Coreia do Norte diz que míssil balístico pode levar ogiva nuclear; EUA pedem ação global

A Coreia do Norte disse nesta quarta-feira que o míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) recém-desenvolvido pelo país pode carregar uma grande ogiva nuclear, levando os Estados Unidos a clamarem por uma ação global que impeça o regime norte-coreano de buscar armas nucleares.

Uma porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse que o governo norte-americano concluiu que a Coreia do Norte fez um teste de lançamento do ICBM na terça-feira que alguns especialistas agora acreditam poder alcançar o Estado norte-americano do Alasca, além de partes do território continental dos EUA.

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse que o teste, realizado no feriado do Dia da Independência dos EUA, representou “uma nova escalada da ameaça” a seu país e seus aliados, e prometeu adotar medidas mais severas.

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que o teste completou o arsenal de armas estratégicas de sua nação, que inclui bombas atômicas e de hidrogênio e ICBMs, relatou a agência de notícias estatal KCNA.

Kim afirmou que Pyongyang não irá negociar com os EUA para abrir mão desta armas até que Washington abandone sua política hostil com a Coreia do Norte, segundo a KCNA.

“Ele, com um sorriso largo no rosto, disse a autoridades, cientistas e técnicos que os EUA ficariam aborrecidos… por terem recebido um ‘pacote de presentes’ em seu ‘Dia da Independência'”, noticiou a KCNA.

Kim lhes ordenou a “enviar ‘pacotes de presentes’ pequenos e grandes aos ianques com frequência”, acrescentou a agência.

O lançamento ocorreu dias antes de os líderes das nações do G20 se reunirem para debater medidas para conter o programa de armas norte-coreano, que o regime vem desenvolvendo em desafio a sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto: KCNA / via REUTERS – Míssil balístico intercontinental Hwasong-14 visto durante o lançamento do teste. O lançamento ocorreu dias antes de os líderes do Grupo dos 20 países deverem discutir os passos para controlar o programa de armas da Coréia do Norte, que prosseguiu desafiando as sanções do Conselho de Segurança da ONU. 

O teste comprovou as exigências técnicas do ICBM recém-desenvolvido para a separação de estágios, a reentrada atmosférica da ogiva nuclear e o controle desta no estágio final, de acordo com a KCNA.

Tillerson alertou que qualquer país que acolha trabalhadores norte-coreanos, ofereça ajuda econômica ou militar a Pyongyang ou não implante sanções da ONU “está sendo cúmplice de um regime perigoso”.

“Todas as nações deveriam demonstrar publicamente para a Coreia do Norte que há consequências para a busca de armas nucleares”, afirmou Tillerson em um comunicado. O presidente dos EUA, Donald Trump, vem exortando a China, principal parceira comercial e única grande aliada dos norte-coreanos, a pressionar Pyongyang para que esta desista de seu programa nuclear.

Jack Kim / Christine Kim

Foto: 1°- KCNA / via REUTERS – Míssil balístico intercontinental Hwasong-14 visto nesta foto não datada divulgada pela Agência Coreana de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) em Pyongyang em 5 de julho de 2017. 

(Reportagem adicional de Lesley Wroughton, David Brunnstrom e Phil Stewart, em Washington; Michelle Nichols, em Nova York; e Christian Shepherd, em Pequim)

Fonte: Reuters

 

11 Comentários

  1. Por que ela não pode ter armas nucleares? vcs tem a patente ? vcs tem o direito moral de proibir algo?

  2. Resumindo;
    Se não intervir, mais mísseis eles podem construir e aperfeiçoar.
    Se intervir, adeus Seul.
    China eu “escolho você”. hahahahaha
    ONU ou OTAN, quem manda “nessaporra” são os chineses.
    Verdadeira verdadeira.

  3. Rsrsrs.. entāo a paciencia nāo chegou ao fim? “”Trump: a paciência estratégica mantida durante anos pelos Estados Unidos chegou ao fim” depois ė que EUA podem agir por conta propria. agora pede acçāo global?!? Como disse cāo que ladra nāo morde..

  4. Ação global? Não aguenta porque foi mexer no vespeiro,esse Trump é um patetico.
    Agora quer que o mundo limpa a sujeira deles rsrsrsr.

  5. repito oq falei no outro post, o Trump tá se preocupando atoa, ninguém vai atacar ninguém, deixa eles fazendo suas bombas, são comunistas deixe que o tempo se encarrega de fazer justiça

  6. Não demora e coreanos do sul e japoneses irão acabar cedendo ao que já está claro: ter suas próprias armas nucleares será a única forma de contrabalançar o poderio crescente de seus potenciais adversários… Tecnologia pra isso eles já tem…

    É isso ou os americanos haverão de deslocar um poderio ainda maior para as imediações de seus aliados, protegendo-os com suas próprias armas nucleares a serem postas em solo. Esse é um movimento que Trump pode fazer a qualquer momento, e não há quem possa impedi-lo de fazer isso…

    • Coreanos do sul e japonesas com suas próprias armas nucleares? mas aí eles podem se perguntar: afinal, por que raios precisamos dos EUA? kkkkkkkkkkk

  7. Ali tudo é muito próximo e a Coreia do Norte tem muitos misseis e artilharia, alem de armas químicas e biológicas .

    Se for para agir teria que ser com um ataque maciço com o lançamento de no minimo uns 5.000 misseis mais uns 5 ataques seguidos de uns 500 caças cada todos com carga máxima, e isso visando somente os pontos críticos de artilharia e misseis do inimigo.

    Qualquer ação limitada seria um desastre para os países vizinhos.

Comentários não permitidos.