Capacidade dos EUA para se defender de mísseis da Coreia do Norte desperta controvérsia

Não são todos que afirmam com tanta confiança quanto o Pentágono que os militares dos Estados Unidos podem defender o país da ameaça crescente representada pelo arsenal de mísseis balísticos intercontinentais da Coreia do Norte.

O primeiro teste de um míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) realizado por Pyongyang na terça-feira, com potencial de atingir o Estado norte-americano do Alasca, colocou a questão: quão capazes são os militares dos EUA de derrubarem um míssil ou uma leva de mísseis a caminho de seu território?

Falando a repórteres na quarta-feira, o porta-voz do Pentágono, capitão da Marinha Jeff Davis, disse: “De fato temos confiança em nossa capacidade de nos defendermos contra a ameaça limitada, a ameaça nascente que está lá”.

Davis citou um teste bem-sucedido de maio no qual um interceptador de mísseis localizado nos EUA abateu um ICBM norte-coreano simulado, mas admitiu que o programa de rastreamento do programa de teste não é perfeito.

“É algo em que tivemos resultados mistos. Mas também temos a capacidade de disparar mais de um interceptador”, afirmou.

Um memorando interno visto pela Reuters também mostrou que o Pentágono atualizou sua avaliação das defesas norte-americanas depois do teste de maio.

Apesar das centenas de bilhões de dólares gastos em um sistema de defesa de mísseis de múltiplas camadas, os EUA podem não ser capazes de se escudar inteiramente de um ataque de mísseis balísticos intercontinentais norte-coreanos.

Especialistas alertam que atualmente as defesas antimísseis dos EUA estão preparadas para abater um míssil, um talvez um pequeno número de mísseis, a caminho. Se a tecnologia e a produção da Coreia do Norte continuarem avançando, as defesas dos EUA poderiam ficar sobrecarregadas, a menos que acompanhem o ritmo da ameaça.

“Ao longo dos próximos quatros anos, os Estados Unidos têm que incrementar a capacidade de nossos sistemas mobilizados, pressionar agressivamente por uma mobilização maior e mais rápida”, disse Riki Ellison, fundador da Aliança de Promoção da Defesa de Mísseis.

Mike Stone

Foto: KCNA / via REUTERS – Míssil balístico intercontinental Hwasong-14 visto durante o lançamento em foto não datada divulgada pela Agência Coreana de Notícias da Coreia do Norte. 

REUTERS

Fonte: YAHOO

45 Comentários

  1. Escrevam o que vou dizer:

    Os EUA tem uma unica opção, um ataque massiço e relampago contra a artilharia e misseis do inimigo, um ataque limitado seria um desastre naquela região e daria tempo para o Coreia do Norte reagir, nesta situação cada minuto conta tem que ser algo muito rapido e massiço para o inimigo não ter tempo de reagir.

    • Munhoz,

      O que propõe é impossível…

      Por mais que se faça uma ofensiva muito bem engrenada, sempre irá sobrar alguma coisa… E chineses e russos não vão mover uma palha, caso os americanos resolvam agir por conta própria…

      O que Trump deve fazer, entendo eu, é mostrar a liderança norte-coreana que qualquer movimento em falso e os dito cujos serão varridos a fogo. Isso pode muito bem ser conseguido aumentando o efetivo na região. Que coloque uma meia dúzia de bombas B-62 em solo sul coreano e veremos como os nortistas reagem…

      No mais, ainda acredito que é mais fácil os chineses tomarem alguma atitude. Não é de hoje que a paciência deles anda curta com a CN…

      E seja como for, aí entra a arma nuclear… Ela não é somente um elemento de dissuasão. É também a arma do juízo final… Se alguém invadir, estou quase certo de que eles não hesitariam em detonar no caminho do invasor… Simples assim…

    • “Munhoz
      7 de julho de 2017 at 19:17

      Escrevam o que vou dizer:

      Os EUA tem uma unica opção, um ataque massiço e relampago contra a artilharia e misseis do inimigo, um ataque limitado seria um desastre naquela região e daria tempo para o Coreia do Norte reagir, nesta situação cada minuto conta tem que ser algo muito rapido e massiço para o inimigo não ter tempo de reagir.”

      a realidade não é como nos filmes de Hollywood onde o mocinho mata centenas de vilões de uma única vez, de olhos vendados e pulando numa perna só…rs…..e vc só se esqueceu de combinar isso com os Russos e Chineses pois eles com toda certeza prestariam auxilio e ajuda(não abertamente claro) aos norte coreanos com os seus aparatos de inteligência e localização…envio por debaixo dos panos de armas…….fariam o mesmo que a Rússia faz para o governo Sírio hoje….e com toda certeza uma resposta na mesma moeda seria dada logo em seguida em alguma outra parte do mundo como na arábia saudita ou Cuba…lembrem-se que trump desfez e botou abaixo os esquemas de acordos e aproximações dos eua com Cuba feitos por obama….e a Rússia já tem todas as provas e pretextos que precisa pra fazer a arabia maldita o mesmo que os eua fizeram no Iraque…eles nem precisam falsear ou fabricar como os eua…rs…. 😉

  2. Não e isso a questão mesmo na hipótese dos ianques dizimarem quase todo poder bélico da Coreia do Norte em menos de uma hora não poderiam invadir por terra, seria um custo elevadíssimo e teria a china vendo sua fronteira ameaçada!!! seria um ponto de apoio de suprimento e de reposição de armas para a Coreia do Norte que com o passar do tempo e com uma guerrilha de 25 milhões de homens acabaria invadindo a coreia do sul podendo até vencer a guerra!!!

    • Neste caso tem que ver se a China com a atual relação comercial que tem com os EUA iria proceder deste modo apoiando um pais com uma minguada relação comercial, (já ouviu falar que quem manda é o $$$).

      Outra coisa é que a fronteira é minada e curta demais para uma invasão terrestre sem o apoio de armas pesadas, fora a falta de suprimentos etc

      Se os EUA conseguirem a concordância da Russia e China e for elaborado um bom plano de combate, iria ocorrer uma ataque relâmpago como disse no comentário anterior, então eles iriam começar a atacar toda a infraestrutura do regime (comunicações, propaganda etc) um ataque terrestre seria uma ultima opção, na verdade eles iriam tentar matar a liderança e bombardear até o regime desmoronar por conta propiá, (é o que eles esperam).

      • Quer dizer que o todo poderoso USA para invadir a insignificante Coreia do Norte precisaria do apoio da China e Rússia?

      • Neste caso sim é um tipo de intervenção diferente da Líbia ou Iraque a CN tem fronteira com esses 2 países (tudo fica muito próximo ) os EUA teriam que fazer uma especie de troca, com a Russia (o perdão da invasão da Crimeia) com a China (uma chantagem comercial, ou deixar de vender armas para Taiwan) e assim por diante, com o caminho livre ele vai e ataca mas uma coisa vc pode ter certeza (mesmo que seja por debaixo do pano) ele vai pedir licença.

      • Perdão da Crimeia? os russos não tão ligando para nada disso pois quem ajuda a Coreia do Norte se Desenvolver belicamente são os chineses e os russos justamente para não ter tropas americanas e sistemas de misseis em suas fronteiras , a Coreia do Norte está sabendo Jogar esse jogo de xadrez muito bem !!!

      • Chrystoffer vc tem que analisar melhor a situação como eu disse nos comentários anteriores quem manda é o $$$, a Russia esta sofrendo um embargo da União Europeia que vai durar anos ainda devido a Crimeia e esse embargo é feito por pressão dos EUA (depende dos EUA) e isso envolve bilhões em relações comerciais, a CN é um pais falido com uma relação comercial minguada tanto com a China como com a Russia, (neste caso só a relação comercial da Coreia do Sul com a Russia e China já é um fator dissuasor bem maior do que a CN) como disse são trocas, a Russia e a China não tem interesse na CN falida, eles tem interesse na estabilidade daquela região e nas suas relações comerciais, outro fator determinante seria que se a CN avançar em seu programa nuclear a Coreia do Sul e o Japão poderiam começar a desenvolver suas propiás armas nucleares e isso seria ainda mais contra os interesses da China e Russia.

        Simplificando os EUA tem varias cartas na manga para negociar com a China e Russia e seu atual presidente sabe negociar e é provável que vá negociar, isso se já não estiver negociando neste encontro do G 20.

    • Apenas a existência das armas nucleares já inibem um conflito, mas vamos imaginar que ninguém queira usa-las…

      Você parte do princípio de que haverá um exército a lutar desesperadamente por uma causa… E se não houver tal exército…? Não existe exército se não há real motivação… E um ataque aéreo que proporcione total superioridade aérea é algo desmoralizante para qualquer força regular; saber que pode ser varrida a qualquer instante, sempre que pretender um ataque…

      Chineses podem fornecer suprimentos, mas se não mobilizarem uma força militar real, não haverá chance de vitória. Veja que os coreanos do norte estarão enfrentando nessa situação os EUA e Coréia do Sul, outro país com o dobro da população e que tem recursos para mobilizar por curto prazo um exército equivalente ou até maior que o da CN…

      Você também fala em 25 milhões de guerrilheiros… Será que estarão mesmo todos dispostos a morrer pelo “status quo” norte coreano…? Nesse cenário hipotético, imagine as forças armadas americanas e coreanas ganhando terreno, sem qualquer oposição direta da China ou Rússia, liberando cidade após cidade, e instaurando nessas zonas um sistema capitalista moderno, dando aos coreanos do norte a oportunidade de evoluírem economicamente até ao passo de seus irmãos sulistas… Se o processo for conduzido corretamente, em alguns anos não vão querer nem saber de qualquer outra forma de se viver…

      • “_RR_
        8 de julho de 2017 at 17:18

        Qualquer guerra que ocorra na península, será do interesse deles, de uma forma ou de outra…”

        em ambos os lados haverá muitas mortes e destruição portanto jamais haverá interesse de ambos os lados por qualquer guerra….

      • Quis dizer que qualquer guerra na península vai acabar envolvendo-os de uma forma ou de outra. Por isso, vai acabar sendo do interesse deles de qualquer jeito…

      • claro que não querem começar nada, mas se alguém resolver apertar o botão, o outro lado não vai poder ficar parado…

      • “_RR_
        8 de julho de 2017 at 10:37

        Chineses podem fornecer suprimentos, mas se não mobilizarem uma força militar real, não haverá chance de vitória. Veja que os coreanos do norte estarão enfrentando nessa situação os EUA e Coréia do Sul, outro país com o dobro da população e que tem recursos para mobilizar por curto prazo um exército equivalente ou até maior que o da CN…”

        como vemos bem na Síria hoje a coisa toda não se limita apenas com suprimentos… e graças ao auxilio e ajuda dos Russos a Síria esta retomando o seu território, vencendo e pondo pra correr seus invasores…

      • Síria é um cenário específico, onde um conjunto de forças irregulares compostas na maioria por insurgentes locais ( e não somente “invasores” ), que lutam praticamente sem coordenação ( quando não trocam tiros entre si mesmas… ) e estão consideravelmente limitadas na sua capacidade de conduzir operações, enfrenta uma força convencional que tem amplo suporte externo, está bem motivada e organizada.

        Já nesse cenário improvável das Coreias, que é foco do debate, seriam duas poderosas forças convencionais lutando contra outra força convencional que teria suporte de suprimentos de um aliado. Só que, uma vez os americanos em campo, isso provavelmente neutralizaria uma intervenção direta de chineses e russos, posto o risco de um embate direto entre essas forças, com resultados catastróficos.

      • “_RR_
        8 de julho de 2017 at 20:28 ”

        em uma hipotética incursão contra a CN os Russos e Chineses prestariam o mesmo tipo de auxilio e ajuda que os Russos prestam hoje para o governo Sírio no conflito da Síria….e como vemos na Síria a coisa toda não se limita apenas em envios de suprimento…a Coreia do Norte é um pais vassalo da China e importante aliado estratégico…é o único pais satélite e aliado dos Chineses de fato na região…tem a mesma importância estratégica para a China que a Síria para os Russos..é a “Síria” dos Chineses !…como no caso da Síria para o Russos a Coreia do Norte é vital para a China contra possíveis incursões exploradas pela região…

      • “_RR_
        8 de julho de 2017 at 20:28

        Já nesse cenário improvável das Coreias, que é foco do debate, seriam duas poderosas forças convencionais lutando contra outra força convencional ”

        Errado….seria um embate de poderosas forças convencionais contra uma potencia nuclear…pois a Coreia do Norte domina a tecnologia de armas nucleares…

        a Coreia do Norte tem o quinto maior exército do mundo com uma população de militares estimada em 1,21 milhão, com cerca de 20% dos homens situados na faixa de 17 a 54 anos de idade nas forças armadas regulares….. A Coreia do Norte tem a maior porcentagem de pessoas militares per capita da população inteira, com aproximadamente 1 soldado alistado para 25 cidadãos norte-coreanos…

        A estratégia militar é designada para inserção de agentes e sabotagem atrás de linhas inimigas durante uma guerra, com grande parte das forças da kPa estacionadas ao longo da altamente fortificada Zona Desmilitarizada da Coreia….

      • “…seria um embate de poderosas forças convencionais contra uma potencia nuclear…pois a Coreia do Norte domina a tecnologia de armas nucleares…”

        Errado… Os EUA são uma potência nuclear… E se os coreanos do norte quiserem radicalizar, não ficarão sem resposta… Por isso, a tendência é que ficasse no campo convencional num primeiro momento…

        Aliás, mesmo a Coréia do Sul pode montar engenhos nucleares “sujos”, se quiser…

        A Coréia do Sul tem o dobro da população… E tem recursos financeiros para armar um exército equivalente ao norte, se precisar…

      • “_RR_
        9 de julho de 2017 at 13:05

        Errado… Os EUA são uma potência nuclear…”

        claro que os eua são uma potência nuclear…mas estou falando de um embate da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e não com os eua….mais uma vez distorcendo os comentários do outros pra tergiversar em cima deles…

        “Aliás, mesmo a Coréia do Sul pode montar engenhos nucleares “sujos”, se quiser…”

        teriam que produzir, fazer um grande estoque e deixar em prontidão contra um eventual ataque…um ataque maciço com este tipo de arma seria uma catástrofe para ambos os lados pois uma nação é vizinha da outra…e os danos provocados a CN pela contaminação no ar, no solo e na agua também atingiriam/assolariam a Coreia do Sul…

        “A Coréia do Sul tem o dobro da população… ”

        agora vc vai apelar para a mesma “solução final” adotada pelo ditador Solano López na guerra do Paraguai é?!..rs….patético…….

      • ““_RR_
        8 de julho de 2017 at 20:28

        Aliás, mesmo a Coréia do Sul pode montar engenhos nucleares “sujos”, se quiser…”

        um ataque maciço com este tipo de arma deixaria a CN igual a Chernobyl…inabitável…os danos seriam irreversíveis e permanentes…Chernobyl ate hoje é contaminada e ficara daquele jeito por séculos…por isso que se chama bomba suja…

  3. Russia,China e agora a Coreia do Norte .. três que afirmam como os EUA seu alvo nuclear … D’us do céu … essa política externa americana é realmente o inimigo número UM do povo americano … com essa poder profundo americano os estadunidenses não precisam de inimigos … lá o inimigo mora dentro de casa .

  4. Claro que a chance de interceptação não é 100%… só alguns foristas que aqui comentam acreditam nessa que é uma propaganda para tranquilizar os cidadãos americanos. A Guerra do Golfo foi um exemplo disso, mesmo os israelenses operando sistemas antimísseis, os já obsoletos Scuds de Saddam atingiram Israel por varias vezes. Se um deles tivesse uma ogiva atomica de uns 20kn o estrago ja estaria feito. E se tratando de Coreia do Norte acho que eles preferiam utilizar mergulhadores de combate para levar uma ogiva ate um centro industrial litoraneo dos sulistas ou japoneses, evitando assim as chances de interceptação.

    • Embora concorde que sempre há possibilidade de algo passar, a Guerra do Golfo não pode ser utilizada como exemplo nesse caso… São mais de 25 anos de disparidade tecnológica. O próprio sistema ‘Patriot’ evoluiu e já está em sua quarta geração…

      Diferente da época da Guerra Fria, os americanos hoje compreendem a necessidade de investir em sua capacidade de defesa aeroespacial e, principalmente, a capacidade de defesa aérea em campo ( a nível tático ), posto que percebem que (a) não será em toda a situação que poderão desfrutar de superioridade aérea daqui por diante, e (b) as táticas utilizadas por forças irregulares, utilizando artilharia leve, os coloca em uma situação onde mesmo a supremacia aérea não significa proteção real em campo.

      A capacidade de saturar hoje precisa ser consideravelmente maior…

      Utilizar armas nucleares dessa forma como propôs, abre brechas para outras formas de utilização da arma nuclear por parte dos adversários também… Tecnicamente, coreanos do sul e japoneses ( principalmente esses últimos ) tem condições de constituir seus próprios artefatos; e fazer armas “sujas” é coisa para curtíssimo prazo… A única coisa que os impediria de fazer isso é um ( até aqui ) forte senso de moral. Mas ficaria difícil evitar retaliações se sobre quem resolvesse tomar para si a posição do arauto do caos…

      • Senso de moral dos japoneses, yankes e sul coreanos? tá brincando, são todos farinha do mesmo saco.
        Pelo comentário até parece que só a tecnologia dos yankes evoluiu. Cai na real todos evoluíram, é por isso a incerteza dos USA. Se eles tivesse certeza da vitória já teriam atacado. Covardes como são eles só vão na certa e adoram bater em cachorro morto tipo o Iraque, Líbia e Síria..

      • Moral para com seu próprio povo… Evidente que prezam muito a si mesmos para arriscar uma guerra total. Fosse diferente, e não hesitariam…

        A única “incerteza” é a arma nuclear norte-coreana e aquele um milhão de soldados que sabe-se lá se vão lutar até o fim pela glória do regime… O resto é o resto…

        Tecnologia para fabricar uma arma nuclear não é coisa do outro mundo. Qualquer país com um pingo de vontade pode faze-lo ( nem que seja uma arma suja )… Pra se ter uma ideia, tem mais países com capacidade de fabricar uma arma nuclear que capacidade para fazer toda a miríade de suas próprias armas convencionais…

        Você fala em “chutar cachorro morto”… Será que existe mesmo tal coisa…?

        Não é assim que funciona na realidade…

        Se for para usar seu padrão de medida, então todo mundo que atacou um país menor é covarde…

      • “_RR_
        8 de julho de 2017 at 17:32

        A única “incerteza” é a arma nuclear norte-coreana e aquele um milhão de soldados que sabe-se lá se vão lutar até o fim pela glória do regime… O resto é o resto…”

        o mesmo pode ser dito em relação ao outro lado…não sei se os sul coreanos estariam tão dispostos assim também para sacrificarem suas vidas pelos “valores ocidentais” da liberdade e da democracia em uma guerra total até o fim contra um regime sanguinário e paranoico que além de armas nucleares detém uma força convencional respeitável e um exercito de maior numero …

        “Você fala em “chutar cachorro morto”… Será que existe mesmo tal coisa…?

        Não é assim que funciona na realidade”

        Mas é isto que eu não entendo sabe…são estas coisas que eu ainda não consigo entender…porque que ninguém salva aquele povo da CN da tirania e da opressão como fizeram no Iraque e na Líbia ?! …que coisa não…rs…

      • E quem disse que lutariam só por democracia ou liberdade…?

        Se for para lutar, será pela sobrevivência de seu próprio país e de muitos dos seus, tal como foi em 1950…

      • “_RR_
        9 de julho de 2017 at 13:08

        E quem disse que lutariam só por democracia ou liberdade…?”

        o mesmo pode ser dito em relação ao outro lado….e quem disse que eles lutariam pelo o regime?….lutariam pela sobrevivência…..pra se defender como outra nação qualquer que tenha condições para isso… quem pode…PODE….quem não pode…acaba como o Iraque, a Líbia e o brazil hoje…TOMADO…

        A defesa da Pátria retrata o nosso patriotismo e a nossa segurança nas nossas Forças Armadas…Apenas os fortes encaram uma derrota com a cabeça erguida defendendo sua bandeira, sua Pátria e sua honra…Somos uma pátria não quando pegamos nas armas porém nas prisões da perseverança…

      • Por isso que eu disse lá em cima que era mais fácil a própria China dar um sacode geral botar uma bronca na CN…

    • Amigo, eu vou te dizer uma coisa; poucos sabem ler nas entrelinhas dos fatos. Os norte americanos não iriam se aventurar no quintal alheio se eles não tivessem absoluta certeza que vale a pena uma guerra aberta com a China, pois eles sabem que eventualmente isso acontecendo a Rússia não irá se meter porque não vai querer pagar o preço de levar uma nuc por causa da CN. Assim sendo, prevejo que os americanos já dominam algum modo de interceptar ICBMs a grandes altitudes, antes da reentrada ou da descida. É provável que os americanos não tenham outra saída econômica senão uma guerra aberta com os chineses nos próximos anos, sendo a CN apenas um estorvo temporário, um álibi para o desfecho final que é destruir o parque industrial chinês. É o que penso.

  5. Muita gente achando que guerra é igual filme de Hollywood, onde os EUA ganham tudo com extrema facilidade.Na vida real, as coisas são bem diferentes. È só saco preto começar a chegar em quantidade que o desespero já toma conta.

    Até parece que China e Rússia vão permitir os EUA invadir Coreia do Norte e fixar uma base lá, ameaçando China e Rússia diretamente…

    • BobSap,

      Também não acredito que alguém queira efetivamente levar essa loucura adiante… Mas… e se os americanos dessem a febre do rato, atacassem a CN e resolvessem tomar nem que fosse um pedacinho dela…? China e Rússia iriam fazer o que…?

      A única coisa que vislumbro é racharem a CN ao meio, com chineses ocupando um pedaço mais ao norte, e olhe lá… Um ataque direto a forças americanas seria levar esse conflito para outro nível…

      Penso ser por isso que os coreanos do norte fizeram a sua arma nuclear… Repito: é a sua arma do juízo final. Se alguém invadir, detonam no caminho…

  6. Todo mundo sabe que o ——– não vai ser louco de atacar os EUA, o que preocupa os ianques é o fato da Coreia do Norte se tornar uma nação que possa contra-atacar caso seja agredida.

    • eles não serão loucos de atacarem os eua se os eua não forem loucos de ataca-los…..A única “incerteza” são essas conversas que bombardeiam dia e noite nas mídias e meios de comunicações ocidentais de que as defesas daquele lugar são um embuste total e completo…de que seu arsenal nuclear se compõem apenas de alguma dúzia de artefatos nucleares como alegam e de que seus misseis são porcarias que sempre falham ou dão defeito como tanto apregoam… 🙂

  7. _RR_,

    A gente não vê CN invadindo outro país vizinho ou tentar invadir. CN é uma força puramente defensiva, mas estão preparando capacidade de contra atacar também, através de mísseis de curto e longo alcance.

    RR, antes dos EUA cometer essa loucura, a inteligência da Rússia e dos EUA já detectariam e já começariam a reagir, enviando armas sofisticadas e modernas para CN resistir e em seguida, a forças Russas e Chinesas começariam operar na CN. Os EUA podem até ter intenção de invadir, mas duvido que Korea do Sul irá permitir chegar até esse ponto, pois o custo e as perdas seriam grandes demais.Isso provocaria caos na Asia e afetaria economicamente vários país. Isso seria confronto de grande escala envolvendo grandes potências.
    Os EUA podem até ter mais dinheiro e armas, mas isso não é garantia de vitória quando você enfrentas potências e guerra de longo prazo e custosa.

    • BobSap,

      “…mas duvido que Korea do Sul irá permitir chegar até esse ponto…”

      Nesse ponto, eu concordo… Quem pagaria a conta maior seriam os coreanos do sul, quer seja na vitória ou na derrota. Pra eles, tá muito bom do jeito que tá, o que seria o principal fator de desestimulo para um conflito…

      “…a forças Russas e Chinesas começariam operar na CN.”

      Será que arriscariam um embate direto com forças americanas, caso essas já houvessem invadido…? Não creio…

      Não vejo russos entrando nisso diretamente… Já os chineses, o que estes poderiam fazer para evitar uma invasão americana seria justamente se antecipar aos americanos e eles mesmos adentrarem a Coréia do Norte antes. Seria, talvez, o meio mais seguro de evitar um “clash” direto e ao mesmo tempo evitar a queda do norte, pois inibiria definitivamente uma ação americana ( mas aí resta saber se os próprios coreanos do norte aceitariam isso, pois não acredito que a CN seja um mero país subordinado ).

  8. Mas é isto que eu não entendo sabe…são estas coisas que eu ainda não consigo entender…porque que ninguém salva aquele povo da CN da tirania e da opressão como fizeram no Iraque e na Líbia?!…porque que não fazem nada para acabar com aquele regime sanguinário e salvar aquele povo de lá como fizeram no Iraque e na Líbia?!?!…é o regime mais perverso e atroz que existe no mundo hoje…mais tirano e desgraçado que foi o do Saddam Hussein e do Muammar al-Gaddafi…porque não libertam e salvam aquele povo da Coreia do norte!?…porque não levam a democracia e a liberdade para aquele lugar e não salvam aquele povo da tirania, opressão e exploração como fizeram no Iraque e na Líbia?!…rs…

Comentários não permitidos.