Turquia: Marcha desafia Erdogan

Manifestantes percorrem 450 km em 25 dias para pedir democracia num país que, denunciam, se converteu numa ditadura. Comício final reuniu mais de um milhão em Istambul, no maior protesto contra o governo em anos.

Comício final em Istambul: marcha se converteu rapidamente em um protesto suprapartidário

Centenares de milhares de pessoas foram neste no domingo (09/07) às ruas de Istambul, na Turquia, no encerramento de uma marcha pacífica que percorreu 450 quilômetros, desde Ancara, capital do país, para pedir justiça e protestar contra o governo do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Entre as principais reivindicações do protesto estão a libertação de presos políticos, democracia e o fim do estado de emergência, vigente no país há quase um ano, desde o fracassado golpe de Estado, em 15 de julho do ano passado.

O comício final do evento, no parque costeiro de Maltepe, no lado asiático da cidade, reuniu, segundo os organizadores, um milhão e meio de pessoas. Nele, o líder opositor turco Kemal Kiliçdaroglu, chefe do social-democrata Partido Republicano do Povo (CHP), maior legenda opositora no Parlamento, fez um discurso pedindo a união das forças de oposição.

O político pediu também que os ativistas não levassem bandeiras de partidos, para ressaltar “a unidade do povo contra as políticas de Erdogan” e sua sigla conservadora, de orientação islâmica, Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), no poder desde 2002.

O desafio agora, segundo Kiliçdaroglu, é forjar uma aliança entre os oponentes de Erdogan abrangendo ideologias religiosas, étnicas e políticas. Ele ressaltou que a tarefa não deverá ser fácil. Mas depois de liderar uma marcha de que participaram até 50 mil ativistas nos últimos quilômetros do percurso, o social-democrata disse ser seu dever se tornar a principal voz da oposição, sobretudo após o referendo constitucional de abril, que consolidou os poderes governamentais sob a presidência de Erdogan, em meio a alegações de fraude eleitoral.

Kiliçdaroglu fez críticas duras ao governo turco, denunciando que o país vive “um tempo de ditadura” e comparando os expurgos realizados em instituições estatais ao que fez o ditador nazista Adolf Hitler.

A marcha de Ancara até Istambul se converteu rapidamente em um protesto suprapartidário, apesar das críticas dos seguidores de Erdogan e do próprio presidente, que chegou a acusar os manifestantes de apoiar o terrorismo.

Segundo a maioria dos analistas, a imagem de Kiliçdaroglu – pouco carismático e criticado com frequência dentro e fora do partido por não adotar uma linha militante contra o presidente e seu AKP – mudou com a realização da marcha, se consolidando como o líder de toda a oposição.

“Ninguém pense que terminamos aqui esta marcha. Este é o primeiro passo. Este 9 de julho é um novo começo”, prometeu.

A marcha foi o primeiro grande movimento nas ruas da Turquia contra Erdogan desde a revolta de Gezi, um protesto que começou com cunho ambiental em Istambul em 2013, mas logo se tornou um movimento político em várias cidades do país.

Fonte: DW

 

11 Comentários

  1. Um movimento autêntico pró democrático é louvável. Más se aparecer movimentos nascidos da noite para o dia, um pato ou patinhos amarelinhos e um “carismático” lider defensor da venda e liquidação da Turquia como solução de todos os problemas. Nós já sabemos onde isso vai dar. A transmutação de um movimento pró meio ambiente em uma força política há certa alusão ao autenticamente provido “passe livre” e rapidamente usurpado e transmutado em uma Operações de bandeira falsa. Ventos primaveris varreram países prometendo flores e pássaros cantando, más só tormentas e tempestades deixaram por onde sopraram. Sorte ao povo Turco, que sejam senhores do seu próprio destino.

    • eles pedem a libertaçao dos golpistas e na mesmo pedido dizem para nao levar bandeiras politicas
      fingindo assim que essas manifestações nao sao politicas rsrs

      um contra senso dele proprio pois tudo e politico

      se sao tantas pessoas contra o erdogan então que vençam nas urnas

      esses protestos sao para desestabilizar apenas isso e quem deve estar por detras disso o amigo da onça de sempe

      alemanha ja abandonando sua base na Turquia curdos sendo armados pelos estados unidos catar se juntando a Turquia

      o erdogan cantou a pedra antes do golpe no brasil e na tentativa na turquia

      ele erdogan disse que era uma revoluçao colorida que estavam fazendo no brasil

      a dilma mocoronga bizonha ficou andando de bicicletinha nao ouviu ninguem pois se acha a supra sumo

      resultado esta ai na turquia eles sabem que se perder o controle podem ter um estado curdo dentro de seu pais

      essa cia americana nao para pode mudar o presidente que for

      • É claro. Se há tantos assim que votem nas urnas, não há impedimento algum ao voto na Turquia. 2019 tem novas eleições lá. Não há limite de tempo de mandato no parlamentarismo para um primeiro ministro, desde que se mantenha a maioria. É assim na Inglaterra, Noruega, Canadá, Austrália, Itália ou em qualquer país que adote o sistema. Já houve primeiros ministros na Inglaterra com mais de 20 anos no poder.

    • Erdogan está virando um ditador, mas devemos ficar atentos a esses movimentos que muitas vezes são orquestrados usando o povo como massa de manobra.
      Eu lembro dos movimentos que houveram antes da Copa de 2014,quando o povo impedia o uso de bandeiras de partidos políticos e ostilizavam órgãos de imprensa que deturpavam o movimento,lembro de ter ligado à TV e visto um jovem na globo no programa da Fátima Bernardes , era bem jovem e franzino, e era apresentado como líder do movimento, naquela momento eu percebi a tramóia que estavam tentando criar , pegaram um fantoche e sorrateiramente tentavam tomar de assalto um momento popular que era contra eles mesmo!

      • Ei querido, as manifestações de 2013 (20 centavos) e 2014 (não vai ter copa) foram orquestradas pela esquerda. A Direita saiu as ruas em 2016 pedindo o impeachment da Dilma, apenas isso.

      • marcos a esquerda e a direita brasileira acharam isso

        que tinham poder de manifestação aquela luciana genro que muitos chamam de sionista genro se achando nos vinte centavos ,ou aqueles bobocas com a camisa da cbf aecio e etc ronaldo o feromonio rs e etc
        achando que eram de direita

        mas no final tanto a esquerda e a direita estao abraçados na lama

        pois nossas empresas estão sendo processadas por paises terceiros

        quem ganhou com esses processos de manifestação com certeza nao foi o brasil nem o brasileiro

        para mim quem orquestrou as manifestações usando o face book e outros meio de internet foi o proprio estados unidos por meio de uma embaixada que foi deslocada do paraguai no golpe relâmpago no lugo e veio para sao paulo na embaixada americana que fica em uma antiga fabrica em santo amaro de tao grande que e

        e de la usaram seus recursos para entrar na mente do brasileiro tanto de esquerda quanto o de direita

        conseguiu separar as pessoas ate familiares usando essa tatica

        revolução colorida na cara de todos

        os politicos eles tem nas maos pois sao um bando de tiriricas usando celulares comuns todos grampeados pela sna e so ameaçar e usar laranjas na imprensa ou judiciario ou fazer uma dobradinha

  2. Erdogam é um mulcumano sunita radical .
    A Turquia tem um histórico antigo de conquistas e colonialismo no mundo árabe .
    Kamal Ataturk inseriu a Turquia no mundo moderno mudando escrita e incentivando a educação , ofertando direitos iguais a homens , mulheres e minorias .
    Esta marcha quer lembrar que a Turquia não quer voltar ao passado que , que tanto ainda assola o atrasado mundo árabe .
    Ninguém ali da a mínima p Europa , Estados Inidos ou Rússia ; estão cuidando de suas vidas e direito pra sendo atacados .

Comentários não permitidos.