Petroleira francesa volta ao Irã, contrariando os EUA

A petroleira francesa Total, líder de um consórcio internacional que inclui a China, fechou nesta segunda-feira um acordo para investir no Irã, o que contraria os Estados Unidos, decidido a ampliar as sanções econômicas contra Teerã.

O acordo, com duração de 20 anos, estabelece que o consórcio, com participação da chinesa CNPCI, deverá investir 2 bilhões de dólares para desenvolver o campo de gás offshore de Pars-Sud. A Total é responsável por metade desse investimento.

O grupo francês se torna, assim, o primeiro petroleiro ocidental a voltar a investir no Irã desde o histórico acordo sobre o programa nuclear do país, datado de julho de 2015.

O pacto entre Teerã e as principais potencias econômicas mundiais (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) retirou grande parte das sanções internacionais. Desde janeiro de 2016, empresas estrangeiras voltaram a poder investir no país árabe.

O governo de Hasán Rohaní pretende estimular a economia e atrair investimentos estrangeiros para o setor energético. “Não esqueceremos nunca que a Total foi pioneira”, disse o ministro iraniano de Petróleo, Bijan Namadar Zanganeh, na assinatura do acordo.

Apesar da hostilidade do presidente americano Donald Trump, o Irã busca fortalecer suas relações com países da União Europeia.

O anúncio acontece dias após uma viagem do ministro de Relação Exteriores, Mohamad Javad Zarif, pela Europa. Ele foi recebido pelo presidente francês Emmanuel Macron, pelo presidente alemão Frank-Walter Steinmeier e pelo primeiro-ministro italiano Paolo Gentiloni.

O acordo aponta que o consórcio que vai desenvolver o campo de gás Pars-Sud será de propriedade da Total (50,1%), do grupo China National Petroleum Corporation (CNPCI, 30%) e da iraniana Petropars (19,9%).

No fim de junho, o senado americano aprovou, com ampla maioria, uma nova lei que defende novas sanções ao Irã, acusado de apoiar atos terroristas internacionais. O texto, muito criticado por Teerã, ainda precisa passar pela Câmara e ser sancionado por Trump.

Siavosh GHAZI

Foto: REUTERS / Stephane Mahe

AFP

Fonte: YAHOO

5 Comentários

  1. ……pouco a pouco mais e mais empresas ocidentais percebem que investir no Iran pode ser um bom negócio……como quarta maior empresa de petróleo do mundo creio que a Total procura seus interesses e vantagens competitivas frente as demais concorrentes ocidentais sendo pioneira no Iran…….o pacto entre esse país e as potencias ocidentais vai rachar breve….Trump bate em ferro frio…………….

  2. ”… Desde janeiro de 2016, empresas estrangeiras voltaram a poder investir no país árabe…”

    Há um erro aqui, o Irã não é um país árabe, os iranianos são persas !

    • Perfeito , geralmente brssileiros mistueam tudo , Turco com Arabes e estes com Persas e para muitos Muçulmanos somente Arabes , etc .Desconhecem o Basico , mas querem opinar no vazio .Já a Total francesa investindo no Iran , muito bom , a Europa deveria mesmo se desligar dos EUA e tratarem de sua Vida , porém têm um Medo Enome da Russia e infundado , mas os EUA instigam ao medo , parecem Cagoes !!!

  3. O bom e velho
    “Como não é o Trump, Tio Jacó ou as Monarquias do Golfo que pagam minhas contas, vou lar fazer negócios e explorar um mercado quase que virgem, já que disputas ideológicas de terceiros não coloca comida na geladeira”

    Pena que nós matamos o Itamaraty, temos que organizar e fazer mais negócios com o Irã, independente de ideologia….

1 Trackback / Pingback

  1. Petroleira francesa volta ao Irã, contrariando os EUA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.