentaram esconder que o projeto tinha ligações diretas com Washington. Para tal, criaram uma rede de empresas de fachada com sede em Espanha e contas bancárias nas Ilhas Cayman, na tentativa de esconder as transações financeiras e recrutaram executivos de empresas privadas para fazer parte da fachada do projeto, de forma que não ficasse claro que o projeto foi financiado com o dinheiro dos contribuintes americanos e estava sendo executado pela USAID…

      “Não será mencionada a participação do governo dos Estados Unidos”, disse um relatório da empresa Mobile Acord, uma das empresas que colaborou com o programa como contratadas. “É absolutamente crucial para o êxito a longo prazo do serviço e para garantir o cumprimento da missão.” No Peru, entre 1995 e 2000, a USAID foi acusada, juntamente com a UNFPA, de apoiar financeiramente um programa de esterilização forçada, implementado durante o governo de Alberto Fujimori. Segundo o Ministério da Saúde do Peru, nesse período 331.600 mulheres e 25.590 homens foram esterilizados.

  10. sabotam o nosso programa espacial e tomam o controle de nossa base de Alcântara para nos impedir de ingressar no mercado de lançamento de satélites…pois neste mercado teríamos grandes vantagens sobres eles devido a nossa posição geográfica favorável…

    • O que nos impede de sermos um player na corrida espacial é nossa INCOMPETÊNCIA em sermos capazes de tocar um programa espacial sério. Não procure desculpa nas ações de outros. Se existem corruptores porque existe corruptos. Não caio mais nessa infantilidade de colocar culpa nos outros devido a minha estupidez como nação.

      • Correto João, mas não devíamos deixar de lado a preocupação americana com sua segurança que trabalha sobretudo pela não proliferação de aramas nucleares e não difusão dos conhecimentos de mísseis balísticos.

        A teoria de intervenção americana nos nossos projetos têm ao menos de serem levadas em consideração.

      • Essa “intervenção” não impediu russos e chineses porque ambos foram competentes em executar seu projeto de nação. Ficar só dizendo que há uma orquestração americana não resolve. Resolve é mão na massa. Contra isso o que eles poderia fazer? Acredito mais na má vontade dos governos brasileiro.

      • Meu amigo como o nosso povo pode combater um Inimigo que age nos subterrâneos , corrompendo e iludindo , com apoio de políticos e funcionários públicos vendidos . Depois de 1889 ,o próprio Exercito os colocou aqui dentro os ajudando a combaterem outros brasileiros ( Revolta da Armada ) , não dizemos que Roupa Suja se Lava em Casa . Já reparaste os nossos militares diante de outros americanos , ficam como Pinto no Lixo , mas quando são russos ou chineses , se portam fechados , taciturnos , etc , esta é a Mentalidade do Colonizado .

  11. A base de Alcântara é primordial para o desenvolvimento de satélites, foguetes e mísseis devido sua posição geográfica,(excelente). Tínhamos um acordo com a Ucrânia que deveras foi interrompido. Lançamento de foguetes e satélites requer anos e décadas de pesquisa e desenvolvimento. Ter o EUA como parceiros requer acordos que possam beneficiar as partes envolvidas. Da mesma forma que fossem com russos, chineses…seria preferível fazer acordos com países que possuem semelhanças tecnológicas já em situação de avançada: Tchecos, poloneses, ucranianos…já possuem tecnologia que poderia ser compartilhada. O problema com potências como EUA, China, é mais por questões de natureza ideológica,(infelizmente) e retirá-los, realmente depois de instalados e gastarem seus milhões de dólares ficará ainda mais difícil. sobre comunidades quilombolas ou indígenas deve-se levar em conta o acordo estabelecido e as vantagens que estas comunidades tendem a se beneficiar. infelizmente “os politicamente corretos” e interesses eleitoreiros de oportunistas impedem muitas vezes qualquer benefício a essas comunidades(exemplo está na questão da área raposa terra do Sol em Roraima que ao invés de beneficiar, prejudicou a todos os envolvidos: comunidades indígenas e produtores de arroz). O MP está certo em querer verificar e porque não pedir informações sobre o acordo, pois existe a questão da soberania da qual ficou em segundo plano.

    • Sérgio, quanto a retiradas de americanos , russos, chineses, etc não chega a ser um problema. Os tratados possuem cláusulas de denúncia (rompimento) e mesmo não os tendo podem ser denunciados.

      Geralmente as cláusulas protegem o investidor com multas e devolução do dinheiro investido. Mas isso tem um determinado tempo, após o qual ele pode ou não ser renovado.

      O problema com o acordo com os EUA está mais no que receberemos em troca e se isso compensa o desgaste político que este tipo de acordo sempre trás. Os americanos modernariam a base, sem sombra de dúvida, nos ensinariam procedimentos importantes, mas nós brasileiros provavelmente não teríamos acesso a qualquer conhecimento técnico que nos ajudasse no desenvolvimento dos nossos lançadores.

      • Concordo pelo esclarecimento. Esqueci deste detalhe de suma importância. Os estadunidenses jamais fornecem conhecimento técnico ou científico para que alcancemos o desenvolvimento. visto exemplos não faltam. Obrigado e grande abraço.

  12. A Alemanha até hoje tem bases americanas em seu solo pátrio e nem por isso deixou de ter um programa espacial sólido. E nós que, supostamente somos impedidos por eles, americanos, mesmo não possuindo base estrangeira alguma em nosso país, porque ainda não temos um programa espacial competente? Fica a dica:

    “O Centro Aeroespacial Alemão (em alemão: Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt – DLR) é o centro nacional de pesquisa nas áreas: aeroespacial, energia e transporte da República Federal da Alemanha atuando também como a Agência Espacial Alemã. A sua sede está localizada em Bonn e possui várias outras instalações espalhadas pela Alemanha. O DLR, está envolvido numa ampla gama de projetos de pesquisa e desenvolvimento próprios e com parcerias nacionais e internacionais. Na função de Agência Espacial Alemã, é responsável pelo planejamento e implementação do Programa Espacial Alemão, como um agente do Governo. Como uma agência gerenciadora de projetos, o DLR também coordena e responde tecnicamente pela organização e implementação de projetos custeados por vários ministérios.”

  13. “João

    13 de julho de 2017 at 1:28

    O que nos impede de sermos um player na corrida espacial é nossa INCOMPETÊNCIA em sermos capazes de tocar um programa espacial sério. Não procure desculpa nas ações de outros. Se existem corruptores porque existe corruptos. Não caio mais nessa infantilidade de colocar culpa nos outros devido a minha estupidez como nação. ”

    Seiii…ninguém deste pais presta…todo mundo daqui é imprestável e incapaz.…por isso temos que tomar nossos amigos e irmãos estrangeiros do norte como um “modelo a ser seguido/apoiado cega e incondicionalmente”….pois lá não existe corrupção e gente canalha…é um povo/pais imaculado….né?!….rs….toma vergonha nesta sua cara sujeito…nos poupe de suas tentativas patéticas de diminuir ou inferiorizar este pais e seu povo…..povo lixo é a gente que vc faz apologia aqui….a perversidade e a corrupção já esta na cultura desta gente ….já é cultural desta gente…não me venha aqui tentar me por abaixo desta gentinha paria…pois eu fui educado apenas para abaixar a minha cabeça para rezar e beijar as mãos de meus pais pra pedir a bênção…foi esta a educação que recebi de berço ao contrario de ti….

    eu estou me lixando para aquela gente e para o lugar deles…eu estou me lixando se eles são a pica das galáxias…se eles tem a Disney e não sei o que…até porque eles estão se lixando pra este pais e para o povo daqui…pra maior parte dessa gente não somos nada…pra eles não passamos de gente ralé e inferior…

    seu argumento é ridículo e patético…..é de alguém que tenta subversivamente incutir aqui que o pais e tudo relacionado a ele não presta e jamais prestara..se és tão frustrado assim com o lugar onde vive, então que vá para os eua limpar latrinas deles pra viver…pois pra esta gente sim…vc jamais prestara pra nada mais que isso…rs…

    Os canibais do norte pediram a cabeça de TODOS os donos de grandes empresas Brasileiras…já meteram a mão na Base de Alcântara no Maranhão, querem o espaço aéreo, os portos, aeroportos, estradas, usinas de álcool, refinarias, TODO O PETRÓLEO, e já aprovaram leis que permitem ROUBAR grandes proporções do Território Nacional, mais de 2 mil kms quadrados…além da mais de 100 mil ONGs na Amazônia que são piores que abutres em cima da carniça…parabéns a todos os brazileiros que fazem isso possível!!!!…vocês são os idiotas úteis que de tão idiotas…não sabem que são úteis..nem quem os utilizam…

    Caso cafezinho: como o atraso faz o Brasil rasgar dinheiro :

    https://www.youtube.com/watch?v=wD7fgCeJ7mg

    • Maquineta, é por aí mesmo. Não existe povo melhor que este ou aquele. Cada país tem uma linha filosófica de vida, tem uma identidade geográfica e histórica, que lhe prejudicam ou ajudam.
      No caso dos EUA, a geografia lhes colocou ao lado da Europa e da Ásia, o que resulta, entre outras coisas, em fretes e seguros marítimos mais baratos, comparando com os nossos. Em termos históricos, sua imigração inglesa era constituída de muitos ex-operários da revolução industrial que iniciou justamente na Inglaterra, bem diferente de nossos colonos que no máximo vinham com experiência de simples lavradores ou padeiros.
      O povo americano, fora sua herança geográfica e histórica fortuita, é igual ao de todo planeta, e assim como o europeu e asiáticos, são também ladrões, assassinos, corruptos, porcos etc. Absolutamente, o brasileiro não tem nada que se sentir inferiorizado ou dependente de inteligências de fora. Apenas precisamos deixar o tal berço esplendido de lado e arregaçarmos as mangas.
      Entretanto, cada pessoa tem a sua melhor hora, e cada país tem a sua também, por agora precisamos deixar que os gananciosos do norte se devorem, pois o futuro é do Brasil, aqui é o cadinho da mistura do novo ser humano que reinará por toda parte, acreditem ou não.

    • Desculpa esfarrapada. Nada dessa teoria conspiratória impediu russos ou chineses. Somos incompetentes SIM em termos um projeto de nação. Diria a vc o mesmo que disse Joaquim Barbosa a Gilmar Mendes: SAIA ÀS RUAS. Vc, meu caro, vive atrás de um teclado criando histórias para apoiar suas ideias e ideologias que não possuem amparo na realidade. Não temos programa espacial porque não temos projeto de nação e não temos projeto de nação porque somos um povo apático, filhos de Macunaíma. Fiquem sentados no meio fio, xingando os gringos. Isso resolve tudo.

      • Caro João, existe sim toda sorte de sabotagens internacionais de países em outros países, ninguém, por exemplo, taxa a Wikileaks de fantasia, com toda sorte de revelações secretas do governo americano que ela escancarou realisticamente ao grande público. Deixe de lado essa sua ingenuidade sobre sabotagens, e de acreditar nessa lavagem cerebral que o nosso povo é inferior a outros.

        Temos questões históricas e geográficas que formataram os atuais países. Dando mais vantagens para uns que para outros. Não adianta paixão e torcida aqui, pois são fatos reais concretos e científicos.

        Quanto ao que podemos fazer a nosso favor, uma coisa muito importante salientei ali em cima… “Apenas precisamos deixar o tal berço esplendido de lado e arregaçarmos as mangas.” E também, precisamos de leis penais duríssimas para frear a marginália, e deixar o nosso povo trabalhador e honesto em paz.

        Quanto ao exemplo de Rússia e China, sinto muito, mas não nos servem, são povos cheios de defeitos, e com alguns muito desagradáveis. Sim possuem êxitos tecnológicos na exploração espacial e militar, mas a que custos? De algumas dezenas de milhões de seus próprios cidadãos mortos em manipulações políticas-populistas, não é mesmo? Pois eles não nos servem de modelo de jeito nenhum. Falando em China, ela simplesmente tem mais de cinco mil anos de civilização contínua, ora não era para ter atingido um nível de bem estar social a séculos?

        O Brasil não é o melhor dos países, mas certamente que não é nem de longe dos piores. Nosso povo enfrenta obstáculos de formação cultural muito pesados, que até agora não foram superados, mas que aos poucos, sem loucuras revolucionárias de loucos esquerdistas, serão resolvidas. Enquanto isso merece nossa admiração e incentivo em continuar sua luta a favor do progresso, mesmo em meio a traidores internos, e inimigos-competidores externos.

        Mas se realmente vc acredita que somos o supra sumo da incompetência, isso que em meio a todas as nossas dificuldades o Brasil é uma das maiores economias, população, e território, com um só idioma, do mundo, então abandone este barco, e embarque num mais de acordo para vc.

  14. Pessoal, pergunta: Os EUA realmente precisam de Alcântara para seu programa espacial?
    NÃO.
    Percebam que a grande importância deles colocarem os pés em Alcântara é estarem oficialmente dentro da amazônia. E tudo que isso significa para eles e sua diplomacia de domínio e posicionamento global.
    Claro que a Amazônia não fica apenas no Brasil, porém é aqui que está sua maior parte. Por isso essa artimanha de cooperação espacial em Alcântara com os brasileiros é algo que vem a calhar de mais para eles e seus jogos de Poder.

    Repito: Depois que eles colocarem sua bandeira em Alcântara, ou qualquer outra parte de nossa amazônia, eles jamais arredarão o pé.
    Ahh!.. Mas vai ter um “Contrato”, uma folhinha de papel, que servirá de proteção… rsrsrs!
    Quem acredita na força de contratos entre nações que perguntem para Ucrânia e seu povo se a Russia respeitou o Acordo devidamente assinado e registrato em Cortes legais de que a Criméia era ucraniana.

    A questão toda se resume a AMAZÔNIA do Brasil.
    ACORDEM!

    • Concordo plenamente. Devagar vão se chegando e quando menos se esperar já estamos sem parte do território amazônico. o México que o diga quando perdeu a Califórnia, Flórida e Texas a duzentos anos. de certa forma esta cobiça é internacional, encabeçada pelos Norte-americanos, já foi diversas vezes discutido e debatido e sem uma força considerável de dissuasão somos presa fácil. Ótimos esclarecimentos

1 Trackback / Pingback

  1. MINISTÉRIO PÚBLICO vai investigar suposto acordo de ampliação da Base de Alcântara | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.