FAB PÉ DE POEIRA: Unidades de Infantaria formam novos soldados em MG, SP e RJ

O Soldado cumpre um ano de trabalho na Organização Militar, podendo, após análise comportamental, ser engajado ao efetivo

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a formatura de novos soldados em unidades militares do sudeste do País.

O Curso de Formação de Soldados (CFSD 1º/2017) teve duração de 4 meses e foi dividido por meio de disciplinas e instruções como: campos do conhecimento, conduta militar, ordem unida, armamento, munição e tiro, segurança militar, hinos e canções, atividade de campanha, treinamento físico, entre outras.

Uma das etapas que colocou os, então, recrutas à prova ao longo do curso foi o Exercício de Campanha, no qual os soldados permaneceram acampados, com a finalidade de aprender técnicas de sobrevivência, maneabilidade, progressão no terreno e marchas.

Veja como foi a formatura:

São Paulo

A Ala 13, localizada em São Paulo (SP), realizou, na última quinta-feira (06/07), a Cerimônia Militar alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional pelos 133 Recrutas da FAB, componentes da 1ª Turma do CFSD de 2017. Os jovens ingressaram na Ala 13 para cumprir o Serviço Militar Obrigatório, em que participaram do Curso de Formação de Soldados (CFSD), no período de 01/03 a 06/07.

“O Serviço Militar Obrigatório tem instruções divididas entre a parte militar e a cidadania, o que tem contribuído além da formação militar, para que o jovem volte à sociedade mais consciente de seus direitos e deveres, exercendo plenamente seu papel de cidadão. Os próprios pais dos alunos nos informam sobre as mudanças positivas de comportamento de seus filhos dentro dos lares”, ressaltou o Chefe da Seção de Instrução do 13° Grupo de Segurança e Defesa (BINFA-14 Batalhão Bandeirante) da Ala 13, Tenente François Paiva de Almeida.

Após os quarto meses, o Soldado cumpre um ano de trabalho na Organização Militar, podendo, após análise comportamental, ser engajado ao efetivo. Os jovens não aproveitados seguem para a Reserva não Remunerada, na qual estarão sujeitos a acionamentos em caso de mobilização.

“O curso foi muito importante pra mim, mudei bastante, passei a refletir mais sobre tudo e dar valor a coisas simples; agora me importo e ajudo mais as pessoas, agreguei à minha vida o valor do espírito de equipe. Esse Curso deveria ser feito por todos!”, afirmou o Soldado Vinícius Marquetti de Melo, escolhido Destaque Militar pela turma.

A formatura contou com a participação de autoridades militares e civis, e familiares dos formandos, marcando o fim da formação básica do combatente da Força Aérea.

“Essa foi uma experiência única em minha vida. Assim que iniciei o curso comecei a ser visto de forma diferente pelos meus familiares. E aqui ficamos diferentes realmente, nosso caráter é forjado. Aprendemos a respeitar o superior não só pela patente que ele ocupa, e sim pela história que ele passou para chegar onde está. Entrei aqui para dar o meu melhor, não esperava, mas consegui ser o 01 da turma. Quero continuar na FAB para sempre!”, especificou o Soldado Caio Luiz Santos da Silva, 1º colocado do CFSD.

Rio de Janeiro

Já no Rio e Janeiro (RJ), a FAB incorporou às suas fileiras 285 novos soldados, em cerimônia de compromisso à Bandeira Nacional realizada no pátio do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), na última quarta-feira (05/07). Os soldados da primeira turma de 2017 foram recrutados pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ – Batalhão Santos Dumont), e atuarão na segurança e defesa das unidades no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A formatura foi presidida pelo Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, e contou com a presença de oficiais superiores da Unidade.

“A partir deste momento, ao concluírem com êxito o Curso de Formação de Soldados, estão habilitados a conduzir todas as atividades que lhes forem delegadas, mas a melhor ferramenta que pode ser utilizada é o comprometimento com a Aeronáutica, pois agora são conhecedores de nossas tradições, normas e regulamentos, os quais, por livre e espontânea vontade, decidiram por assumir como diretrizes em suas vidas pessoais e profissionais”, afirmou o Brigadeiro Valadares.

Além do primeiro colocado da turma, soldado Jhonatan Ribeiro, no decorrer dos 4 meses de curso, destacaram-se: o soldado Alyson Henrique Ramos Pereira, eleito pelos companheiros de turma e instrutores como padrão, pela sua exemplar conduta militar e espírito de corpo; e o soldado Alex Oliveira Gonçalves de Matos, destaque operacional no Exercício de Campanha.

“Não existe uma palavra que defina os dias de treinamento. Tiveram dias árduos, outros mais tranquilos, mas foram, sim, dias de muito ensinamento. Cada dia, cada hora, cada minuto foi muito importante pra que incorporássemos a doutrina dos princípios ensinados. O aprendizado e as amizades com os irmãos de arma são coisas que vamos levar pra vida”, detalhou o soldado Jhonatan.

Barbacena (MG)

Em Barbacena (MG), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) formou, na última sexta-feira (07/07), 62 novos Soldados de Segunda Classe, integrantes da primeira turma de 2017, do Curso de Formação de Soldados do BINFA63. A cerimônia militar, presidida pelo Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR, Coronel Aviador José Mauro Carvalho da Costa, foi prestigiada por familiares e amigos dos formandos.

Durante a solenidade, os soldados Gustavo Anderson Mozer da Silva e Brayan Augusto Silva Barbosa, respectivamente primeiro colocado com a média 8,99 e soldado padrão do curso, receberam diplomas em reconhecimento ao mérito alcançado. O primeiro colocado ficou muito feliz e realizado com o resultado. “Chegar ao final do curso como 01 era meu sonho. Foi difícil, mas com muita determinação e força de Deus eu consegui”, comemorou.

Após o juramento de compromisso ao Pavilhão Nacional, os militares da turma “Carcaju” receberam de seus pais e padrinhos os distintivos que os caracterizam como soldados da FAB e desfilaram em continência à Bandeira Nacional.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=WOsHg3OM3kc[/embedyt]

Fonte: FAB

Edição Pé de Poeira