No dia 22 de junho de 2017, o Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB) realizou a cerimônia de juramento à Bandeira Nacional, da Turma I/2017, do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, com 96 novos combatentes anfíbios.
Durante a cerimônia, houve o tradicional e solene juramento à Bandeira pelos Recrutas Fuzileiros Navais, seguido do desfile em continência ao Pavilhão Nacional.
O curso teve a duração de 18 semanas, onde os militares passaram por instruções técnicas, preparação física, fortalecimento psicológico e a absorção dos valores éticos, morais e culturais do Corpo de Fuzileiros Navais. Participaram, ainda, do adestramento de campo, atividade conhecida como “RECRUTEX”, realizada no Rio de Janeiro, atuando em diversas áreas, dentre elas: patrulha, ataque noturno, natação utilitária, além de orientação e manuseio de armamento, atividades nas pistas de reação e de combate ofensivo e defensivo, bem como instrução de sobrevivência na selva, onde aprenderam técnicas de obtenção de água e fogo, montagem de armadilhas e construção de abrigos no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais.
A solenidade, presidida pelo Comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante Marcos Silva Rodrigues, contou com a presença do Chefe de Logística do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Jorge Armando Nery Soares, da Deputada Federal Mariana Carvalho, além de outras autoridades civis e militares, amigos e familiares dos formandos.
Por ocasião do encerramento da cerimônia, a Secretária de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal, Leila Gomes de Barros Rego, entregou um prêmio ao formando agraciado com o título de Melhor Atleta da turma.
Fonte: MB