SEGURANÇA PÚBLICA : Apreensão de fuzis no RJ cresceu 80% nos primeiros cinco meses do ano

Criminosos estão usando cada vez mais fuzis automáticos para fazer assaltos em estabelecimentos comuns no Rio de Janeiro. Essa arma de guerra só era vista nas favelas dominadas por facções criminosas até pouco tempo. Enquanto as apreensões de armas vêm caindo no Estado, as de fuzis subiram. De janeiro a maio deste ano, foram 212 fuzis. Este número representa 80% a mais do que no mesmo período do ano passado. Em 10 anos, mais de 2,5 mil fuzis foram apreendidos no Rio.

Imagens de um assalto a uma farmácia em Copacabana, um dos bairros mais movimentados da Zona Sul do Rio, mostram a abordagem dos criminosos usando um fuzil. Em uma ação de dois minutos, eles levaram R$ 800 e produtos farmacêuticos.

“Eu vi que tinha um fuzil, eu fiquei muito nervosa no momento que eu vi, simplesmente, eu fiquei quieta, parada. Eu fiquei em choque. Quando eles saíram eu comecei a chorar, fiquei muito nervosa, nunca tinha passado por um negócio desse aqui no Rio de Janeiro”, contou uma funcionária, que preferiu não se identificar.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=GQANAvPNq6o[/embedyt]

Um dos criminosos que roubaram o estabelecimento foi preso e contou aos policiais que o bando usava uma réplica de um fuzil.

Em outro episódio, no fim de maio, um homem furou um bloqueio de criminosos que faziam assaltos usando fuzis no bairro de São Conrado, na Zona Sul do Rio. O carro foi metralhado e a vítima só escapou com vida porque o veículo era blindado.

No início de junho, a Polícia Civil fez a maior apreensão de fuzis da história do Estado do Rio de Janeiro. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, também conhecido como Aeroporto do Galeão, 60 fuzis estavam escondidos dentro de aquecedores para piscinas.

Os casos mostram que, cada vez mais, armas de guerra vêm sendo usadas em assaltos nas áreas urbanas.

 Fonte: G1

22 Comentários

  1. O quê falta para ter uma guerra civil no braZil igual como o que houve( há ) na Ucrânia ? … onde por lá já há divisões geográficas políticas ..
    .
    No braZil … essa divisão se vê nitidamente que existe .. se vê nos vários Brasis ( Belindia ) .. Sul Vs Norte … coxinhas Vs mortadelas ..vermelhos Vs azuis .. pobres Vs ricos .. uma nação dividida não consegue se manter …. nem existi por muito tempo .

    • Legal que esses 2 ai falaram pouco e só falaram besteira e preconceito …

      Ignorando que a história nacional é marcada pela violência…

      • Ela começou com a coluna Prestes e prosseguiu com os terroristas assaltando bancos e explodindo bombas em frente a quartéis nos anos 60/70.

      • Vai estudar História cumpadre e aprenderam que tudo isso começou com o translado da familia Real.
        O que esperar de pessoas que comentam a tudo com tendencia ideoplogica heim !
        Apenas uma diarréia bostérica e nada mais !

  2. E tem energúmeno que apoia o desarmamento, ai cada dia mais o bandidos mais armados, enquanto estupros e assassinatos só aumenta e o cidadão de bem não tem a minima chace de se defender e nem a policia faz seu serviço, to cansando de escutar historias que a policia demora 30min, 1h pra chegar no local, escutei esses tempos atras que a 4 quadras de um batalhão da policia, roubaram um banco, mesmo com disparos de fuzis que dava pra escutar a mais de 10 quadras a policia demorou 2h e disse que não escutou nada.

  3. O nosso Brasil de cada dia, pior e pior, da centro esquerda(entende-se ladroes demagogos) a direita entreguista, hipocrita e cara de pau, e cada dia mais feia a coisa.

  4. O que e feito com as armas apreendidas?? Existe de controlo das armas apreendidas?
    De onde veem essas armas?

    • A maioria dos fuzis vêm das fronteiras que são muito extensas e pouco vigiadas. efetivos militares e da PF ínfimos e sem recursos satisfatórios. sobre controle das armas? Meu caro colega, deveria ser feito pelo EB ou PF. Há muita coisa estranha….

      • Mas é feita pela EB e PF, pra nós cidadãos de bem essa corja controla, agora os bandidos ? Isso fica só na teoria.

  5. Todo cidadão deveria ter o direito de adquirir sua arma, quer seja para posse ou dentro do razoável porte. porém Este estatuto do desarmamento que foi criado contra a vontade popular( houve referendo) impede do cidadão de bem ter o armamento, visto a burocracia, o alto preço e a centralização do órgão que fiscaliza. Quem ganha com isso? Donos de empresas de segurança, consultores de segurança, políticos, bandidos ( estes usam sem restrição alguma). Quem perde? cidadãos que pagam impostos como nós, pois estamos indefesos diante da violência, inércia, incompetência, corrupção, ganância, inversão de valores de alguns membros do poder público(Executivo, MP, Judiciário) mais ONGS em defesa excessiva de usuários de drogas, Direitos Humanos para ajudar meliantes e inúmeras mazelas que infestam nosso país.

    • Essa retorica de patriota entreguista querendo justificar liberação de porte de armas em um pais onde aqueles que tem instrução de treinamento e manuseio ja fazem merdas imaginem esses neo-nazistas pentecostais sapatinhos de fogo armados nas ruas !
      Tu vives em que pais cidadão ? Deve habitar na galaxia de Andromeda né !

      • Se for pensar assim os americanos não teriam direito constitucional a possuir uma arma para defender sua vida. Desinformando, cara? Por isso não temos respeito como gente séria lá fora, porque pensamos dentro da doutrina ensinada pelos poderosos que se armam e não querem que o povo se arme. A serviço de quem vc está, cara?

      • Ele quer comparar a sociedade Americana com a sociedade Brasileira ah faça-me o favor cumpadre não seja ridiculo.

  6. Por conta de notícias como esta não vou ao Rio há anos, apesar de minha família ter apartamento lá, pois não me sinto seguro, mesmo vários cariocas me dizerem que “não é bem assim”, mas acho que apreenderam a conviver com um estado de violência de tal monta que não conseguem notar o absurdo.

  7. Fim da liberação do porte de armas.
    Restrição severa na venda de armas.
    Armado nas ruas so policia e quem não for policia e estiver armado nas ruas,é bandido.

    • Desinformando de novo. Ninguém pede que se possa andar armado nas ruas. Se pede o direito de possuir uma arma em sua residência pra defesa pessoal. Posse é diferente de Porte. Melhora ainda se retirassem os impostos das armas favorecendo os mais pobres a poder se defender, porque ricos não precisam de armas porque contrata segurança privada. Vc não entende nada de segurança pública, cara.

      • TENTA DE NOVO e quem sabe voce aprenda va interpretar textos : Fim da liberação do porte de armas.
        Restrição severa na venda de armas.
        Armado nas ruas so policia e quem não for policia e estiver armado nas ruas,é bandido.

  8. Se estão apreendendo mais armas é porque estão trabalhando e basta dizer isto para começar o mimimi ideologico onde patriotismo é entregação total e subserviencia e a discordancia é o exterminio.

1 Trackback / Pingback

  1. SEGURANÇA PÚBLICA : Apreensão de fuzis no RJ cresceu 80% nos primeiros cinco meses do ano | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.